Um projeto de vida deve começar cedo, ainda na primeira infância. Essa é a premissa da Escola Móbile, localizada na zona sul de São Paulo. Fundada em 1975, a instituição oferece educação infantil em perÃodo integral para crianças a partir de 4 anos de idade.
"É nessa etapa do desenvolvimento que se começa a construir uma subjetividade, uma identidade e a criança começa a se perceber como parte de uma comunidade. A escola tem papel privilegiado na aprendizagem das crianças porque é um espaço coletivo e mediado, no qual se dão relações de direitos e deveres, de afeto e de amor", afirma Tatiana Almendra, diretora pedagógica da Móbile Integral. "A escola é uma espécie de pequeno mundo, espaço em que se podem realizar ensaios sociais importantes para o crescimento das crianças", completa a pedagoga.
Os educadores da Móbile defendem que a permanência da criança no ambiente escolar em tempo integral favorece uma formação mais completa e equilibrada, sempre pautada pela ética, cidadania e possibilidade do desenvolvimento de um leque abrangente de competências importantes para a vida.
Para atender a esses objetivos complexos, a escola oferece às crianças da educação infantil um conjunto de práticas pedagógicas plurais, que acontecem durante a semana das 8h às 16h10, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 11h50, na sexta-feira.
As crianças, na escola, aprendem brincando. Entre as atividades oferecidas pela Móbile, há experimentos e brincadeiras relacionados às artes visuais, aos esportes, à música e dança, além de inovadores jogos de tabuleiro ofertados com o objetivo de desenvolver o pensamento lógico e, mais tarde, no ensino fundamental, o pensamento computacional. Segundo Tatiana, "esses jogos são oportunidades para o desenvolvimento de competências socioemocionais (como perseverança e flexibilidade mental) e de estratégias de análise das melhores jogadas, seguindo regras estabelecidas pelo jogo".
Educação bilÃngue
No mundo contemporâneo, é fundamental que os alunos falem, escrevam e leiam com proficiência pelo menos três lÃnguas. Na Móbile integral, o ensino da lÃngua inglesa é inserido já na educação infantil e o ensino do espanhol é introduzido um pouco mais tarde, no 4º ano do ensino fundamental.
Esses conhecimentos integram um projeto de formação de um cidadão global, capaz de olhar para além de si mesmo. "Desenvolvemos pessoas que entendem seu papel como cidadãos porque conhecem as grandes questões locais e internacionais e, quando adultas, se sentem capazes de interferir nelas", explica Maria Helena Bresser, diretora geral e fundadora da Escola Móbile.
A construção do senso de coletividade por parte das crianças se dá por meio de várias atividades. Logo que chegam, as crianças começam a manhã fazendo uma roda, em que são estimuladas a falar, pedindo e aguardando a vez, e também a ouvir, estabelecendo princÃpios de diálogo e respeito entre elas. "Ao final de cada dia, coletivamente, elas fazem uma avaliação de tudo o que vivenciaram no perÃodo, elencando o que foi bom e o que precisa melhorar", pontua Luciana Lapa, vice-diretora da escola. "São momentos planejados com a intenção de aguçar o autoconhecimento e a percepção dos sentimentos", diz.
O projeto de vida contemplado pela Móbile é amplo e envolve ainda a consciência das crianças sobre questões ambientais, como a prática da reutilização de materiais e o emprego de resÃduos em atividades artÃsticas.
A escola tem recebido em suas instalações famÃlias interessadas em conhecer sua estrutura e seu projeto pedagógico. Reuniões e visitas com essa finalidade podem ser agendadas pelo portal da Móbile (www.escolamobile.com.br/).