A transformação digital mudou a forma como as pessoas fazem compras, pedem comida e recebem suas encomendas em casa. Por trás desses novos hábitos, há tecnologias de logÃstica cada vez mais rápidas e eficientes. Mas nem sempre é assim quando você precisa enviar um pacote para um cliente, familiar ou amigo.
A boa notÃcia é que a inovação também já chegou a esse tipo de serviço com a entrada em operação do Loggi Fácil, serviço que permite à s pessoas fÃsicas enviar pacotes para qualquer lugar do paÃs de forma simples, sem sair de casa.
Empresa referência em tecnologia para logÃstica, a Loggi atende aos principais e-commerces do Brasil. Com o Loggi Fácil, expandiu sua atuação à s pessoas fÃsicas e aos clientes corporativos menores, que podem usar a mesma tecnologia das grandes empresas do comércio eletrônico para enviar todo tipo de pacote, sem a necessidade de se deslocar a uma agência ou a um ponto fÃsico de coleta.
O Loggi Fácil é acessado pelo aplicativo da Loggi. O usuário só precisa inserir o endereço do remetente e do destinatário, informar as dimensões do pacote e agendar a coleta do item, no dia e horário mais convenientes.
Não é necessário embalar ou imprimir uma etiqueta. A equipe especializada da Loggi cuida dessa parte do processo. Pelo app, e com um código enviado pela plataforma, é possÃvel rastrear o pacote desde a coleta até a entrega ao destinatário.
"As pessoas fÃsicas e as médias e pequenas empresas tinham muita dificuldade para enviar um pacote de modo simples. Com o Loggi Fácil isso mudou, porque o serviço oferece conveniência e preço competitivo, mesmo com a coleta e o fornecimento da embalagem", afirma Grégorie Balasko, vice-presidente da Loggi.
A coleta do Loggi Fácil está disponÃvel nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto e Londrina. Outras localidades serão incluÃdas ao longo do ano. O serviço tem seguro de carga e um tempo médio de entrega de dois dias úteis, dependendo da distância a ser percorrida.
Preço e praticidade
Cliente corporativo do Loggi Fácil, a agência de relações públicas Sherlock Communications faz envios semanais de documentos, publicações, presentes e brindes. Antes, essas entregas eram realizadas a partir de postos fÃsicos de coleta ou por carros de aplicativo. "Praticidade e bom preço foram cruciais para a agência começar a usar o serviço", afirma Mariana Moya, consultora de relações públicas da Sherlock Communications e usuária do Loggi Fácil.
Segundo Mariana, outros atrativos do serviço são a facilidade de uso do aplicativo, que mantém os dados salvos, o fornecimento da embalagem e o suporte da Loggi. "A possibilidade de indicar tamanho e peso do pacote é também uma vantagem, porque já tivemos problemas com outras empresas", afirma Mariana. "Além disso, poder escolher o horário de coleta é ótimo para quem faz home office, porque basta avisar na empresa que o pacote será retirado e acompanhar por SMS", afirma Mariana.
A criação do Loggi Fácil só foi possÃvel porque a Loggi conta hoje com uma extensa malha logÃstica, que cobre todo o território nacional, com coletas para as principais empresas de e-commerce, transferências para as cidades de destino e entregas ao consumidor final. Diariamente, a empresa movimenta cerca de 500 mil pacotes e seu principal Centro de Distribuição, em Cajamar, no interior de São Paulo, tem capacidade para processar até 1 milhão de itens por dia.
No Loggi Fácil, a coleta do pacote é realizada com carro, moto ou van. O item segue então para um galpão logÃstico da empresa, onde é embalado e agrupado com outros pacotes que terão o mesmo destino. A transferência para o local de destino é feita por via aérea ou rodoviária. E, no final do percurso, a entrega ao destinatário volta a ser por moto, carro ou van.
"A Loggi construiu, ao longo de 10 anos, uma malha logÃstica capaz de consolidar milhões de pacotes e entregar de forma rápida", afirma Balasko. "Os pacotes que transitam entre São Paulo e Recife, por exemplo, seguem juntos e são separados na última milha. Isso faz com o que o custo de um serviço desse tipo seja viável."
Embalar de forma adequada é uma dificuldade para o cliente que o Loggi Fácil também resolve. "Na coleta, o consumidor pode entregar o produto em uma sacola plástica e a Loggi cuida da embalagem e da etiqueta. Isso é importante, porque o produto precisa estar bem protegido", afirma Balasko.
Mercado promissor
Para resolver a complexidade tecnológica do Loggi Fácil, a empresa montou um time exclusivo para seu desenvolvimento e testou internamente o serviço por oito meses até que estivesse pronto para o lançamento. A expectativa da Loggi é movimentar 1 milhão de pacotes por dia no longo prazo e impulsionar o crescimento desse mercado no paÃs.
"Nos Estados Unidos, são enviados 65 pacotes por pessoa a cada ano. Já no Brasil, esse número fica entre 6 e 7", afirma Balasko. "Se pegarmos esse dado como referência, o mercado brasileiro de envios pode crescer mais de 10 vezes. Mas é fundamental que o consumidor encontre conveniência e facilidade", diz o vice-presidente da Loggi.
Criada há 10 anos, a Loggi começou com entregas rápidas dentro das cidades. Em 2015, a empresa criou soluções de logÃstica mais complexas, para atender as empresas de e-commerce, e iniciou a expansão para as principais capitais do paÃs. Em 2020, ampliou sua capacidade para atender pequenas e médias empresa e, neste ano, estendeu os serviços à s pessoas fÃsicas. O Loggi Fácil convive no mesmo aplicativo com o Loggi Expresso, serviço de entregas locais da empresa.
"O Loggi Fácil chegou para concretizar um sonho antigo da Loggi, de conectar todo o Brasil", afirma Balasko. Hoje, a logÃstica da Loggi abrange cerca de 4.000 cidades do paÃs. Os municÃpios restantes são atendidos pela empresa por meio de parceria com os Correios.