Principal porta de entrada e saÃda do Brasil, o Aeroporto Internacional São Paulo-Guarulhos recebe, diariamente, cerca de 113 mil passageiros, realiza 770 pousos e decolagens e, em maio deste ano, foi eleito pela quinta vez consecutiva o melhor aeroporto do paÃs, segundo pesquisa Datafolha.
Administrado pela concessionária GRU Airport desde 2012, aumentou em 25% as opções de rotas nacionais e em 30,1% os itinerários internacionais desde o inÃcio da concessão. São 52 destinos domésticos e 50 internacionais – e não há planos de parar por aÃ. Além disso, o aeroporto se consolidou como o principal terminal logÃstico do paÃs para cargas internacionais. Em 2023, foram mais de 644 mil toneladas movimentadas.
Diversos investimentos estão sendo realizados apenas neste ano para a modernização e manutenção de áreas de circulação de passageiros, modernização do sistema de som, ampliação de vias de embarque e desembarque de carros de aplicativos, entre outras intervenções.
A administração do aeroporto tem buscado investir cada vez mais na experiência do passageiro e garantir mais eficiência no processamento de cargas.
Para facilitar o acesso dos passageiros ao aeroporto, está prevista ainda para este ano a inauguração do Automated People Mover (APM), que terá capacidade de transportar até 2.000 passageiros por hora por sentido, sem custo para o usuário. A obra contempla a construção de uma estação em cada um dos três terminais de passageiros do aeroporto e uma junto à CPTM para promover uma conexão rápida para o viajante que vem da capital paulista.
As obras de modernização e expansão foram iniciadas em 2023 e estão sendo implementadas de maneira faseada para que a operação possa seguir normalmente. Quem passa por lá já percebe o movimento. As reformas de sanitários já foram iniciadas e, na sequência, será realizado o retrofit do Terminal 2 para implementação de melhorias na ambientação da estrutura fÃsica, como troca de pisos, pinturas de paredes, substituição de forros e iluminação.
Também no Terminal 2 serão realizadas obras nas vias de desembarque, com adição de nova faixa de acesso de veÃculos e implantação de praça de embarque e desembarque voltada para atendimento de transporte por aplicativo. A medida vai melhorar a fluidez do trânsito e conforto do passageiro.
No ano passado, o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos registrou a passagem de 41,3 milhões de pessoas. Atualmente, conta com mais de 300 estabelecimentos de alimentação e serviços – em média, são abertos dois novos pontos comerciais por mês.
O número de salas VIP saltou de cinco para 24 desde o inÃcio da concessão. Tudo isso acompanha a mudança de perfil do viajante, que tem procurado serviços e experiências exclusivas ainda dentro do aeroporto.
Com tantos investimentos, não é de surpreender o resultado da pesquisa Datafolha, que ouviu mais de 1.604 paulistanos das classes A e B. Dos entrevistados, 72% citaram, de forma espontânea, o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos como o melhor do paÃs.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha