Presente nos pés de brasileiros e de cidadãos de mais de 130 países, a Havaianas chega aos 60 anos sendo reconhecida como uma marca de inegável sucesso, graças ao seu design icônico, confortável e acessível. "Nessas seis décadas, a Havaianas se manteve fiel ao seu DNA, que reflete a ginga, a alegria, o jeito acolhedor, livre e colorido do brasileiro", afirma Ana Bogus, presidente da Havaianas Brasil.
A inovação está no DNA da marca desde a original azul e branca até as monocoloridas e estampadas, passando pelos modelos exclusivos criados por meio de collabs e parcerias. "Ao longo da nossa história, deixamos de ser uma ‘marca de chinelo’ para ser um estilo de vida que valoriza a liberdade sem amarras",diz Mariana Rhormens, diretora de marketing da marca.
Para Mariana, as pessoas ainda veem inovação muito atrelada à tecnologia aparente, mas a marca também inova quando identifica uma tendência e a transforma em produto, com novos shapes e categorias.
Um desses momentos veio nos anos 1990, quando, ao notar que os surfistas usavam a Havaianas com a sola colorida para cima, lançou o modelo Top, monocromático. "Também gosto de lembrar 1998, que inspirou o lançamento da Havaianas Copa, com a bandeira do Brasil na tira. O título não veio, mas o modelo fez tanto sucesso no exterior que passou a se chamar Havaianas Brasil", conta Ana Bogus.
COLLABS E PARCERIAS
A conexão com os Havalovers, como são chamados os admiradores da marca, é reforçada por meio das collabs e parcerias. "Há mais de 20 anos buscamos marcas que conversam com os nossos valores", explica Ana Bogus. Uma das collabs mais longas é com a Farm, com dez anos. Mas há também edições limitadas, como as feitas com Versace, Missoni, YSL e H. Stern. As mais recentes são com BAPE, Isaac Silva, Matte Leão, Biscoito Globo, Market, WSL e Zé Carioca.
Em relação às parcerias, há mais de 15 anos a Havaianas contribui com causas ambientais e sociais com reversão de 7% das vendas para as instituições. "Além disso, cerca de 40% da sola de todos os nossos produtos são feitos de resíduos de produção", afirma Mariana.
Dentre os parceiros estão o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), que desenvolve projetos voltados à conservação da Mata Atlântica, da Amazônia e do Pantanal, e a CI (Conservação Internacional), ONG que atua na preservação da vida marinha.
Em 2020, começou o trabalho com a All Out, organização que atua na defesa dos direitos das pessoas LGBT- QIA+. "A coleção Havaianas Pride conta com mais de 30 produtos, e já repassamos mais de R$ 2,7 milhões para ações em prol da comunidade. Esse ano, produzimos, com o Datafolha, a Pesquisa do Orgulho, que retrata a percepção em temas como relacionamento, respeito, liberdade, mercado de trabalho e representatividade na mídia", explica a presidente.
LANÇAMENTOS NO ANIVERSÁRIO
Novidades marcam as comemorações dos 60 anos. "Iniciamos com a Gerando Falcões, ONG que atua nas periferias do país, uma parceria que deu origem à coleção Quebrada Cria. São quatro modelos inéditos criados por artistas das comunidades", diz Mariana.
A collab mais recente é com a Market, marca inspirada no streetwear. "O Mike Cherman, fundador da Market, ficou tão impressionado com o calor nas praias brasileiras que criou o design termoreativo, que faz com que as solas mudem de cor de acordo com a temperatura", conta Mariana. Outro produto inovador da collab é a Havaianas Market Zip Top, que parece um chinelo comum, mas tem um zíper na borda que permite colocar ou remover a parte superior do puffer.
Além dos novos modelos e coleções, os Havalovers também poderão contar a partir de novembro com uma plataforma de customização pela qual será possível criar suas próprias Havaianas. "No app haverá a possiblidade de escolher a cor da sola, das tiras e estampas, além de várias opções de pins, gerando infinitas possibilidades de combinações", revela Ana Bogus.
Essa proximidade com os admiradores é considerada fundamental para a marca. "Para nos mantermos relevantes, sempre pensamos em novos produtos e formas de nos relacionar com os Havalovers, seja nas lojas, nas redes sociais ou até mesmo no metaverso, onde acabamos de criar a NFTh, uma comunidade exclusiva para os Havalovers", afirma a presidente. É a Havaianas já com os dois pés no futuro.