Crea-SP Capacita prepara profissionais para atender às novas exigências do mercado

Programa de aperfeiçoamento inclui palestras, cursos e pós-graduação, gratuitos ou a preços acessíveis, a interessados de todo o país

1ª etapa do Por dentro do Crea: Programa Estágio-Visita realizada em março de 2023

1ª etapa do Por dentro do Crea: Programa Estágio-Visita realizada em março de 2023 Divulgação

As inovações tecnológicas não param. A cada dia, surgem ferramentas que exigem que profissionais de todas as áreas estejam preparados para atender às novas expectativas e necessidades do mercado.

Diante dessa nova realidade, o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) decidiu montar um programa de aperfeiçoamento profissional direcionado a profissionais, colaboradores, estudantes e interessados de todo o país.

O Crea-SP Capacita oferece palestras, workshops, cursos e pós-graduação gratuitos ou a preços acessíveis –profissionais registrados no Crea-SP e estudantes têm desconto. Saiba mais em: https://www.creasp.org.br/capacita/.

"O Crea-SP Capacita surgiu de uma percepção de que os profissionais querem ir além do que aprendem nas instituições de ensino. O mercado de trabalho hoje busca profissionais que saibam desenvolver, além do hard skill, habilidades socioemocionais. Muitas vezes, os profissionais não se sentem preparados ao começarem a trabalhar. Há uma lacuna", diz Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP.

Com 350 mil profissionais e 95 mil empresas registradas, o Conselho percebeu a demanda por formações que levassem em conta a realidade que os profissionais encontram ao ingressarem no mercado de trabalho.

Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP
Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP - Divulgação

Percebemos que havia uma demanda para que o Crea-SP fosse um elo entre quem quer aprender e quem quer ensinar. E pensamos em dedicar nossa estrutura para ajudar na formação dos profissionais

Vinicius Marchese

Presidente do Crea-SP

Um dado que aumentou ainda mais a preocupação foi o relatório da consultoria McKinsey, de maio de 2020, que mostrou que o Brasil terá um gargalo de 1 milhão de profissionais de tecnologia até 2030.

Mais: 35% dos cursos da área de tecnologia no país não seguem requisitos básicos pedidos pelo mercado, segundo a consultoria.

"Percebemos que havia uma demanda para que o Crea-SP fosse um elo entre quem quer aprender e quem quer ensinar. E pensamos em dedicar nossa estrutura para ajudar na formação dos profissionais", afirma Marchese.

O Crea-SP já havia experimentado um programa de pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação, em parceria com a Unesp e a Univesp. O curso, que conclui agora a segunda edição, foi dividido em cinco módulos, e o aluno podia escolher se queria se aprofundar em apenas um dos assuntos ou passar por todos os segmentos.

Com base nessa experiência, o Crea-SP Capacita foi criado para proporcionar diversas alternativas que atendam às diferentes demandas dos profissionais.

Além do curso de pós-graduação, agora há também cursos, de curta e média duração, tornando a experiência de aprendizado mais personalizada de acordo com a disponibilidade e necessidade do aluno.

Palestras e workshops são ministrados semanalmente de forma gratuita. O Conselho também mantém parcerias com instituições de ensino e associações e promove treinamentos em empresas, entre outras iniciativas.

O Crea-SP vai transformar sua unidade na avenida Angélica, na capital paulista, em um centro de capacitação profissional. Os cursos são oferecidos presencialmente, mas também podem ser acompanhados de forma on-line ou híbrida.

"A necessidade de profissionais capacitados pode ser um problema que vai impactar não só o desenvolvimento do estado, mas de todo o país. É uma preocupação do Crea-SP e queremos auxiliar a diminuir esse problema", completa Marchese.