Alunos do Colégio FAAP têm acesso a estrutura incomparável

Estudantes que entrarem no colégio a partir do primeiro ano do ensino médio vão ganhar bolsa de 20% na mensalidade de qualquer curso de graduação do Centro Universitário FAAP

.
O Colégio FAAP está inserido em um complexo cultural único, que inclui museu, teatro e cinema - Paulo Vitale/FAAP/Divulgação

Estudar em um complexo que possui museu, ateliers de arte, oficinas, teatro, sala de cinema, estúdios e laboratórios de última geração é um privilégio para estudantes do ensino médio. É uma oportunidade para que os jovens ganhem repertório, ampliem o espírito crítico e desenvolvam a criatividade.

Em São Paulo, esse tipo de estrutura é rara de encontrar. "Na verdade, essa enormidade de instalações são exclusivas do Colégio FAAP. Não se encontra outra instituição do tipo que tenha tudo isso", afirma Luis Sobral, CEO da FAAP. O Colégio FAAP oferece todo o ensino médio (primeiro ao terceiro ano).

Pelo palco do Teatro FAAP, já passaram atrizes e atores como Marília Pêra, Paulo Autran, Irene Ravache, Christiane Torloni, Raul Cortez e Beatriz Segall, entre muitos outros.

Já o Museu de Arte Brasileira, que faz parte do complexo da Fundação Armando Alvares Penteado, em uma arborizada área próxima ao estádio do Pacaembu e à praça Vilaboim, recebeu há pouco a elogiada exposição "Desafio Salvador Dalí".

Os estudantes do Colégio FAAP têm acesso às peças e às exposições que são exibidas nesses espaços.

"Nossos alunos têm gratuidade em todas as exposições, espetáculos de teatro e sessões no cinema. Eles puderam visitar a mostra do Dalí antes da abertura ao público", conta Sobral.

"É uma vantagem incomparável em relação a outras instituições, porque ninguém tem as instalações que temos. Tanto o teatro como o museu e o cinema são parte importante do nosso complexo pedagógico, funcionam como uma extensão da sala de aula. É algo que opera de forma transversal no processo formativo. O aluno daqui sai com um repertório único."

FAAP
Praça do Sol, na FAAP, em Higienópolis - Paulo Vitale/FAAP/Divulgação

Sobral ressalta os benefícios práticos que essa estrutura oferece ao aprendizado dos jovens:

"Há uma distinção imensa em apresentar técnicas de animação em uma sala de aula tradicional e sentar com a turma em um laboratório de animação com softwares de última geração", exemplifica.

"Os nossos alunos estão permanentemente discutindo história e arte dentro do espaço expositivo do museu. Podem frequentar o teatro para enriquecer discussões filosóficas sobre o mundo. Podem vivenciar o audiovisual dentro de uma sala de cinema, com todos os equipamentos necessários. Temos salas de computação, oficinas de diversas áreas. Tudo isso garante uma experiência de fato concreta e prática para que o aluno desenvolva as habilidades de maneira muito mais rica do que se estivesse em uma escola sem essa infraestrutura e metodologia."

Novidades para 2025

Fundado em 1988 (o centro universitário é de 1947), o Colégio FAAP vai oferecer novidades aos alunos a partir de 2025.

Os estudantes que entrarem no colégio a partir do primeiro ano do ensino médio vão ganhar bolsa de 20% na mensalidade de qualquer curso de graduação do Centro Universitário FAAP.

Além disso, esses estudantes não vão precisar prestar o vestibular – se optarem por uma graduação na FAAP, eles passarão por uma entrevista que será feita por uma banca.

"Tomamos essas decisões porque entendemos que a educação é parte de um ecossistema. Uma coisa tem a ver com a outra: o colégio tem a ver com a faculdade", diz Sobral. "A nossa ideia é que os alunos do ensino médio continuem a desenvolver o aprendizado dentro de uma graduação que fala a mesma língua que eles já conhecem. É uma formação de longo prazo."

Além disso, Sobral explica que o colégio "já faz a análise daquele aluno durante três anos, com dezenas de avaliações multidisciplinares. Assim, esse jovem pode dar o próximo passo de sua formação sem a necessidade de prestar um vestibular".

Outra novidade é uma parceria com a Alumni, em que os alunos do Colégio FAAP ganharão bolsa de 100% nos cursos de inglês da escola de idiomas.

"A Faap sempre articula seus relacionamentos com outras instituições bem sólidas, que têm uma história, e a Alumni possui essas características", diz Sobral.

O aluno poderá fazer aulas de inglês independentemente do nível de conhecimento que tiver da língua.

"Nós somos conhecidos por oferecer uma formação holística, então damos suporte para o aluno adquirir excelente entendimento do inglês. Se queremos preparar o jovem para ocupar o lugar de seu sonho e desejo, para que ele seja um profissional global, então é fundamental saber falar essa língua."

Tradição e criatividade

Para alcançar o objetivo de oferecer uma educação completa e atual, o Colégio FAAP se atualiza "todos os dias" desde que foi fundado há 36 anos.

"Muita coisa mudou nesse tempo. O Brasil era outro, a sociedade era outra. As expectativas sobre a educação eram outras", pondera Sobral. "A Faap é uma instituição de ensino que se atualiza todos os dias. É a nossa força motriz. Nosso compromisso é sermos uma instituição contemporânea."

Segundo o CEO, a instituição tem o propósito de desenvolver nos alunos habilidades críticas e criativas. Ele volta no tempo para explicar:

"A Faap nasceu em 1947 para ser um museu de arte brasileira e uma escola de belas artes. Esse é o DNA que a gente carrega. E queremos, também, formar jovens com espírito empreendedor", afirma.

"Para empreender, é necessário inovar. Para inovar, é imprescindível a criatividade. Para estimular a criatividade, temos a arte e a ciência. A nossa opção é pela arte, porque é parte do nosso DNA. Não à toa, já formamos profissionais de cinema, da moda e das artes plásticas. Advogados que possuem uma forma original de pensar o direito. Profissionais de economia e administração com mente empreendedora. Tudo isso é estimulado pela criatividade."

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha