Série de podcasts discute o papel do advogado em uma sociedade em transformação

Em "O Direito nos Novos Tempos", especialistas discutem a atuação do profissional da área em um mundo com mais tecnologia, conflitos e em constante mudança; série é parceria entre o Estúdio Folha e a ESPM, que passa a ter curso de Direito

Qual o papel do profissional do direito em uma sociedade globalizada e cada vez mais tecnológica? Como lidar com temas como a liberdade de expressão nas redes sociais? E a importância da especialização? Quais os novos campos de atuação, além dos tradicionais? E como fica o papel do direito na defesa de novas minorias e em meio ao surgimento de novos conflitos no planeta?

Esses temas e outras questões de quem se interessa por direito ou aspira fazer um curso na área são tratados na série de quatro podcasts chamada "O Direito nos Novos Tempos", uma parceria da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo. Os quatro podcasts fazem parte do lançamento do novo curso de Direito da ESPM.

Escute aqui:

A série traz profissionais - professores, especialistas, mestres e doutores-, que falam sobre as perspectivas do profissional de direito em um mundo em constante transformação e suas implicações na atividade.

No primeiro podcast, "Direito no universo digital", participam o coordenador do novo curso de Direito da ESPM, professor doutor Marcelo Crespo, Marco Sabino, doutor em Direito pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, e Carlos Affonso Souza, doutor e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

No podcast, os professores discutem a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), limites à liberdade de expressão nas redes sociais, criminalização de fake news e cibercrimes.

Esses e outros temas passam a ser prioritários, uma vez que a tecnologia segue alterando a relação entre as pessoas e entre elas e as empresas. E, como o direito regula a vida em sociedade, ele também precisa se adaptar aos novos tempos. Os podcasts estão disponíveis em várias plataformas de streaming. Para ouvir no Spotify, clique aqui.

Podcast O Direito nos Novos Tempos - Episódio 1

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

No segundo podcast da série, "Robôs advogados", um dos assuntos tratados é a inteligência artificial, uma vez que já há programas capazes de escrever pareceres ou defesas. Assim, um dos aspectos discutidos é sobre o que muda na formação do profissional e a importância da especialização para fazer frente a constantes mudanças na atividade.

CARREIRA

O tema do terceiro podcast da série é "Multiplicidade de carreiras dentro do direito". O objetivo é mostrar quais são as tendências para o mercado profissional dentro do direito, além dos setores tradicionais, como tributário, penal, civil e de família. Os campos são diversos, como direito ambiental, ESG, compliance e direito de minorias.

DIREITOS CONFLITANTES

O quarto podcast, e que encerra a série, discute "O papel do advogado em um mundo com direitos conflitantes". Com o mundo vivendo grandes transformações. Nas positivas, surgem novos grupos na sociedade ou movimentos que lutam pela preservação do meio ambiente. Nas negativas, há ações discriminatórias e guerras.

DIREITO NA ESPM

O curso de Direito da ESPM, em graduação, foi aprovado com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e será oferecido a partir do ano que vem.

Seu coordenador, professor doutor Marcelo Crespo, destaca como diferenciais do Direito ESPM o estudo em tempo integral nos primeiros anos e, depois, à noite, para possibilitar o estágio do estudante, além de um enfoque maior em direito digital, em razão das constantes mudanças por que passa a sociedade.

"Nos três primeiros anos, o aluno fica aqui de manhã até o final da tarde, estudando direito tradicional e direito dos negócios. No quarto e quinto ano, ele pode estudar à noite, possibilitando o estágio durante o dia", diz Crespo.

Segundo o coordenador, "a inusitude e o DNA da ESPM" podem oferecer conteúdo do direito digital, mas aliando os direitos tradicional, penal, civil, trabalhista, tributário e processual. "Aqui, a formação é completa. O foco é absoluto no direito, mas com viés em negócios e tecnologia", completa.

No novo curso, o estudante passará por práticas simuladas nas principais áreas do direito, como civil, trabalhista e digital. A grade curricular possibilitará a promoção de discussões sobre tecnologia. Estão programadas ainda 480 horas em disciplinas eletivas.

O Direito ESPM também firmou convênios internacionais que propiciam intercâmbio e a possibilidade de o estudante obter dupla titulação internacional. No país, foram firmadas parcerias com os melhores escritórios de direito. Além disso, o aluno poderá obter dupla titulação com os cursos de Administração e de Relações Internacionais da própria ESPM.

E, para colocar em prática a teoria, o estudante terá à disposição o Núcleo de Mediação e Conflitos, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ).

Para abrigar a grade curricular e todas as atividades de extensão, o Direito ESPM disponibilizará a maior carga horária entre todos os cursos de direito.

Para saber mais sobre o curso Direito ESPM clique aqui.