Logística reversa permite descarte sustentável de eletrodomésticos

Brastemp oferece serviço gratuito que garante destino final adequado para produtos sem uso

Você separa o lixo orgânico do reciclável. Também sabe que pilhas e baterias têm local de descarte adequado. Mas e o eletrodoméstico que você precisou trocar porque chegou ao fim de sua vida útil? Ele também precisa ter um destino ambientalmente adequado.

O programa de Logística Reversa da Brastemp, chamado Por Outro Mundo, oferece aos consumidores um sistema de descarte adequado de qualquer equipamento eletroeletrônico, de todos os portes (pequeno, médio ou grande) e de qualquer marca, sendo ou não parte do portfólio de produtos da Whirlpool, maior fabricante mundial de eletrodomésticos que, no Brasil, engloba as marcas Brastemp, Consul, KitchenAid e Compra Certa.

Além de facilitar o descarte, o sistema também busca educar o consumidor sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento dos materiais que compõem os produtos para reduzir o impacto ambiental causado pela extração de novos recursos da natureza.

Brastemp
Michel Alcoforado, antropólogo, Rosana Jatobá, jornalista, Douglas Reis, diretor Jurídico de Assuntos Regulatórios e ESG, Bertha Fernandes, diretora de Marcas e Comunicação - Rogerio Cassimiro/Divulgação

Douglas Reis, diretor Jurídico de Assuntos Regulatórios e ESG da Whirlpool para a América Latina, explica que o serviço gratuito funciona em duas modalidades. Para produtos pequenos, de até 30 kg, o consumidor preenche um formulário online no site www.brastemp.com.br/esg/descarteecologico, encontra o Ponto de Entrega Voluntária mais próximo e segue as orientações para impressão da etiqueta ou QR code recebido por email antes de levá-lo até o local.

Para produtos acima de 30 kg, a coleta é feita na casa da pessoa. Itens menores também podem ser descartados junto, desde que informados no formulário online e entregues com o produto com peso acima de 30 quilos.

Todo esse serviço é realizado por meio de uma parceria que garante a gestão de informações e confiabilidade do processo. Após o descarte, os eletroeletrônicos são enviados a centros de triagem operados por parceiros licenciados da rede Circulare, que garantem a destinação ambientalmente adequada, conforme a legislação.

"Os itens são desmontados e triturados, resultando em componentes como plásticos, metais, vidro e outros. Esses materiais são reinseridos na indústria para a produção de novos produtos, sejam eles eletroeletrônicos ou não, evitando a extração de novas matérias-primas, economizando energia e água e reduzindo os impactos ambientais", diz Reis.

O Programa Por Outro Mundo foi criado em setembro de 2023 e permite a destinação adequada de produtos em mais de 15 mil Pontos de Entrega Voluntária em todo Brasil. Desde então, foram mais de 50 mil toneladas tratadas pelo sistema de logística reversa. O executivo afirma que é fundamental que a cadeia da reciclagem seja desenvolvida no Brasil. "Dessa forma, a logística reversa se torna uma aliada importante para o desenvolvimento econômico dessa cadeia em todas as regiões brasileiras."

Evento discute relação do consumidor com sustentabilidade

Para dar visibilidade ao programa próprio de logística reversa, a Brastemp promoveu um evento para jornalistas e influenciadores. Com mediação da jornalista Rosana Jatobá, o debate contou com Michel Alcoforado, antropólogo e especialista em comportamento e tendência de consumo, e executivos da Whirlpool como Gustavo Ambar, presidente da Whirlpool no Brasil; Douglas Reis, diretor Jurídico de Assuntos Regulatórios e ESG da Whirlpool para a América Latina; e Bertha Fernandes, head de Marcas e Comunicação.

"A agenda faz parte de várias iniciativas da companhia, que atua na pauta ESG há mais de 60 anos, para aumentar a conscientização dos consumidores sobre sustentabilidade e circularidade. Além do Sistema de Logística Reversa, a Whirlpool se compromete com outras ações, como atingir a meta global de Net Zero até 2030, gerenciando resíduos industriais, reutilizando cerca de 98% da água nas plantas no Brasil e desenvolvemos o uso de resinas recicladas em duas de nossas plantas, Rio Claro e Joinville", afirmou Ambar.

Gustavo Ambar, presidente da Whirlpool no Brasil
Gustavo Ambar, presidente da Whirlpool no Brasil - Rogerio Cassimiro/Divulgação

O evento discutiu a importância de conscientizar os consumidores sobre o descarte ecologicamente correto dos produtos. "Não se trata apenas da obrigação que as marcas têm de cumprir a legislação em relação ao meio ambiente, mas do alinhamento para trilhar essa jornada sustentável de uma maneira ambientalmente correta e socialmente justa", disse Rosana.

Alcoforado apresentou um mapeamento de como as diferentes gerações se relacionam com a sustentabilidade e o meio ambiente. "A geração Z, que nasceu entre 1995 e 2010, tem a sensação de que os problemas nessa área estão grandes demais e que a responsabilidade deve ser compartilhada entre indústria, governo e o consumidor."

Bertha abordou a importância de uma marca como a Brastemp atuar junto aos consumidores de forma educativa. "Como marca líder no segmento de eletrodomésticos, estamos ao lado do consumidor inclusive no momento de descartar esses produtos para garantir que eles tenham o destino correto."

A Whirlpool fazia parte de um sistema coletivo de logística reversa de eletroeletrônicos no Brasil desde 2020 e, em setembro de 2023, criou seu sistema próprio. "De 2020 até setembro deste ano, mais de 50 mil toneladas de eletroeletrônicos passaram pelo programa. Isso equivale a mais de 1,1 milhão de geladeiras de médio porte", disse Reis.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha