ESPM moderniza pós-graduação para um mundo em transformação

Conceito lifelong learning permite aprendizado continuado, em que o aluno segue sua própria trilha para estar preparado para os desafios profissionais

A expressão "terminei os estudos" deve ficar cada vez mais rara. Talvez até caia em desuso como significado de finalizar o curso de graduação e ter aquele sentimento de missão cumprida. Especialistas da área e instituições de ensino de ponta, como a ESPM, atentos às necessidades do mercado, apostam que o conceito que melhor se adequa à realidade atual é o lifelong learning (aprendizado ao longo da vida, em tradução livre do termo em inglês). "Esse conceito não é novo, mas ganhou força nos últimos quatro anos, trazendo um olhar diferente à formação profissional", afirma Tatsuo Iwata Neto, diretor nacional de Pós-Graduação e Educação Continuada da ESPM. A instituição já está com inscrições abertas para 2022 (veja no quadro abaixo).

De acordo com o diretor, o tempo que a graduação ditava os rumos da carreira acabou. "Os estudantes têm buscado especialização logo que terminam a faculdade e estão certos, porque o mercado tem, cada vez mais, colocado nas mãos dos profissionais a responsabilidade de sua formação", diz. Mas o que fortalece o lifelong learning é mais profundo. "Transformações acontecem muito rápido no mundo, estamos vivendo mais, trabalharemos por mais tempo e ao longo dessa jornada passaremos por demandas que não podem ser previstas e respondidas da mesma maneira. Costumo dizer aos nossos alunos que eles estão na ESPM para se preparar para um mercado que ainda não existe", diz.

Com base no conceito lifelong learning, a ESPM adota em todas as suas unidades – São Paulo, Rio, Porto Alegre, Florianópolis e no EAD – a diretriz de trabalhar a jornada do estudante em diferentes trilhas de aprendizagem, alinhadas a quatro perfis: iniciante, que se refere ao recém-formado, que parte para a pós-graduação; crescimento, o profissional que inicia o processo de ascensão na carreira; consolidado, o gestor que lidera equipe e tem demandas estratégicas; e reconhecimento, que é o gestor sênior, o C-level ou alguém que está prestes a ocupar essa posição. "São perfis ligados a momentos de carreira e a pessoas que transitam entre eles. E todos os cursos são desenhados sob a perspectiva do lifelong learning", diz Tatsuo.

Para preparar seus alunos para mercados que ainda não existem, a ESPM desenha cursos que investem em um conjunto de competências-chave. "O conteúdo técnico tem sua importância, mas aprender sempre, desenvolver o pensamento crítico, a capacidade de trabalhar em equipe, entender movimentos e conseguir aplicar o conhecimento para resolver questões práticas é fundamental. O profissional precisa saber lidar com imprevistos e solucionar questões que se apresentem hoje e no futuro. É isso que o mercado precisa", afirma.

Um exemplo é o curso de pós-graduação da ESPM em Criatividade em Ambientes Complexos, lançado recentemente. "As disciplinas desse curso são proposições desafiadoras. Acreditamos que o potencial criativo de um profissional pode ser mobilizado em prol do redirecionamento de qualquer negócio", explica.

INOVAÇÃO

Nesse caminho de aprendizado constante, a ESPM aposta no Dynamic. A iniciativa atende o profissional que não quer partir para uma pós-graduação que pode durar dois anos, mas deseja estudar com foco em necessidades pontuais. São cursos nas modalidades online, presencial e flex (alunos podem acompanhar a mesma aula presencialmente ou online, ao vivo) que oferecem a experiência educacional da ESPM de maneira personalizada. "É ideal, por exemplo, para alguém que tenha formação em Marketing e, agora, dentro de sua área, precisa trabalhar com Big Data ou outro tema. São pessoas que buscam cada vez mais cursos e ficam à vontade em ser os protagonistas de sua formação, pautados pelo movimento de sua carreira", afirma Tatsuo.

Entre os diferenciais do Dynamic está conceder ao final de cada experiência "badges", um selo de competência referente ao curso que vai automaticamente para o linkedIn do aluno. Quanto mais "badges" tiver, mais o aluno se aproxima de uma qualificação completa e poderá solicitar certificações individuais, como um nanodegree ou degree. "Para 2022, vamos aperfeiçoar ainda mais o Dynamic, oferecendo mentoria para acompanhamento da trilha para que o aluno possa transformar o conjunto de seus cursos realizados em um certificado de pós-graduação", informa.

MOVIMENTO CONSTANTE

Com 70 anos de tradição, a ESPM é referência nacional no ensino superior. Reconhecida como uma escola em constante diálogo com o mundo das empresas, o que dá a seus cursos um perfil voltado à prática e não só ao teórico, os cursos de pós-graduação estão aprofundando ainda mais essa relação.

Um dos projetos é o Leader in Class, que supera a tradicional palestra de executivos na universidade. "A partir do próximo ano, todas as disciplinas dos cursos de pós-graduação terão, pelo menos, uma aula dedicada a receber um profissional líder e referência de mercado para discutir o tema proposto sob o ponto de vista do setor que representa", informa Tatsuo.

As parcerias empresariais da ESPM também ganharão mais força a partir de 2022. Com a ACE, reconhecida como uma das maiores aceleradoras de negócios da América Latina, a ESPM montou "o curso mais inovador do mercado até o momento", na avaliação de Tatsuo.

A pós-graduação DB Lab Distance Business adota o formato de laboratório e não tem matriz curricular. Os alunos interessados submetem projetos reais a uma banca composta por professores da ESPM e profissionais da ACE. Os projetos aprovados passam por um processo de aceleração real por um ano, com metodologia da ACE. Há um período comum a todos os projetos selecionados até chegar o momento em que a trilha é individual e acompanhada por um mentor.

Além desta, as parcerias com o ITA, no Master em Gestão para Inovação; com a Vogue, na área de Marketing de Luxo; e com a IBM, na pós em Big Data, consolidam esse como um dos pilares estruturais para a pós ESPM em seu diálogo com o mercado.

ESPM moderniza pós-graduação para um mundo em transformação
ESPM moderniza pós-graduação para um mundo em transformação - Henrique Assale

PÓS-GRADUAÇÃO ALINHADA A UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO

ESPM lifelong learning
O que é?
Conceito adotado pela ESPM de aprendizado permanente. Você está sempre preparado para novos desafios

Dynamic ESPM - Trilha de Pós-Graduação
O que significa? Flexibilidade para desenvolver suas competências profissionais, você define cada etapa de seu desenvolvimento profissional

AMPLO LEQUE DE PROGRAMAS

Doutorado
Administração e Comunicação (consumo)

Mestrado
Cursos nas áreas de administração, comunicação, comportamento do consumidor e economia criativa

MBA Executivo
Temas inovadores, com foco em gestão e negócios empresariais

Master
Para adquirir visão crítica e analítica com foco em gestão e negócios Especialização Especialização em temas atuais e inovadores que preparam o estudante para os desafios inesperados da carreira

Certificate
Temas, conceitos e ferramentas de trabalho para acelerar a carreira

Dynamic Trends
Cursos que estimulam e disseminam aperfeiçoamento e tendências para o mercado

Dynamic Férias
Cursos de curta duração para atualização e networking

Dynamic Update
Para imersão em temas específicos e em conceitos práticos

Business efectiveness
Cursos com foco em temas específicos e em conceitos práticos

SERVIÇO
Pós Lato presencial SP

•Aula inaugural em 10 de março (pós-graduação, master, MBA, certificates). Início das aulas: 14 e 15 de março

Condições Especiais:

•Matrículas feitas até 15 de fevereiro de 2022

•Inscrições até 9 de março de 2022

Mais informações: espm.br/lifelong-learning/