Em uma cadeia complexa de produção, como a da BRF, que começa no campo, passa pela indústria e chega a consumidores em mais de 130 países, a sustentabilidade tem um papel fundamental.
Com foco na estratégia de longo prazo para aumento de energia de fontes limpas em sua cadeia de produção, a BRF, uma das maiories companhias de alimentos do mundo, firmou convênio com o Banco do Brasil que prevê a disponibilização de R$ 200 milhões para produtores integrados buscarem evolução energética, dentro do plano macro de sustentabilidade da empresa.
Produtores integrados de Santa Catarina assinaram os primeiros contratos do convênio que a empresa firmou com o BB para financiar a instalação de painéis de energia solar nas granjas e adequações ambientais nas propriedades.
A parceria com produtores integrados faz parte da história da BRF, dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy. A companhia trabalha hoje com cerca de 10 mil produtores integrados, em oito estados do país. Esses empreendedores rurais são responsáveis pela criação de aves e suínos e respondem pela produção anual de 1,7 bilhão de frangos e 9,6 milhões de suínos, segundo dados do relatório anual de 2019.
Todos recebem treinamento e supervisão constantes das equipes técnicas da BRF e são monitorados de acordo com os critérios do Índice de Sustentabilidade, ferramenta da companhia para avaliar riscos e auxiliar sua cadeia agropecuária nas questões ambientais.
ESTRATÉGIAS DE LONGO PRAZO
O convênio está em linha com as iniciativas que fazem parte da estratégia de longo prazo da companhia, que prevê a continuidade do compromisso da BRF com a sustentabilidade de forma transversal e permeando todo o negócio.
A empresa estabeleceu como meta interna, por exemplo, a ampliação em 50% da autoprodução de energia elétrica proveniente de fontes limpas ou renováveis nos próximos 10 anos.
“O compromisso com a sustentabilidade faz parte da nossa história e essência. Ver esses primeiros produtores integrados assinando os contratos é motivo de muito orgulho para toda a nossa companhia. Vamos avançar ainda mais no fomento ao desenvolvimento energético dos nossos integrados, porque eles são os nossos parceiros na gestão sustentável de uma cadeia que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa”, afirma o CEO da BRF, Lorival Luz.