Expansão e sucesso do modelo de ensino marcam 25 anos do Insper

Instituição sem fins lucrativos destaca-se pela inovação, qualidade e alto índice de empregabilidade de seus alunos

Neste ano, o Insper celebra 25 anos desde a criação de seus primeiros cursos de graduação - Administração e Economia. Agora é um novo cenário: no vestibular de meio de ano, alunos de todo o Brasil podem se candidatar a vagas nas carreiras de Administração, Economia, Direito, Ciência da Computação e Engenharias (Computação, Mecânica e Mecatrônica). O número de alunos saltou de 700 nos primeiros seis anos para os atuais 3.500.

A qualidade da formação do Insper é evidenciada pelo índice de empregabilidade de seus alunos. No ano passado, 93% dos formandos estavam trabalhando na iniciativa privada e 6%, empreendendo. Os demais optaram pela atuação no campo das pesquisas acadêmicas ou pela pós-graduação. Além disso, muitas startups tiveram início nas salas de aula da instituição ou foram criadas por integrantes da comunidade Alumni do Insper (ex-alunos). Entre elas, a Alice, a Ótica VerBem e a Shopper. Os alunos empreendedores do Insper já captaram, em conjunto, cerca de R$ 7 bilhões em recursos, entre 2021 e 2023.

.
Expansão e sucesso do modelo de ensino marcam 25 anos do Insper - Germano Luders/Divulgação

Fundado por Claudio Haddad, em 1999, o Insper já trazia valores muito à frente do pensamento da época, conta a diretora de graduação, Priscila Claro. "Ser uma organização sem fins lucrativos era inegociável para nosso fundador. Uma instituição educacional não poderia seguir a mesma lógica de uma empresa que precisa distribuir dividendos. Em educação, a prioridade deve ser investir em profissionais de excelência, em tecnologia e na produção de conhecimento", afirma.

Assim, o Insper apostou em um modelo inovador de ensino. "Os cursos de Administração e Economia foram estruturados para formar pessoas com pensamento analítico, voltadas a solucionar problemas reais e liderar", afirma Tadeu da Ponte, coordenador de vestibular. Ao longo do tempo, essa estratégia foi intensificada e aplicada em todos os cursos da instituição, resultando em um ambiente de integração entre as carreiras e interação com empresas.

Já em 2004, ampliar o acesso a alunos de baixa renda tornou-se uma política da instituição com a criação do programa de bolsas de estudo. Atualmente, 10% dos alunos de graduação do Insper são bolsistas. Só no ano passado foram 340 bolsas de estudo (255 integrais e 85 parciais).

.
Expansão e sucesso do modelo de ensino marcam 25 anos do Insper - Germano Luders/Divulgação

Em 2015, os cursos de Engenharia foram um marco importante. Com um currículo inovador, com disciplinas como Grandes Problemas da Engenharia ou Dispositivos que Movem o Mundo, o Insper passou a ofertar um curso singular na área, totalmente conectado às necessidades do mercado.

Já em 2021, foi criado o curso de Direito - que concilia sólida formação teórica e humanista com desenvolvimento de habilidades práticas. Em 2022, o curso de Ciência da Computação, que além de qualidade técnica também oferece intensa imersão do aluno no mundo real.

Sempre atento às mudanças do mercado de trabalho, o Insper acredita na educação para promover transformação no país. Para isso, trabalha na formação de líderes inovadores, com visão integrada de conhecimento e capacidade de aplicação na solução de problemas.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha