Igreja Cristã Maranata mostra sinais bíblicos que anunciam volta de Jesus

Multidões no Vale da Decisão: instituição atraiu 3.000 pessoas para o 2o evento Trombetas e Festas, no Espírito Santo, transmitido via satélite para mais de 5.000 templos; cerca de 4 milhões assistiram pela TV, rádio ou internet

Imagem colorida mostra salão de igreja repleto de pessoas

Culto "Trombetas e Festas", realizado pela Igreja Cristã Maranata, reuniu mais de 3.000 pessoas em Marechal Floriano (ES) e foi acompanhado por cerca de 4 milhões de espectadores pelo mundo por meio de TV, rádio e internet Divulgação

Com o objetivo de chamar a atenção para os sinais que apontam para a volta de Jesus Cristo à Terra, a Igreja Cristã Maranata promoveu no último dia 6 novembro a segunda edição do evento mundial "Trombetas e Festas". Realizado no Maanain Domingos Martins, em Marechal Floriano, Espírito Santo, o encontro reuniu lideranças da igreja, autoridades, fiéis e imprensa, com transmissão para todo o Brasil e outros países via satélite, internet e rádio.

A palavra Maranata vem do aramaico e significa "Nosso Senhor vem". O termo é usado pelo apóstolo Paulo na primeira Carta aos Coríntios: "Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo seja anátema; maranata" (Coríntios 16:22). A expressão tem o sentido de uma convocação do Espírito Santo para um momento especial da história e da vida: o arrebatamento.

A igreja acredita que o projeto de Deus para o homem está no fim, pois acontecimentos profetizados na Bíblia estão ocorrendo ao redor do mundo e são consistentes com o toque das trombetas, que dão nome ao evento. O soar das trombetas está previsto no capítulo 8 do livro do Apocalipse, no Novo Testamento. "Para nós, são avisos", explicou o presidente da Igreja Cristã Maranata, pastor Gedelti Gueiros, em entrevista coletiva.

Esses sinais alertam para que as pessoas se preparem. A igreja e os crentes serão arrebatados por Jesus, uma experiência transcendental, e atingirão a salvação. Os demais permanecerão no mundo. Para a igreja, a ascensão aos céus não será marcada por grandes tempestades, terremotos ou outros cataclismos, ocorrerá num piscar de olhos.

No Antigo Testamento, o profeta Joel diz que "multidões e mais multidões enchem o vale da Decisão (ou do Julgamento); está perto o dia do Deus Eterno, no vale da Decisão"(Joel 3:14). "O profeta Joel fala a respeito do momento que estamos vivendo", disse Gueiros durante o culto. "A profecia é vigente. Lá de dentro dos séculos, o Espírito Santo dá seus avisos, gritos. São palavras da boca de Deus", acrescentou.

Como exemplo de sinais, ele cita guerras e rumores de guerras, como a invasão da Ucrânia pela Rússia, os testes de mísseis da Coreia do Norte e os receios de escaladas para conflitos generalizados; o fluxo de refugiados que provoca uma crise migratória; a peste, materializada pela pandemia de Covid-19; o flagelo da fome que assola diferentes regiões; a degradação ambiental e a crise climática.

Imagem colorida mostra grupo de pessoas tocando violino
MÚSICA E FÉ - Evento mundial "Trombetas e Festas"foi acompanhado por orquestra e coral que interpretaram hinos religiosos durante o culto - Divulgação

REFORÇO

O pastor Gerson Beluci, coordenador da instituição na Europa, que também participou do culto, destaca que a igreja reforça a proclamação feita no primeiro evento "Trombetas e Festas", em 2019, com a adição de novos avisos, "considerando o momento histórico e profético do mundo". "As crises se tornam exponenciais", observou. Segundo ele, as pessoas são ao mesmo tempo sobreviventes, vítimas e responsáveis pelo cenário de destruição e desagregação econômica, ambiental, moral, energética e religiosa.

Na percepção da igreja, as lideranças mundiais fracassaram em resolver os problemas que afetam a humanidade. Para muitas das crises, como a ambiental, já foi atingido um ponto sem retorno. Nesse sentido, a solução é cuidar do espírito. "Cada um vai tomar sua posição, sua definição", declarou Gueiros.

Segundo o presidente, não cabe à igreja obrigar as pessoas a aceitarem Deus. O chamado que a instituição faz é uma oportunidade de salvação.

"Nós não somos radicais e nem temos interesse em fazer proselitismo", afirmou. "Mas se Deus está lhe dando uma oportunidade de receber uma bênção de batismo com o Espírito Santo, de ter uma experiência com Deus, por que não?", questionou. "Deus tem o livre arbítrio de te escolher, e você tem o livre arbítrio de aceitar", ressaltou.

No início do evento, o gerente de Comunicação da igreja, pastor Josias Júnior, conduziu uma oração e fez um balanço das ações da instituição (leia texto ao lado). O culto foi acompanhado por orquestra e coral, com a interpretação de hinos religiosos e toques de trombetas.

AUDIÊNCIA

Cerca de 3.000 pessoas acompanharam o culto no Maanaim Domingos Martins, um amplo retiro localizado nas montanhas próximas a Vitória, rodeado por mata atlântica. Maanaim é uma palavra de origem hebraica que significa Acampamento de Anjos. Lá, a igreja promove cultos, seminários e outros eventos.

É um lugar propício também para passeios em meio à natureza, e a instituição promove ali iniciativas de educação ambiental. A igreja tem grande preocupação com a preservação e considera que a destruição das florestas, a poluição dos mares e a crise climática são ocorrências profetizadas equiparáveis a toques de trombetas. "A vida não é só o homem isolado, é um conjunto", observou Gueiros.

Além do público presente, a cerimônia foi transmitida via satélite para mais de 5.000 templos e Maanains, chegando a 500 mil pessoas. O evento contou com tradução simultânea para 10 idiomas e foi veiculado também pelo YouTube e redes de televisão do Brasil, Itália e Estados Unidos. A igreja estima que cerca de 4 milhões de espectadores o assistiram ao vivo