Na contramão da crise econômica causada pela pandemia de Covid-19, o mercado de carros usados cresceu 55% no Brasil em 2021. A redução da produção de veículos zero quilômetro, a demora na entrega, resultado da falta de componentes desde o ano passado, e o desejo do consumidor de evitar o transporte público foram fatores que impulsionaram as vendas de veículos usados e seminovos no país.
Só no primeiro semestre deste ano, as vendas acumuladas superaram em 7,8% as registradas no mesmo período de 2019, anterior à pandemia. Foram comercializados por dia, em média, 54.802 veículos. Quando comparado com os primeiros sete meses de 2020, o crescimento das vendas de usados deu um salto de 54,7% neste ano.
Os dados são da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), entidade que representa o setor de lojistas de veículos multimarcas em todo o Brasil. Para a entidade, a consistência de bons resultados no ano mostra que o mercado deve permanecer em alta no curto e médio prazo no país.
Os carros usados tiveram também uma valorização de preço. Pesquisa realizada pelo Data OLX Autos aponta um aumento de 37,8% nos modelos mais vendidos pela plataforma no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
“No pós-pandemia, o mercado brasileiro está crescendo muito mais impulsionado pelos veículos usados e seminovos, com até três anos de uso, do que pelos novos”, afirma Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX.
Plataforma líder do mercado digital de compra e venda de veículos, a OLX comercializa 20% de todos os automóveis vendidos por mês no país. Com audiência de 22,8 milhões de usuários por mês e ferramentas exclusivas, como os anúncios em vídeo, a plataforma registra grande liquidez. “Dos veículos anunciados na OLX, 30% são vendidos em até quatro dias”, afirma Passos.
Tendências de mercado
Para ajudar os profissionais que atuam na venda de automóveis a aproveitar o bom momento do mercado, a OLX está lançando o Conecta Autos, seu primeiro evento para o mercado automotivo. Serão cerca de 30 horas de conteúdo voltado a todos os profissionais do setor, de autônomos e empreendedores a lojistas multimarcas, concessionárias, revendedores e locadoras.
Totalmente online, o Conecta Autos terá dois palcos por onde passarão mais de 100 palestrantes, especialistas que vão apresentar tendências de mercado, técnicas para impulsionar vendas, estudos sobre o comportamento do consumidor e inovações para potencializar os negócios.
“Fazer o evento agora é importante porque os negócios estão crescendo e tendem a ficar cada vez mais digitais. A pandemia foi um grande catalisador dessa digitalização em diversas áreas, inclusive no mercado automotivo, que se reinventou”, diz Passos.
Dados para melhorar a tomada de decisões
A OLX vai lançar no evento o Data OLX Autos, uma solução de inteligência automotiva capaz de trazer insights de comportamento e tendências visando antecipar movimentos de mercado. Essas informações podem ajudar na tomada de decisões estratégicas, ao mapear novos hábitos do consumidor.
“A OLX consegue capturar tendências, como o aumento de 20% na venda de motos durante a pandemia”, diz Passos. “Isso ajuda o lojista a direcionar o negócio. Cerca de um quinto das vendas de automóveis, no mercado brasileiro, acontecem através da plataforma OLX", acrescenta o executivo.
Entre os estudos a serem disponibilizados pelo Data Autos estão Análise Setorial, Tendências do Consumidor, Radar Autos e Informações sobre Preços. Além do vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, Flávio Passos, a apresentação do Data Autos ficará a cargo do economista-chefe da OLX Brasil, Danilo Igliori.
Parceria ampliada
Com o tema “Acelere a Mudança”, a primeira edição do Conecta Autos é direcionada a dois tipos de profissionais: aqueles que já atuam no mercado automotivo e querem ficar por dentro das inovações, e os iniciantes, que precisam de capacitação para atuar. “O evento trará ganhos para esses dois públicos, ao mostrar desde tendências internacionais até insights para questões do dia a dia”, afirma Passos.
“Com o Conecta Autos, vamos expandir a visão para além da nossa plataforma, ao trazer convidados de diferentes áreas para discutir vários temas. Vamos mostrar também as melhores práticas globais das subsidiárias da OLX ao redor do mundo, com cases de sucesso que podem ser utilizados pelos nossos lojistas”, afirma Passos.
O evento oferece duas modalidades de inscrição aos profissionais e interessados em ficar por dentro do que acontece no mercado. A modalidade Livre é gratuita e dá acesso ao vivo a todas as atrações dos dois palcos do evento.
Já a modalidade Conectado, além do ao vivo, permite o acesso a todas as palestras por 30 dias após o evento e oferece uma trilha paga, com algumas palestras com executivos C-level. Essa inscrição custa R$ 129, valor que pode ser pago à vista ou parcelado em até 13 vezes.
A OLX é dona também da marca Zap+ e realiza o Conecta Imobi, evento latino-americano voltado para o mercado de imóveis que chega, neste ano, à sua oitava edição.
Conecta Autos
Quando: 19, 20 e 21 de outubro
Onde: evento 100% online
Inscrições: https://conectaautos.olx.com.br