Congresso da Anahp discute crise e aponta tendências para a saúde

Conahp reúne em São Paulo especialistas de todas as áreas para buscar soluções para os atuais desafios do sistema de saúde suplementar e debater tecnologia, ESG e inovação

O setor de saúde enfrenta uma de suas piores crises, e a solução passa por mudanças estruturais. A busca por caminhos para enfrentar as dificuldades e promover a sustentabilidade financeira do sistema de saúde suplementar será um dos temas centrais do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), que acontece em São Paulo nos dias 18 e 19 de outubro.

Evento tradicional do setor de saúde, promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o Conahp chega à 12ª edição com uma programação que reúne especialistas de todas as áreas da saúde para discutir as atuais dificuldades do setor, tecnologia e inovação, formas mais eficientes de integrar os sistemas público e privado, o novo papel do médico e como ampliar o acesso à saúde e promover medidas preventivas.

"O Conahp se tornou um encontro tradicional para o setor, mas neste ano ele ganha ainda mais importância, porque vai discutir caminhos que permitam ao sistema de saúde suplementar enfrentar uma crise estrutural, que demanda mudanças profundas", afirma Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp.

.
Eduardo Amaro, presidente do conselho de administração da Anahp e diretor do Grupo Santa Joana - Divulgação

O Conahp antecipa tendências, propõe soluções para os desafios de hoje e mostra como foi importante trabalharmos no passado para chegarmos no agora. Temos vivido dias difíceis e o evento vem ao encontro disso, num momento muito importante"

Eduardo Amaro

Presidente do conselho de administração da Anahp e diretor do Grupo Santa Joana

Além de causas conjunturais, como a demanda represada pela pandemia de Covid-19, há uma soma de fatores que contribuem para a manutenção do cenário de crise, como o fato de a população brasileira estar envelhecendo, a chegada de medicamentos de alto custo e a inflação da saúde.

"Será difícil para o país arcar com os custos de cuidar de um número crescente de pessoas vivendo cada vez mais e com doenças complexas", diz Britto. "Isso remete à questão da promoção e prevenção à saúde, que o sistema suplementar hoje não privilegia."

.
Denise Santos, presidente da Comissão Científica do Conahp 2023 e CEO da BP - Divulgação

A programação do Conahp será incrível e provocativa para os congressistas. Estamos focando tópicos cruciais para o futuro da saúde, com uma ênfase especial na digitalização e nos desafios e oportunidades mais prementes no setor"

Denise Santos

Presidente da Comissão Científica do Conahp 2023 e CEO da BP

O Conahp colocará ainda em discussão o papel do médico diante de todas essas dificuldades. "Qual é o compromisso do médico, como figura central, para ajudar na sustentabilidade do próprio sistema?", questiona Britto. "Os cursos de Medicina vão conseguir entender os desafios e criar condições para que o médico exerça o papel que precisa?"

Ao reunir lideranças de hospitais, operadoras de planos de saúde, médicos, indústria, governo, agências reguladoras, startups e empresas que atuam no ecossistema da saúde, a programação do Conahp busca respostas para os desafios do presente ao mesmo tempo que aponta tendências para o futuro.

"O Conahp é obrigatório para quem trabalha na área de saúde. É um encontro de pessoas que têm a complexa missão de promover uma saúde de qualidade e buscar sinergia entre todos os elos dessa cadeia", afirma Eduardo Amaro, presidente do conselho de administração da Anahp e diretor do Grupo Santa Joana.

.
Paulo Chapchap, vice-presidente da Comissão Científica do Conahp 2023 e conselheiro estratégico do Negócio de Hospitais e Oncologia da Dasa - Divulgação

"No evento, estarão reunidos todos os elos da cadeia, inclusive as associações médicas, para discutir estruturalmente as mudanças necessárias para a sustentabilidade do sistema"

Paulo Chapchap

Vice-presidente da Comissão Científica do Conahp 2023 e conselheiro estratégico do Negócio de Hospitais e Oncologia da Dasa

Segundo Denise Santos, presidente da Comissão Científica do Conahp 2023 e CEO da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o evento oferecerá insights sobre inovação, tecnologia e modernização da gestão em saúde.

"Mas o Conahp não se limita a conhecimentos técnicos. Promove a construção de relacionamentos e busca compreender como melhorar o cuidado ao paciente e a experiência em saúde como um todo", diz Denise.

.
Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp - Divulgação

O Conahp se tornou um encontro tradicional para o setor, mas neste ano ele ganha ainda mais importância, porque vai discutir caminhos que permitam ao sistema de saúde suplementar enfrentar uma crise estrutural, que demanda mudanças profundas"

Antônio Britto

Diretor-executivo da Anahp

Parceria público-privada

Com participação do Ministério da Saúde, o Conahp tornou-se também uma plataforma para discutir modelos mais eficientes de parcerias público-privadas, essenciais para melhorar a qualidade e o acesso à saúde.

"Neste ano, o evento traz uma programação especialmente dedicada a discutir os desafios do sistema de saúde brasileiro. Temos um novo governo, que vem se demonstrando aberto ao diálogo, e há um espaço enorme de oportunidades que precisamos discutir e aprimorar na integração público-privada. O Conahp vai trazer esse debate de maneira bastante profunda", afirma Paulo Chapchap, vice-presidente da Comissão Científica do Conahp 2023 e conselheiro estratégico do Negócio de Hospitais e Oncologia da Dasa.

Inovação e ESG

Durante o Conahp, serão também discutidas tecnologias como a Inteligência Artificial, que desempenha um papel importante na gestão em saúde e permite aprimorar a medicina, ao auxiliar no diagnóstico, otimizar processos e ajudar na eficiência operacional.

Outro tema forte do Conahp serão as iniciativas ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), com a apresentação de cases e o lançamento da segunda edição do relatório da Anahp sobre práticas ESG nos hospitais, com exemplos de projetos que podem ser replicados por outras instituições.

Clique aqui para saber mais sobre o evento e como participar

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha