Descrição de chapéu google internet

Google Cloud apresenta tecnologias que aceleram a inovação no setor público

Ferramentas permitem oferecer uma experiência digital mais sofisticada para cidadãos e servidores ao mesmo tempo que auxiliam na busca de soluções para problemas das administrações

A pandemia de Covid-19 explicitou o papel fundamental da tecnologia em áreas como saúde, educação e trabalho e intensificou a experiência digital no cotidiano das pessoas. Para instituições de governo, o desafio dos próximos anos será oferecer serviços que levem essa experiência digital sofisticada dos cidadãos para os serviços públicos.

A ampliação no uso de ferramentas de inteligência artificial e machine learning é uma tendência no setor público no mundo. De acordo com estudo global do Gartner, gastos governamentais com tecnologia da informação devem continuar aumentando e alcançar US$ 557,3 bilhões em 2022, cifra 6,5% maior do que a deste ano.

O Google Cloud oferece tecnologias de análises de dados e soluções de computação que capacitam instituições federais, estaduais e municipais a usar informações para melhor servir os cidadãos.

"O Google Cloud pode contribuir com inovação no setor público, trazendo tecnologias avançadas de análises de dados, proporcionando desenvolvimento rápido de novos serviços e permitindo que órgãos de governo possam usar recursos de plataformas consagradas, como Google Earth e Google Maps", afirma João Thiago Poço, diretor de engenharia para o setor público do Google Cloud na América Latina.

O BigQuery, por exemplo, oferece a governos a capacidade de extrair insights dos dados, para que possam compreender de forma rápida as necessidades dos cidadãos e fornecer serviços em tempo real. A cidade de Nova York integra mais de 100 órgãos da prefeitura na nuvem do Google Cloud, assegurando velocidade na criação de serviços digitais para o contribuinte.

Tecnologias do Google Cloud ajudam órgãos públicos a agir com eficiência em atividades como trânsito, riscos ambientais ou degradação urbana. Adotado pelas prefeituras do Rio de Janeiro e Joinville (SC), o Waze for Cities usa dados do Waze para prever intervenções viárias e melhorar o trânsito e é oferecido a municípios brasileiros de forma gratuita.

Inovação e modernização foram temas do Google Cloud Government & Education Summit, evento que reuniu líderes do setor público brasileiro e mundial em novembro.

Um dos temas discutidos foi segurança. O crescimento dos ataques cibernéticos acendeu uma luz em instituições públicas e privadas para a necessidade de proteger informações dos cidadãos. O Google Cloud apoia instituições públicas e educacionais em temas como proteção de gestão de identidade, análises de segurança e ferramentas para evitar crimes virtuais.

Na área da educação, ferramentas de nuvem e o Workspace for Education proporcionam colaboração, redução de custos e otimização de processos. No evento, entidades como Senai/CNI e a ed-tech Pravaler compartilharam como estão usando a tecnologia para transformar o ensino e democratizar o acesso ao conhecimento.

Outro pilar importante para o Google Cloud são as pautas de diversidade e inclusão. Na sessão "Mulheres no Poder", a biomédica Jaqueline Góes, a secretária municipal de cultura de São Paulo, Aline Torres, e Célia Parnes, secretária estadual de desenvolvimento de São Paulo, debateram com Rosana Felix, gerente de contas educacionais do Google Cloud, a representação feminina na ciência e no governo e a importância de estratégias de apoio às jovens que desejam ingressar nesses campos.

Clique e confira mais informações.