Centro Universitário das Américas amplia acesso a cursos EaD

Instituição investe em conteúdos personalizados, tecnologia, aulas online ao vivo e no professor como elemento fundamental

Centro Universitário das Américas amplia acesso a cursos EaD

Centro Universitário das Américas amplia acesso a cursos EaD FAM/Divulgação

O Ensino a Distância (EaD) cresce no Brasil. Para profissionais mergulhados em Educação, como Luís Antônio Baffile Leoni e Osório Moreira Couto Júnior, respectivamente pró-reitor acadêmico e coordenador geral EaD do Centro Universitário das Américas, a percepção desse movimento é clara.

"Nos últimos três anos, triplicamos nosso número de alunos", afirma Leoni. Fundada em 1999, como Faculdade das Américas, em 2018 a instituição transformou-se em Centro Universitário das Américas, tendo o EaD como foco estratégico e o objetivo de oferecer ensino de qualidade acessível aos diferentes perfis socioeconômicos de alunos, além dos cursos presenciais. A maioria dos cursos tem avaliação do MEC superior a 4 e muitos a nota máxima, 5.

"Quando veio a pandemia de Covid-19, que acelerou a necessidade do EaD, já tínhamos uma plataforma robusta de ensino online e professores experientes na modalidade", afirma Leoni. Mas o Centro Universitário das Américas abraçou o EaD de maneira diferente da maioria das instituições privadas de ensino superior. "Continuamos a ter o professor como principal elemento do processo de aprendizagem, o ensino humanizado e aulas online ao vivo. Nossa plataforma tecnológica é excelente. Nossos materiais são fantásticos, mas nossos professores são ainda melhores e essenciais na jornada dos estudantes", afirma.

Na modalidade EaD, o Centro Universitário das Américas oferece graduação, pós-graduação e MBA, com um corpo docente composto por mestres e doutores. Há cursos totalmente digitais e alguns semidigitais, com aulas práticas presenciais. Todos se destacam pela qualidade do conteúdo.

"Trabalhamos com materiais exclusivos, produzidos por nossa fábrica de conteúdo composta por um time de 40 profissionais", diz Osório. O resultado é um menu de vídeos, podcasts e aulas online ao vivo com versão gravada disponível na plataforma, que amplia as possibilidades de acesso. Isso foi essencial para que o ex-jogador do Palmeiras Fernando Prass, que concluiu a graduação em Administração no Centro Universitário das Américas, pudesse estudar de acordo com as possibilidades de sua agenda e realizasse seu sonho.

Instalação do Centro Universitário das Américas
Instalação do Centro Universitário das Américas - FAM/Divulgação

O tema empregabilidade é especialmente importante para a reitora da instituição, Leila Pereira. Um dos destaques nessa área é a parceria com o clube Palmeiras para realização de estágios. Outra possibilidade é participar do projeto CRIA, um hub de inovação em parceria com a Crefisa, que coloca os alunos diante de desafios que vão desde a inserção da empresa no Metaverso até o desenvolvimento de aplicativos. Neste ano, a Central de Carreiras, área da instituição dedicada a cuidar dos estágios, implementou o setor de internacionalização, com foco em intercâmbios.

Para conquistar uma vaga no Centro Universitário das Américas, o estudante pode utilizar sua nota do Enem; participar do processo seletivo, realizado por meio de uma redação; solicitar transferência de outra faculdade; e, no caso de segunda graduação, apresentar o diploma do curso anterior.