Maciez e perfume que conquistaram o Brasil

Líder de mercado, segundo dados da Nielsen Brasil, 2022, Downy é também o amaciante mais lembrado pelos brasileiros no prêmio Top of Mind, da Folha de S.Paulo, 2023, graças a seu rendimento e à tecnologia que garante roupas perfumadas o dia todo

A ideia de se vestir de perfume, que está no DNA de Downy, foi decisiva para torná-lo líder entre os amaciantes do mercado (de acordo com dados da Nielsen Brasil para 2022) e também o mais lembrado pelos brasileiros no prêmio Top of Mind 2023, promovido pela Folha de S.Paulo. Downy foi o campeão nas categorias Top Amaciante e Top Performance (de maior crescimento em relação ao ano anterior).

"Como uma marca que tem o consumidor no centro de suas decisões, a notícia do prêmio foi muito valiosa para medirmos o quanto estamos no caminho certo para o nosso objetivo: ser uma marca reconhecida pelos brasileiros, que oferece o melhor produto para atender às suas necessidades, dentro de uma categoria presente em todos os lares", afirma Bel Silvestris, CMO (chief marketing officer) e diretora sênior de Fabric & Home Care na P&G.

Segundo a executiva, para uma marca ser lembrada e melhorar a vida do consumidor é preciso conhecê-lo a fundo, além de utilizar toda a expertise e ferramentas de inovação para entregar um produto completo, que agregue eficiência e promova a sensação de bem-estar. "É isso que temos feito com Downy há mais de 12 anos, e não poderíamos estar mais orgulhosos dos resultados colhidos", diz.

Criado em 1961 nos Estados Unidos, Downy foi lançado no Brasil em 2011 e vem conquistando consumidores desde então. Bel considera os grandes diferenciais da marca a combinação entre maciez e perfume duradouro* que o produto oferece graças à tecnologia inovadora de sua fórmula, com cápsulas de perfume que se rompem com o movimento, deixando as roupas perfumadas o dia todo.

A diretora afirma que a chave para o crescimento da marca, tanto em participação no mercado quanto nas citações no Top of Mind, é a maneira como Downy se comunica com os consumidores, de forma consistente, desde o lançamento no Brasil.

"Identificamos em nossas pesquisas que o perfume era o fator principal para a roupa ser considerada limpa, por isso, direcionamos a comunicação para o perfume duradouro* que a nossa fórmula traz, por meio de produtos concentrados. E isso revolucionou o mercado, fazendo com que a categoria crescesse como um todo, trazendo valor para o consumidor brasileiro e nossos clientes", conta.

MAIS CONCENTRADO

O rendimento de Downy é mais um diferencial da marca: sua fórmula concentrada requer menos quantidade para eficácia equivalente — o produto rende quatro vezes mais que amaciantes não concentrados, baseado nas instruções de uso do fabricante. "Nossos produtos concentrados criam uma camada protetora nas fibras, mantendo as roupas macias após a lavagem, se diferenciando do método tradicional", diz Bel.

PERFUME SOFISTICADO

Poucas coisas são mais relaxantes e prazerosas do que inspirar e descobrir o perfume de uma fragrância agradável. Downy tem isso em mente ao desenvolver cada fragrância da linha de perfumes sofisticados da marca, a Perfume Collections.

Desde 2017, as cápsulas perfumadas de Downy ganharam uma nova tecnologia que protege as roupas de maus odores** internos (como o suor) e externos (como fritura, poluição), garantindo ainda mais um perfume duradouro* nos tecidos. A ideia é transformar as roupas em uma experiência olfativa.
"E seguimos trabalhando para aprimorar os cuidados com os tecidos e trazer inovações relevantes, que atendam às necessidades dos consumidores, facilitando e perfumando o seu dia a dia", conclui Bel.

Referências:

* Concentração de perfume depositada e liberada do tecido seco medida por métodos analíticos.

** Baseado em provas realizadas com conjunto de odores representativos.

1- Concentração de perfume depositada e liberada do tecido seco medida por métodos analíticos versus amaciantes não concentrados.

2- Concentração de perfume depositada e liberada do tecido seco medida por métodos analíticos.

3- Baseado em dados Nielsen Brasil, 2022.

4- Em comparação com Brisa do Verão regular.

5- Baseado em provas realizadas com conjunto de odores representativos.

6- 22.5 mL, seguindo instruções de uso.

Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha