Descrição de chapéu alimentação

Carne mais lembrada e mais vendida do Brasil

Friboi conquista o Folha Top of Mind pelo segundo ano consecutivo e torna-se referência em garantia de origem e práticas sustentáveis na pecuária

Criação de bovinos

Criação de bovinos Friboi/Divulgação

Líder de mercado no país, a Friboi foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a marca de carnes mais lembrada pelos brasileiros, segundo a pesquisa Folha Top of Mind. Em sua 32ª edição, a pesquisa realizada pelo Datafolha apontou os destaques em 83 categorias. A Friboi é a campeã na categoria Carne do Top Alimentação 2022, com 41% das menções espontâneas.

"Isso mostra o trabalho consistente de construção da marca ao longo dos anos", afirma Renato Costa, presidente da divisão de carnes da JBS, grupo ao qual pertence a Friboi. Segundo Costa, a Friboi se consolidou como referência em qualidade e garantia de origem e, assim, conquistou a confiança dos consumidores.

A qualidade dos produtos Friboi percebida pelo consumidor é resultado de um amplo projeto de sustentabilidade que envolve todas as marcas da JBS. As carnes da Friboi são procedentes de fazendas que respeitam áreas de conservação ambiental e terras indígenas, que cumprem as leis trabalhistas e não possuem embargos ambientais, além de prezarem pelo bem-estar animal.

O controle dessas fazendas é feito por um sistema de monitoramento por satélite que verifica se as atividades dos fornecedores de gado obedecem aos critérios socioambientais determinados pela Política de Compra Responsável de Matéria-Prima, para garantir que a cadeia de fornecimento seja sustentável.

Centro de Estudos e Tecnologia da Carne
Centro de Estudos e Tecnologia da Carne - Divulgação

Os fornecedores de gado da Friboi são analisados por meio de imagens de satélite, dados georreferenciados das fazendas e informações de órgãos governamentais. O sistema exclusivo da JBS e da Friboi monitora uma área equivalente a três vezes a área do território da Itália.

Ao identificar fazendas que não cumprem os critérios socioambientais, o sistema bloqueia o cadastro comercial desse fornecedor, evitando operações de compra até a situação ser regularizada.

As informações sobre a origem da carne estão também ao alcance do consumidor, por meio de códigos estampados nas embalagens. Assim, os interessados em saber a procedência da carne que estão comprando podem fazer a leitura do QR code e ter acesso ao nome da fazenda e sua localização. O programa Escritório Verde JBS oferece assitência técnica gratuita à cadeia de fornecedores visando o compliance socioambiental e a regularização ambiental de suas propriedades.

Escritório JBS
Escritório JBS - Divulgação

Carne não é tudo igual

Desde 2013, quando lançou sua primeira campanha publicitária com o ator Tony Ramos, a Friboi destaca seu processo produtivo, o que contribuiu para "descomoditizar" a carne bovina. "No passado, os consumidores tinham a ideia de que carne é tudo igual, mas não é. Compartilhar com o consumidor as práticas rigorosas de produção dos nossos frigoríficos ajudou a criar vínculo com a marca", afirma Costa.

Criada há mais de 40 anos, a marca Friboi está presente hoje em mais de 150 países, conta com 36 unidades produtivas no Brasil e um portfólio de marcas de carnes que, além de Friboi, reúne Reserva Friboi, Maturatta Friboi, Do Chef Friboi, 1953 Friboi e Swift Black.

"A Friboi busca atender as necessidades do consumidor oferecendo, por exemplo, cortes para o dia a dia e para o churrasco, com diferenciação por marcas. E ainda diferentes tipos de embalagem, de acordo com o momento de consumo e os canais de distribuição", diz Costa.

Varejo e pesquisa

A marca conta também com programas customizados para clientes do varejo, como o Friboi+. Pelo programa, o varejista conta com consultoria de uma equipe especializada para aprimorar a venda de carnes, com melhor exposição dos cortes e apoio para a gestão do negócio.

O programa inclui treinamentos para açougueiros, oferta de um mix específico de produtos e formas de fidelizar clientes. "A Friboi vem ainda trabalhando em espaços de churrasco, para facilitar o momento da compra e oferecer informações sobre o tema", diz Costa.

Com foco na qualidade do alimento entregue ao consumidor, a Friboi inaugurou o Centro de Estudos e Tecnologia da Carne. Segundo Renato Costa, o centro de pesquisas vai ajudar a Friboi a desenvolver produtos cada vez mais alinhados com as demandas do consumidor, aprimorando itens como maciez, suculência, sabor e equilíbrio de gordura das carnes.