Marista Arquidiocesano inaugura novos e modernos espaços que estimulam o aprendizado

Colégio investe na criação de ambientes que contribuem para dar mais dinamismo à educação dos alunos do Infantil ao Ensino Médio

Em 2023, o Colégio Marista Arquidiocesano comemora 165 anos de sua fundação. Para uma história tão duradoura, tradição e inovação precisam caminhar juntas. "Quem não nos conhece, pode não ter ideia do volume de modernidade e inovação que estão por trás dessa fachada centenária. Estamos em constante evolução", afirma o diretor geral do colégio, Everson Caleff Ramos. No retorno às aulas do segundo semestre deste ano, por exemplo, os alunos foram recepcionados com uma série de novidades.

Os espaços foram reformulados ou criados com o propósito de manter a infraestrutura do colégio alinhada às inovações da educação e à proposta pedagógica da instituição. "Os ambientes do colégio precisam acolher e estimular a produção de conhecimento dos alunos. A infraestrutura escolar deve dialogar com a contemporaneidade", diz Ramos. Para isso, os investimentos são constantes.

.
Ampla reforma do Ensino Médio - Divulgação

Mão na massa

O Ensino Médio, por exemplo, ganhou um espaço exclusivo, com salas amplas de 90 metros quadrados e iluminação natural; a Estação Maker e a Estação Hub. "São espaços nos quais o aluno pode pôr a mão na massa, colocando a teoria em prática de modo estimulante", afirma. Na Estação Hub, por exemplo, uma das professoras do colégio desenvolveu um projeto sobre segurança alimentar. Na cozinha disponível nesse espaço, com a consultoria de um chef de cozinha convidado, os estudantes puderam criar pratos de baixo custo e extremamente saborosos.

.
Biblioteca: Modernização estrutural permite um ambiente acolhedor - Divulgação

Modernização em todos os segmentos

O colégio também modernizou a biblioteca. Em uma área de 420 metros quadrados, a nova biblioteca conta com salas de estudo, espaços multiuso, auditório e lounge, lugares que possibilitam o descanso, estimulam a leitura e convidam ao desenvolvimento de inúmeras atividades. O acervo é composto por mais de 40 mil exemplares, entre livros, mapas, material audiovisual e arte popular. "A biblioteca acolhe com conforto as diversas necessidades educacionais. Desde o aluno que deseja se concentrar em seu trabalho de pesquisa e pode utilizar uma das cabines projetadas especialmente para isso, até o professor que precisa reunir a turma para um debate e pode usar o espaço Ágora", informa Ramos.

Os investimentos permeiam todos os segmentos. Na Educação Infantil, o Bosque e o Parque das Tartarugas proporcionam aos pequenos o contato mais próximo com os animais e a natureza. Em uma área de cerca de 2.000 metros quadrados, arborizada, que abriga animais, como tartarugas, galinhas, coelhos e codornas, além de brinquedos, os alunos da Educação Infantil realizam atividades que conversam com os projetos iniciados em sala de aula. "Além disso, há o grande benefício de a criança poder desenvolver atividades ao ar livre todos os dias na escola", ressalta o diretor.

.
Espaço exclusivo dedicado à Educação Infantil aproxima as crianças da natureza - Divulgação

Na mira da internacionalização

Outra área importante contemplada com investimento foi o Núcleo de Internacionalização do Arquidiocesano. O novo espaço é dedicado à multiculturalidade, alinhado à proposta de alunos cidadãos globais. Na Internacionalização, o colégio oferece um completo leque de possibilidades como: experiências internacionais nas férias de julho, com intercâmbios de curta duração, conhecidos como Summer Camp, no Canadá ou em Dublin (na Irlanda); acesso à dupla certificação no Ensino Médio; exames de Cambridge; Integral Bilíngue até o 2º ano; suporte aos alunos que desejam cursar universidades de outros países; English Camp; e eventos temáticos culturais no decorrer do ano, como a Cambridge Week, com quizzes online, testes simulados, Cambridge English Olympiads, e apresentação musical de clássicos do rock britânico. Na Cambridge English Olympiad, os estudantes fazem um teste diagnóstico de Cambridge English online para conhecer seu nível de competência linguística em inglês e saber qual o exame de proficiência mais adequado a cada aluno.

.
Novo Núcleo de Internacionalização também teve a sua estrutura modernizada - Divulgação