Fundada em 1905, a Droga Raia já fazia parte do seleto grupo de empresas brasileiras centenárias. Agora, com a inauguração de mais uma unidade, alcança mais um marco: são mil farmácias espalhadas pelo país. Mas esses números superlativos não afastam a rede de um propósito definido há 116 anos, o de levar cuidado, saúde e bem-estar para as pessoas e as comunidades onde está presente.
“Nossas farmácias estão resgatando o cuidado com as pessoas, que era a função principal delas quando surgiram. Na Raia, fizemos o possível para não perder essa vocação durante todos esses anos e agora, neste período de pandemia, isso se mostra ainda mais importante”, afirma Marcilio Pousada, presidente da RaiaDrogasil.
"Este momento tão delicado que o país vem enfrentando reforça a importância do papel social da Droga Raia"
Marcilio Pousada, presidente da RaiaDrogasil
A milésima unidade fica em São Carlos, cidade do interior de São Paulo vizinha de onde tudo começou, Araraquara. Foi lá que João Baptista Raia, italiano que chegou ao país em 1895, realizou o sonho de abrir o próprio negócio após se formar em Farmácia.
Na época, quase todos os medicamentos eram manipulados, e o cuidado na fabricação, aliado ao bom atendimento, tornaram a empresa referência no interior paulista.
“A milésima unidade da Droga Raia reforça a conexão com o interior paulista, onde a rede nasceu. Mas nosso propósito é oferecer à população de todo o país, seja nas capitais ou fora dos grandes centros, um excelente atendimento e serviços que ajudem no cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, afirma Pousada.
A rede chegou a São Paulo em 1951 e não parou mais de crescer. Os anos 2000 foram marcados pela expansão a outros Estados do país e pelo crescimento no número de unidades. Em 2011, a Raia se fundiu com a Drogasil, dando origem à RD. Juntas, as redes conquistaram a liderança do mercado brasileiro de farmácias em faturamento e empregam quase 45 mil funcionários, sendo 16.400 na Droga Raia.
PIONEIRISMO
A Droga Raia foi pioneira na modernização e na oferta de serviços baseados em tecnologia. Em 2004, passou a vender online e hoje o ecommerce representa 9% das vendas.
Além de atender o cliente pelo site e por aplicativo móvel, a Raia inaugurou no país o serviço de entrega na vizinhança, para pedidos feitos por telefone.
A rede foi ainda a primeira a comercializar dermocosméticos.
“No passado, as farmácias eram fortes em medicamentos e higiene básica. Mas a Raia modernizou esse perfil ao oferecer dermocosméticos. Hoje somos o maior distribuidor do país desse tipo de produto”
Marcilio Pousada, presidente da RaiaDrogasil
O relacionamento com o consumidor também se modernizou. Pousada conta que a rede foi a primeira a criar um plano de fidelidade e a oferecer ofertas personalizadas. A oferta exclusiva, que o cliente recebe no balcão há mais de 12 anos, está chegando também ao aplicativo.
O atendimento ao cliente conta ainda com o que a empresa chama de índice de encantômetro. Trata-se de um sistema que permite ao consumidor avaliar o atendimento da farmácia ao finalizar sua compra. “Sabemos o índice de cada unidade da rede e isso faz parte das metas para gerentes e executivos”, afirma Pousada.
O índice de satisfação com a marca está hoje em 90%. Agora a rede vai migrar o encantômetro para o digital, e o cliente poderá avaliar o atendimento em vários momentos da interação com a marca.
SAÚDE INTEGRAL
Além da volta às origens, ao escolher o interior paulista para sua milésima unidade, a Droga Raia resgata de sua história a vocação de cuidar, de ir muito além de oferecer meios para tratamento e cura. Ao olhar para trás, a rede dá um passo grande à frente, ao tornar a farmácia um centro de referência e cuidados de saúde.
Com o conceito de Saúde Integral, a rede olha para a união entre o físico, a mente e o espiritual, a sociedade e o ambiente. “Hoje o elemento principal do nosso negócio é a saúde. Queremos manter o cliente saudável e ser um porto seguro para a saúde”, afirma Pousada.
Com a pandemia de Covid-19, a rede RD ressignificou a farmácia. Passou a oferecer, por exemplo, testes para a detecção do novo coronavírus. Já foram realizados mais de 2 milhões deles. As farmácias da rede apoiam ainda a campanha de vacinação, ao oferecer espaço e funcionários para auxiliar o governo na aplicação dos imunizantes. A rede participa também da campanha de vacinação contra a gripe.