Para quê viajamos? Há alguns anos, seria corriqueiro que a resposta fosse algo em torno de "para conhecer o maior número de países do mundo", como se carimbar o passaporte e ticar destinos fossem suficientes para alimentar o espírito viajante que existe dentro de nós. Só que a pandemia de Covid-19 aconteceu, mudando paradigmas e apontando para uma direção em que quantidade de milhas voadas não tem a mínima importância diante da qualidade das experiências vividas. Neste contexto, a aérea holandesa incorpora o espírito do tempo, criando um novo posicionamento para sua marca: KLM Travel Well.
Pesquisas apontam claramente essa tendência de mudança de percepção do que significa "viajar bem", pivotando de quantidade para qualidade. Um estudo realizado pela Norstad revela que 76% dos viajantes priorizam fazer incursões significativas e se conectar ao lugar em vez de simplesmente pingar em muitos destinos. Já 74% dos entrevistados expressam o desejo de, já em sua próxima viagem, ter uma experiência mais significativa. Entre os viajantes da Geração Z (nascidos a partir de 1995), esse número sobe para 84%.
Se o desejo de fazer viagens mais relevantes é consenso, o conceito pode ser interpretado de formas diferentes, de acordo com a idade de quem viaja. As gerações Z e Millennials (nascidos entre 1984 e 1995) valorizam relações pessoais mais profundas, enquanto os boomers (nascidos no pós-guerra de 1945) almejam experiências menos turísticas em viagens. Todos concordam, entretanto, que viagens são significativas quando envolvem conexão – seja com a natureza, com companheiros de jornada e com a cultura local, deixando tempo livre para exploração e espontaneidade.
A ideia é sair do piloto automático do turismo massificado e se abrir a de fato mergulhar profundamente em novos territórios. Em resumo: fazer viagens que realmente valham a pena, mesmo que não tão frequentes.
DO 'BEM VIAJADO' AO QUE 'VIAJA BEM'
Novos tempos levam a mudanças de rota e rótulos. Antes, ser "bem viajado" era motivo de admiração. Hoje, a aspiração é ser alguém que sabe viajar bem, um conceito que envolve muito mais do que se deslocar de um lugar para outro, mas sim aproveitar a oportunidade para ver o mundo de uma nova maneira. Viajar com significado é usar lentes diferentes e mais autênticas através das quais vemos o mundo. É mergulhar em diferentes culturas e até obter melhores oportunidades de negócios, já que as relações humanas são a base de tudo.
Ao anexar Travel Well à sua marca centenária, a KLM se compromete com o objetivo de inspirar e possibilitar viagens mais significativas no mundo, aquelas que estabelecem conexões profundas com pessoas, lugares e experiências durante toda a jornada, seja a lazer, com a família ou a negócios.
Na visão da empresa, esses encontros devem ser transformadores não apenas para os viajantes, mas também para os habitantes locais, economias e comunidades. Um ecossistema que transcende a mera coleta de carimbos de passaporte, mas estimula o apreço por outras culturas, constrói pontes entre indivíduos e sociedades e promove a compreensão mútua entre pessoas de diferentes origens.
"Viajar não apenas nos ajuda a chegar a novos lugares mas também nos apresenta a experiências únicas, levando a uma maior inspiração e compreensão. Acredito que esse seja um dos aspectos mais maravilhosos da viagem. Cada viagem oferece uma chance não apenas de relaxar mas também de refletir e ganhar riqueza com os diversos encontros que temos", diz Barry ter Voert, CXO & EVP de Desenvolvimento de Negócios da KLM. "Trata-se de valorizar conexões significativas com destinos, pessoas e experiências. A qualidade, e não a quantidade, define cada viagem, na qual você sempre volta à atmosfera pessoal e hospitaleira da KLM."
HISTÓRIA CENTENÁRIA
Fundada em 1919, a KLM sempre entendeu o mundo de uma forma moderna e antenada. Tanto que este conceito Travel Well, que hoje se torna o posicionamento da marca, sempre esteve em seu DNA. A empresa que há mais de 100 anos conecta o mundo e a Europa, sempre teve a missão de criar laços interpessoais, permitindo experiências memoráveis. Seja no voo, no aeroporto ou online; antes, durante ou depois de sua viagem, os funcionários da KLM – dos carregadores de bagagem até a tripulação de cabine e atendimento ao cliente – todos se preocupam com o passageiro e sua viagem.
A iniciativa, portanto, é mais um resgate das crenças fundamentais da companhia num momento oportuno. Travel Well é o mindset que percorre horizontalmente todos os setores da empresa, a posicionando na vanguarda e liderando o caminho para um futuro em que viajar será cada vez mais esta jornada de descobertas pessoais e coletivas.
Na KLM, não se trata apenas de levar as pessoas do ponto A ao ponto B. Trata-se de promover um senso de conexão e pertencimento para cada viajante. As lembranças não se resumem à contagem de viagens. São as experiências únicas ao longo do caminho que realmente ficam conosco
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha