Arquidiocesano inova e prepara alunos para o Século 21

O Conexão XXI, implementado nos Colégios Maristas, desenvolve habilidades que vão além das competências definidas pela base curricular do país

Arquidiocesano inova e prepara alunos para o século 21

Arquidiocesano inova e prepara alunos para o século 21 Divulgação

O Colégio Marista Arquidiocesano implementou um componente curricular inovador, o Conexão XXI, que concretiza o desenvolvimento das habilidades do Século 21, tais como criatividade, inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, entre outras, agregadas às competências da Base Nacional Comum Curricular, já presentes no ensino regular de componentes como Língua Portuguesa, Matemática e Geografia e vai além.

No Conexão XXI, os estudantes trabalham em equipes (Team Based-Learning) e, baseados nos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030, proposta pela ONU, selecionam o tema e o problema para o qual desenvolverão soluções, diz Alana da Silva Périco, professora e coordenadora do ensino fundamental – anos finais, do Colégio Marista Arquidiocesano.

Cada grupo desenvolve um projeto ao longo do ano, com gerenciamento de recursos e gestão de pessoas. É um processo enriquecedor na construção de autonomia, protagonismo e fortalecimento de valores. Os grupos têm oportunidade de desenvolver pesquisas, debates e prototipagem nas áreas do conhecimento, por meio de metodologias ativas, de acordo com o objetivo de cada ano letivo (ver quadro).

A condução dos projetos é realizada por um professor-mentor, especialista na respectiva área do conhecimento. Com excelente formação e ampla experiência, ele faz a curadoria do conteúdo pesquisado pelos estudantes, garante o rigor metodológico e desafia os grupos a pensarem "fora da caixa", a fim de colocar em prática toda a criatividade do grupo. Por meio das etapas, estudantes vivenciam desafios reais que vão enfrentar em sua vida pessoal e profissional.

"O aluno entra em contato e pode ter o primeiro estranhamento com os diferentes níveis de desempenho e comprometimento dos membros do seu grupo", exemplifica Alana. "Ao longo das etapas de cada projeto, ele desenvolve habilidades específicas em resolução de problemas complexos, trabalho em equipe e desempenho, já que no grupo todos avaliam a si próprio e aos demais, na conhecida avaliação 360º", completa.

O comprometimento da instituição, segundo Alana, é com a formação integral dos indivíduos nos aspectos acadêmico, social, cultural, político-econômico e espiritual.

Embora as escolas tenham a missão de assegurar a aprendizagem do currículo tradicional, elas devem ampliar a capacidade de desenvolver pensamento crítico, sensibilidade cultural, diversidade e tecnologias, além da argumentação, autonomia, empatia e colaboração.

O Conexão XXI integra o desenvolvimento das competências gerais, as habilidades específicas da área do conhecimento e agrega as habilidades do Século 21, oferecendo a oportunidade de avançar na compreensão de temas globais, com atuação local.

"São alunos entrando na pré-adolescência, e essas atividades os deslocam do seu próprio mundo e os conectam aos demais, amadurecendo o conhecimento em áreas como ética, valores, compromisso e desempenho", encerra Alana.

ÁREAS DO CONHECIMENTO: UM FOCO A CADA ANO

6º ano - Linguagens

7º ano - Ciências humanas

8º ano - Ciências da natureza

9º ano - Matemática e Tecnologia

CONEXÃO XXI MARISTA

Habilidades desenvolvidas pelo componente curricular inovador:

· Solução de problemas complexos

· Pensamento crítico

· Criatividade

· Gestão de pessoas

· Relacionamento interpessoal

· Inteligência emocional

· Julgamento e tomada de decisão

· Orientação de serviço

· Negociação

· Flexibilidade cognitiva