Tecnologia aumenta produtividade e reduz custo de empresas de logística

Solução da Descartes otimiza uso de pessoal e de equipamentos, diminui tempo de entrega e burocracia e melhora a percepção do cliente

Tecnologia otimiza transporte de mercadorias

Tecnologia otimiza transporte de mercadorias Pixabay

Imagine uma solução tecnológica que analisa o processo logístico da sua empresa enquanto ele ocorre e consegue oferecer um diagnóstico de como você economiza dinheiro na operação, seja em combustível, no desgaste de veículos, nas horas trabalhadas pelo motorista, no tempo de entrega e muito mais. Além disso, melhora a percepção de seus clientes e evita o uso de papelada.

Essa solução é o que oferece a empresa canadense Descartes, líder global em tecnologias para o setor de logística, que atua no Brasil e no mundo. Trata-se da plataforma GreenMile, presente em mais de 250 mil veículos no mundo em gigantes como Coca-Cola e Pepsico.

Esse produto da Descartes lidera o segmento de soluções de gerenciamento e execução de rotas terrestres de "última milha", como são conhecidos os trajetos que levam de centros de distribuição de mercadorias aos pontos de venda ou ao consumidor final. A plataforma é baseada na nuvem e pode ser acessada de qualquer lugar por computadores ou apps em celulares ou tablets.

De acordo com Regis Melo, VP of Product Management da Descartes, por meio de um algoritmo, o sistema reúne os pedidos recebidos pelo usuário – uma empresa de distribuição, por exemplo -, organiza-os de forma lógica e planeja rotas e paradas para que as entregas sejam feitas no tempo mais curto, com a maior segurança e com menor número possível de caminhões.

Pelo celular, o motorista tem acesso às rotas, navegação, vê as paradas necessárias, confere a quantidade de entregas que tem que fazer e fica sabendo quais são as ruas por onde o veículo não pode passar por causa de seu tamanho ou restrição de circulação.

A ferramenta coleta informações de itinerário, trânsito e entregas, emite alertas sobre desvios do plano original e sugere mudanças para operações seguintes, aprendendo com a prática. "É um processo de melhoria contínua", diz Melo.

De acordo com ele, é possível comparar o planejado com o executado e obter um raio X da operação. "A empresa consegue ver onde está perdendo dinheiro." O sistema identifica atrasos, localiza rotas mais rápidas e verifica onde estão ocorrendo eventuais gargalos. De seu terminal, o administrador pode localizar o caminhão, saber quando ele chega e sai de uma entrega, checar as tarefas realizadas e quanto tempo falta para o motorista terminar a agenda.

Num painel de controle, o responsável pelo tráfego da empresa vê facilmente quais veículos têm problemas em seus trajetos e pode atuar para resolvê-los em tempo real. É possível comparar o custo estimado com o realizado em cada viagem, identificando onde a companhia tem lucro e onde tem prejuízo.

Todas as partes envolvidas têm acesso às informações que lhes interessam, mas o volume de dados visíveis pode ser mais ou menos restrito, dependendo da função da pessoa. A empresa monitora a movimentação do veículo, o motorista informa eventuais problemas imediatamente, e o cliente consegue saber quando sua encomenda vai chegar. "É um ecossistema em que todas as partes têm visibilidade", afirma Melo.

“Há economia de tempo, papel, combustível, quilômetros rodados e horas extras de trabalho”

Regis Melo

VP of Product Management da Descartes

A plataforma tem diferentes módulos destinados aos diversos usuários. Pelo GreenMile Live, a empresa acompanha a produtividade das equipes; o GreenMile Pro otimiza rotas em tempo real; o GreenMile Driver fornece uma série de dados aos motoristas; com o GreenMile Manager os administradores gerenciam seu pessoal em campo; o GreenMile Sales dá apoio aos profissionais de vendas; o GreenMile Merchandiser conecta comerciantes com motoristas; o GreenMile Nav é um aplicativo de navegação; e, pelo TrackMyOrder, os clientes podem acompanhar seus pedidos.

Na entrega, o cliente assina um recibo digitalmente e a ferramenta informa imediatamente o sistema de gestão da empresa para emissão de fatura para pagamento, criando um ambiente virtual único entre administração e logística e suprimindo a necessidade de papéis. O meio ambiente agradece.

O uso do GreenMile resulta em economias entre 8% e 22% em quilômetros rodados e combustível, de 5% a 10% no tempo de rotas, redução de 12% em paradas canceladas e aumento de 8% na produtividade.

CLIENTES MUNDIAIS

Os principais usuários da plataforma da Descartes são fornecedores e distribuidores, especialmente do ramo de alimentos e bebidas. Entre eles estão Coca-Cola, Pepsico, Heineken, 3corações, M. Dias Branco, Martins Atacado, Grupo Linde, Via Varejo, C&C e vários outros. São mais de 280 clientes em 18 países, dez idiomas e 250 mil veículos.

A Martins Atacado é um exemplo de sucesso de aplicação da plataforma. A empresa de Uberlândia, Minas Gerais, tem 1,2 mil veículos, 45 centros de distribuição e opera em todo o Brasil. Com as ferramentas, obteve uma redução de 9,2% na quilometragem rodada em toda a frota, ultrapassando os 8% estabelecidos como meta inicialmente.

HISTÓRIA

A GreenMile foi fundada como empresa no Brasil e, em 2021, a Descartes a adquiriu. A sede mudou para Orlando, nos Estados Unidos, mas a equipe de desenvolvedores segue baseada em Fortaleza, no Ceará. Mais de cem profissionais trabalham na área.

A Descartes tem sede em Waterloo, província de Ontário, Canadá. É uma companhia de capital aberto e suas ações são negociadas na bolsa Nasdaq, em Nova York, e na Bolsa de Valores de Toronto (TSX), no Canadá. A empresa teve um faturamento de US$ 425 milhões no último ano fiscal, encerrado em 31 de janeiro.

De acordo com Melo, a Descartes acumula 17 anos de resultados positivos e tem como política investir de 15% a 17% de suas receitas em tecnologia, seja por meio de aquisições ou desenvolvimento próprio. A companhia tem 1,9 mil funcionários e 24 mil clientes ao redor do mundo, inclusive no Brasil.