Insper forma profissionais capazes de pensar fora da caixa

Inscrições estão abertas para quem deseja estudar Engenharias de Computação, Mecânica e Mecatrônica e Ciência da Computação já imerso na realidade do mercado

Para você que vai prestar vestibular e busca uma graduação na área de tecnologia, o Insper tem os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Ciência da Computação. Isso mesmo! O Insper, instituição de ensino referência em áreas relacionadas a negócios, oferece a mesma excelência e forma profissionais singulares em setores da tecnologia. "Acreditamos na educação para promover transformação no país. Para isso, precisamos formar líderes inovadores, com visão integrada de conhecimento e capacidade de aplicar isso na solução de problemas. Todos os nossos cursos têm essa premissa. Além disso, temas atuais, como a bioengenharia, estão inseridos em nossos cursos", diz Guilherme Martins, presidente do Insper.

"Nossa história com as Engenharias começou com um trabalho de diagnóstico feito entre 2012 e 2013. Em síntese, queríamos saber por que havia à época um índice tão alto de evasão desses cursos para sermos capazes de montar graduações de Engenharias que fossem exemplos de reversão dessa situação", afirma Carlos Magno de Oliveira Valente, coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Insper. Na busca das melhores soluções, o Insper chegou na Olin College of Engineering, em Boston, referência nos Estados Unidos. Dessa troca de conhecimentos somada à cultura do Insper foram criados os cursos de Engenharias, em 2015, e, mais tarde, Ciência de Computação, com propostas que caminharam na contramão das graduações tradicionais. "Em nosso diagnóstico percebemos que os modelos tradicionais e, em certa medida, desvinculados da realidade que o aluno iria enfrentar no mercado de trabalho, estavam entre os motivos da evasão desses cursos", diz Valente.

Alunos do Insper em laboratório da instituição
Alunos do Insper em laboratório da instituição - Germano Lüders/Divulgação

Assim, as Engenharias e a Ciência da Computação do Insper, além de qualidade técnica, sempre ofereceram uma intensa imersão do aluno no mundo real com a interação com empresas que trazem seus desafios e problemas para serem resolvidos pelos graduandos por meio de projetos. Isso também contribui para que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais a todas as profissões de hoje: comunicação oral e escrita, trabalho em equipe, visão de projeto, conhecimento sobre seu papel e o impacto que sua profissão pode gerar nos âmbitos social, econômico e ambiental.

A bioengenharia, ministrada por professores especialistas das Engenharias, como o Professor Paulo de Paiva Rosa Amaral, é uma área que assume cada vez mais relevância no mercado por estar envolvida no desenvolvimento de tecnologias modernas, responsáveis pela evolução de dispositivos médicos, agrícolas, energéticos e muitos outros. O Insper conta com uma trilha de disciplinas eletivas de bioengenharia.

Foi esse ambiente inovador e conectado à realidade que atraiu a atenção do estudante de Engenharia Mecânica João Roxo. "Meu primo estudava no Insper e eu fiquei impressionado com a vivência que ele tinha na faculdade. Isso foi crucial para que eu optasse por estudar na instituição", diz. Depois de entrar no Insper, com as oportunidades e vivências que teve, descobriu seu interesse pela área médica da engenharia. Seu projeto final de curso, realizado para o A.C.Camargo Cancer Center, um dos centros oncológicos de referência em São Paulo, foi relacionado a planejamento cirúrgico.

Roxo e seus colegas de grupo desenvolveram um modelo em 3D do fígado de um paciente que seria submetido à cirurgia. Com esse recurso, o médico pode analisar ainda melhor o caso e fazer um planejamento ainda mais ágil e assertivo da cirurgia. "O resultado do projeto foi tão positivo, que fui convidado para estender meu relacionamento com o A.C.Camargo Cancer Center por meio de um estágio", celebra o futuro engenheiro mecânico.

Acesse aqui para informações sobre o Vestibular

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha