Livro reúne histórias de vida e receitas afetivas de 20 personalidades

Em versões impressa e digital, "Eisenbahn, Além da Mesa" traz depoimentos inéditos e experiências que vão além da gastronomia narradas por personagens que são referência em diferentes áreas e ligadas ao fazer artesanal

Stephanie Ribeiro

Stephanie Ribeiro Gabriela Mo / Divulgação

Que Hermeto Pascoal é um bruxo, ninguém duvida. Afinal de contas, uma vez no palco, ele é capaz de criar sons a partir de praticamente tudo. Do fio do próprio cabelo ao banquinho do pianista. Do pé de sapato ao copo d’água. Tudo é música. Ele próprio "é" música, como se autodefine. Imagine então o que acontece quando o mago decide se aventurar na cozinha. "Não sei o que me deu na cabeça. Na hora, pensei: ‘Vou pegar essa panela e fazer um bolo de tudo o que eu imaginar’", conta. Colocou óleo, duas bananas amassadas, leite, farinha, feijão, duas ou três linguiças, couve e o que mais lhe deu na telha. "Piquei tudo e misturei. Sei que não parece bom, mas quem provou até hoje pede mais", garante Hermeto.

Essa é apenas uma das 20 saborosas histórias que estão reunidas no livro "Eisenbahn, Além da Mesa", uma edição exclusiva e limitada da cervejaria Eisenbahn publicada pela editora Olhares. Ao longo de 180 páginas, personalidades como Paola Carosella, Rodrigo Hilbert, Zeca Baleiro, Luedji Luna, Mauricio Arruda e Rita von Hunty, entre outros, compartilham suas vivências, rituais e memórias numa celebração da experiência artesanal e das sensações que o ato de cozinhar desperta em cada um de nós.

A cantora e compositora baiana Luedji Luna exemplifica bem essa experiência, que vai além de simplesmente acender o fogão, seguir uma receita pronta e colocar os pratos na mesa. Para ela, a "jornada" começa bem antes, num exemplo de que muitas vezes a viagem é tão importante (ou mais!) que o destino final. "De manhã já começo os trabalhos. As amigas vão chegando e ajudando nos preparos, cortando isso, aquilo, conversando. Tudo vira festa!", conta.

Eisenbahn, Além da Mesa
Chef de cozinha Paola Carosella - Gabriela Mo / Divulgação

O livro está disponível em versão impressa em livrarias selecionadas e também pode ser acessado gratuitamente online. Para baixar é necessário ter mais de 18 anos e preencher o cadastro no site oferta.eisenbahn.com.br/alemdamesa.

Para montá-lo, os autores, Ines Garçoni e Pedro Asbeg, visitaram os entrevistados em suas casas, compartilhando a intimidade de cada um em horas de bate-papo. Ali, conversa vai, conversa vem, afloraram lembranças afetivas acompanhadas de receitas que o leitor pode tentar reproduzir em sua própria cozinha. A maioria delas, com o carimbo de família, como o "Nhoque da Mamãe", da chef Paola Carosella; a "Língua Ensopada com Purê de Batata", do designer Paulo Biacchi; ou a "Galinhada Ensopada com Polenta", do ator e apresentador Rodrigo Hilbert.

"As conversas que Ines e eu tivemos com os entrevistados foram determinantes para desenvolver nossos textos. Cada pessoa trazia um humor, um detalhe, uma história. Só assim conseguimos criar 20 textos que têm unidade, mas, claro, são individuais e respeitam as personalidades dos entrevistados", explica Asbeg. Os encontros contaram com o registro da fotógrafa Gabriela Mo, que captou com sensibilidade a espontaneidade dos "chefs".

"As fotos aconteceram de uma maneira muito intimista. Éramos o meu companheiro e eu, que também é fotógrafo, entrando de pés descalços no ambiente mais particular da casa de alguém, a cozinha. Todos abriram as portas com um sorriso e não nos deixaram ir embora sem uma marmita!", lembra.

O projeto gráfico é de autoria do designer Daniel Brito com desenhos de Helena Obersteiner, e, para dar um clima no preparo dos pratos, cada capítulo traz um QR code que é direcionado para uma playlist no Spotify elaborada pelo entrevistado.Todas as playlists estão disponíveis no perfil da Eisenbahn na plataforma, link aqui.


O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, que se revela um cozinheiro quase profissional, entrega algumas de suas preferências na hora de acender o fogo. "Já ouvi Dori Caymmi e Jack Johnson. Acho que um easy listening cai bem, uma música mais suave, inofensiva. Porque senão você vai entrar no universo do que o cara está falando, começar a refletir sobre aquilo e sair do seu estado de concentração pra cozinhar." Sua contribuição ao livro é o "Cordeiro Go Homs", que traz grão-de-bico e castanha-de-caju. E, como recomenda o cantor, deve ser fartamente servido.

Eisenbahn, Além da Mesa
Rodrigo Hilbert - Gabriela Mo / Divulgação

No prefácio, o jornalista e apresentador Zeca Camargo ressalta o lado inusitado, a sensibilidade e a surpresa que sentiu ao longo das páginas. "Em cada história dessas, você encontra uma paixão. Acredite: mesmo nos relatos de pessoas que eu já conhecia, amigos queridos, descobri novos olhares sobre a vida, ocultando um antigo segredo: o de que não há nada melhor do que fazer o que se gosta", escreve.

O arte-educador, apresentador e youtuber Guilherme Terreri, mais conhecido por sua persona pública, a drag queen Rita von Hunty, é um dos que vivenciam essa paixão e acreditam que a experiência gastronômica deve ir muito além do arroz com feijão. Os preparativos, por exemplo, são pensados nos mínimos detalhes e podem levar três, quatro dias. Em seu apartamento em São Paulo, a decoração é sóbria, com louças e toalhas de mesa pretas, assim como os quadros. "Acho que o preto deixa as coisas acontecerem", diz. Em casa, diz atuar para seduzir seus convidados. Tudo é teatral e com um pezinho no fora do comum: cerveja simples, nem pensar, só se for preta ou vermelha, o lavabo fica lotado de velas e, antes de começar, borrifa perfume em todos os cantos. Em geral, a festa termina em uma improvisada pista de dança. "Adoro dançar no tapete da sala", conta.

Para a gerente de marketing da Eisenbahn, Karina Pugliesi, a proposta da publicação é fazer com que as pessoas saiam do modo automático do dia a dia e se divirtam fazendo algo novo. "Com o livro, queremos enfatizar que o prazer do preparo é tão importante quanto o resultado final. Aproveitar todo o processo, nas lembranças que isso nos traz, faz com que a gente ressignifique a rotina e veja beleza nas pequenas coisas. Que essas histórias divertidas e emocionantes possam inspirar os nossos consumidores a transformar as tarefas rotineiras em momentos inesquecíveis", diz.

E atenção, um alerta: para quem ficou curioso com a mirabolante receita do Hermeto Pascoal, segue o aviso de que ela não está no livro. Apesar do nome pomposo, o chamado "Bolo Universal" nunca teve sua receita repetida. "É único!", celebra o bruxo, que na edição compensa o leitor com o saboroso "Escondidinho do Vô Louro", prato batizado pelo filho Fábio em sua homenagem.

Serviço

"Eisenbahn, Além da Mesa"

Realização: Eisenbahn

Idealização: Agência Lema

Editora: Olhares

Autores: Ines Garçoni e Pedro Asbeg

Prefácio: Zeca Camargo

Personalidades convidadas: Paola Carosella, Rodrigo Hilbert, Hermeto Pascoal, Zeca Baleiro, Rita von Hunty, Amanda Noventa, César Ovalle (Cesinha). Elisa Fernandes, Lela Brandão, Ryane Leão, Jimmy Ogro, Roger Cipó, Paulo Biacchi, Marina Santa Helena, Dayana Molina, Luedji Luna, Mauricio Arruda, Pedro Alterio, Luiz Simas, Stephanie Ribeiro.

Onde encontrar:

Livrarias Megafauna (São Paulo), Folha Seca (Rio de Janeiro) e Quixote (Belo Horizonte).

Versão e-book: oferta.eisenbahn.com.br/alemdamesa

Preço

Ebook: gratuito

Livro físico: R$ 130

PETISCOS EM FORMA DE FRASES

"Se todos pudessem ter o privilégio de sentar à mesa com a família, comer uma boa comida, respirar, olhar nos olhos, acho que seria um bom ponto de partida para um mundo melhor"

Rodrigo Hilbert, ator e apresentador

"Amo receber, pôr a mesa, pensar nos detalhes. Mas o momento menos calmo, pra mim, é o de sentar. Sempre pus a comida no prato, entreguei para o garçom servir e continuei cozinhando, cozinhando... Eu poderia viver num eterno preparo!"

Paola Carosella, chef

César Ovalle
César Ovalle - Gabriela Mo / Divulgação

"O além da mesa é isso: é o sentimento daquele momento. É o estar presente, é o você querer transformar aquela situação que pode ser corriqueira, em algo especial"

Cesinha Ovalle, fotógrafo

"​​Sou fruto daquela mistura que eu via ali na venda do meu pai, comida, bebida, música... Padronização não é comigo. Na comida, sou como na música: eu gosto mesmo é de criar"

Hermeto Pascoal, músico

"Eu só me preocupo mesmo em curtir o processo. Quando rola isso, o produto final, seja da comida ou da arte, fala por si. Qualquer um percebe que aquilo foi feito com amor"

Lela Brandão, estilista

"Segredo culinário é você sentir o seu coração, sentir o que você está sentindo naquela comida"

Ryane Leão, poeta

Eisenbahn, Além da Mesa
Zeca Baleiro - Gabriela Mo / Divulgação

"Estou mais para vieille do que para nouvelle cuisine. Gosto dos cozidos, das mariscadas, do panelão que inspira congraçamento, celebração. Sou de um tempo pré-gastronômico, quando não havia essa exaltação aos pratos mínimos, à perfeição culinária"

Zeca Baleiro, cantor e compositor