Equipamentos aceleram recarga de veículo elétrico

Empresa do grupo Enel dedicada à mobilidade elétrica, Enel X Way lança no país carregadores rápidos e potentes para todo tipo de veículo e investe em inovação e serviços para impulsionar a sustentabilidade nos transportes

Electric car plugged in outside house on street with a sunset

Equipamentos aceleram recarga de veículo elétrico Getty Images/iStockphoto

O transporte responde por cerca de 30% das emissões de gases de efeito estufa nas grandes cidades, e a substituição dos veículos a combustão por elétricos tem sido apontada como uma das formas de mudar essa realidade. No Brasil, essa transformação já começa a dar os primeiros passos. No ano passado, a venda de veículos leves eletrificados registrou um crescimento recorde de 41%, na comparação com 2021. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a frota total em circulação hoje no país é de 135.301 veículos, comerciais leves e SUVs eletrificados.

Para ajudar seus clientes nessa transição energética, a Enel lançou no ano passado no Brasil a Enel X Way, uma linha global de negócios totalmente dedicada à mobilidade elétrica sustentável. A empresa atua em soluções para recarga de veículos elétricos, prestação de serviços e no desenvolvimento e gestão da tecnologia para fabricantes de veículos, empresas e clientes finais.

"A eletrificação é a maneira mais inteligente de tornar o transporte mais eficiente e reduzir as emissões de CO2 nas grandes cidades, com a troca do combustível fóssil por energia", afirma Paulo Roberto Maisonnave, head da Enel X Way no Brasil.

A empresa já lançou no país uma família de equipamentos de recarga para todos os tipos de veículos elétricos com tecnologia própria, diversas potências e recursos inteligentes de gerenciamento da recarga, para uso residencial e comercial (veja quadro ao lado). A linha vai do carregador JuiceBox AC 7kW, que carrega carros de passeio em até 8 horas, até o mais potente e veloz JuicePump DC de 180 quilowatts, para veículos pesados, lançado neste mês no campeonato mundial de Fórmula E, que, pela primeira vez, realiza uma etapa no Brasil. Uma solução intermediária e mais flexível é o JuiceBox DC 30kW, que permite carregar um carro de passeio em até 3 horas.

A corrida E-Prix será disputada por 22 carros elétricos no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, no dia 25, e tem patrocínio do grupo Enel. "Assim como acontece na F-1 com a combustão, a Fórmula E permite testar novas tecnologias elétricas, que podem chegar ao mercado rapidamente", afirma Maisonnave.

Hubs de recarga

Uma das preocupações dos motoristas, ao comprar um carro elétrico, é a recarga da bateria. "A percepção de que faltam pontos de carregamento no país precisa ser quebrada, porque são poucos os veículos que rodam mais de 200 quilômetros por dia", diz Maisonnave. Na grande maioria das vezes, a recarga é feita na garagem de casa ou no trabalho, com o carro parado, e não no meio do caminho, em um posto.

Para atender os motoristas em viagens e aqueles que rodam muitos quilômetros por dia, como os de aplicativos e de entregas, a Enel X Way aposta no modelo de hubs de recarga. Trata-se de um centro com equipamentos de carregamento rápido, em local fechado, seguro, e com outros tipos de serviço. "A intenção é oferecer nossa tecnologia em um local em que o cliente seja bem atendido, com a qualidade que ele espera", explica Maisonnave.

Presente em 16 países, a Enel X Way gerencia mais de 430 mil pontos de carregamento para veículos elétricos, tanto diretamente quanto por meio de acordos de roaming em vigor em todo o mundo. A maioria está na Europa, onde é comum a busca por carregadores em locais públicos, já que os edifícios residenciais geralmente não têm garagem. O aplicativo móvel da empresa, que funciona em todos os países, lista pontos de recarga, permite encontrar a estação mais próxima, reservar e fazer o gerenciamento das recargas pelo celular.

No Brasil, a Enel X Way também investe em eletrificação de concessionárias de veículos, em estradas e nos chamados carregadores semipúblicos, aqueles de conveniência e oportunidade, em shoppings, academias e locais onde o motorista já está e aproveita para recarregar o carro. "Nesses casos, o custo de carregamento é mais baixo para o cliente. Nas estradas, porém, é necessário cobrar mais pelo serviço, porque o investimento é muito alto", diz Maisonnave.