O Brasil tem cerca de 60% da população com mais de 18 anos acima do peso. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um em cada quatro adultos é obeso, o que representa cerca de 96 milhões de brasileiros. Esse excesso de peso vem aumentando nas últimas décadas e se acentuou com a pandemia.
Em paralelo, o setor de nutrição e bem-estar tem crescido a passos largos. Segundo o relatório Global Wellness Summit de 2021, a projeção de crescimento para o mercado de bem-estar (alimentação saudável, nutrição e perda de peso) para os próximos anos é promissora: se em 2020 representava US$ 945,5 bilhões, estima-se que o crescimento anual será de 5,1%, chegando a US$ 1,209 trilhão em 2025. Não à toa esse é um dos setores que mais atrai empreendedores a cada ano.
A multinacional americana Herbalife Nutrition, que atua há 42 anos no mercado de nutrição e bem-estar, se destaca nesse cenário. Terceira maior empresa de venda direta do mundo, a companhia, que tem capital aberto na bolsa de valores de Nova York, é a marca número um no mundo em produtos para controle de peso e bem-estar*, segundo Euromonitor. O faturamento no ano passado teve o resultado histórico de US$ 5,8 bilhões nos mais de 90 mercados em que está presente.
Líder em shakes
No Brasil desde 1995, a empresa é líder em shakes desenvolvidos para redução ou controle de peso e foco em estilo de vida saudável, uma vez que representam uma refeição prática e nutritiva. Os shakes seguem as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e oferecem uma composição equilibrada de proteínas, carboidratos, gorduras, e 23 vitaminas e minerais, com ingredientes de alta qualidade.
A marca acaba de lançar as fórmulas vegetarianas, sem glúten e zero lactose, mantendo os padrões de sabor e cremosidade. "Buscamos uma solução para atender o público vegetariano, que representa cerca de 14% da população brasileira, além daqueles que seguem dietas sem glúten e sem lactose", afirma Jordan Rizetto, diretor-geral da Herbalife Nutrition no Brasil.
Os shakes são desenvolvidos por uma equipe composta por mais de 300 cientistas, sendo 50 PhDs. "Eles são produzidos com as melhores matérias-primas, rastreáveis desde a colheita até a produção final, e se destacam por oferecerem proteínas de alto valor biológico", completa Rizetto.
Nos últimos anos, a companhia investiu mais de US$ 300 milhões em infraestrutura de qualidade e produção. Além dos shakes, a Herbalife Nutrition conta com um portfólio com mais de 60 produtos de nutrição e suplementação, incluindo proteínas, bebidas à base de chás, fibras, colágeno, multivitamínicos, cálcio, ômega-3 e uma linha de suplementos para praticantes de atividade física.
Os produtos são comercializados por consultores independentes, capacitados para apoiar o cliente na mudança de estilo de vida. "Essa combinação de produtos de qualidade e um atendimento personalizado forma o nosso maior diferencial", reforça Rizetto.
Apoio ao empreendedor
A Herbalife Nutrition disponibiliza ao consultor independente diferentes maneiras de fazer negócio com baixo investimento. Com menos de R$ 150 é possível se cadastrar para receber o kit inicial, com amostras de produtos e orientações de como iniciar um empreendimento.
É ele quem escolhe como pretende atuar e a quantidade de horas que deseja se dedicar por dia, recebendo ganhos compatíveis, podendo optar por apenas vender os itens do catálogo para clientes ou investir em um Espaço Vida Saudável – ambientes que comercializam os produtos já preparados, inclusive receitas (waffles, muffins etc), para serem degustados no local, e também a venda de produtos fechados.
O empreendedor ainda pode investir em sua própria organização de vendas, recebendo ganhos adicionais sobre a venda de produtos comercializados pela equipe que lidera. Ou cadastrar consumidores como Clientes Premium, programa que oferece brindes exclusivos e descontos progressivos. A Herbalife Nutrition conta com mais de 4 milhões de consultores independentes ao redor do mundo. Rizetto destaca que a empresa oferece suporte completo, com treinamentos de capacitação presenciais e online, gestão de resultados, finanças pessoais, relacionamento com o cliente e marketing de redes.
Hoje, a maior parte dos treinamentos é realizada por meio do aplicativo HN Grow, desenvolvido pela companhia e premiado pelo Bradon Hall Group nos Estados Unidos em diferentes ocasiões e pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). A empresa também já fez parceria com entidades renomadas, como a ASN (American Society for Nutrition).
O consultor independente ainda conta com o suporte do serviço de atendimento realizado por profissionais de nutrição, e com as Garantias Padrão Ouro, que asseguram o reembolso de 100% sobre produtos lacrados, adquiridos nos últimos 12 meses àqueles que, por qualquer motivo, queiram sair do negócio. A Herbalife Nutrition se destaca por seus patrocínios esportivos, como o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, eleito várias vezes o melhor do mundo. A parceria com o atleta resultou no desenvolvimento de um hidroeletrolítico (o CR7 Drive), suplemento que repõe líquidos, carboidratos e sais minerais eliminados pelo corpo em atividades intensas. No Brasil, a companhia patrocina os principais campeonatos de beach tennis e quatro atletas top do ranking. Nos Estados Unidos, patrocina o time de futebol LA Galaxy.
Clique aqui para saber mais sobre a empresa e conhecer os produtos Herbalife Nutrition.