Os avanços da medicina estética nas últimas décadas permitiu que cirurgias e tratamentos mais agressivos dessem espaço a procedimentos não-invasivos ou minimamente invasivos para quem busca amenizar os efeitos do envelhecimento ou corrigir pequenas imperfeições.
A última pesquisa global anual da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), realizada em 2021, registrou um aumento de 54,4% nos procedimentos não cirúrgicos em relação aos quatro anos anteriores1.
Como resultado de muita pesquisa e altos investimentos em tecnologia, foram desenvolvidos produtos como os preenchedores e outros tratamentos injetáveis para fins estéticos, minimamente invasivos e que possibilitam resultados mais naturais com segurança. Nesse cenário se destaca a Merz Aesthetics®, maior empresa global dedicada exclusivamente à medicina estética, e presente em 52 países (veja quadro).
"Nossa proposta é ajudar as pessoas a alcançar a melhor versão de si mesmas. Para isso, investimos 15% de todo o faturamento global em pesquisa e desenvolvimento", afirma Giovana Pacini, presidente da Merz Aesthetics® no Brasil. "Contamos com quatro centros de pesquisa fora do Brasil e, no país, oferecemos treinamentos e apoio à pesquisa dos profissionais de saúde."
Nossa proposta é ajudar as pessoas a alcançar a melhor versão de si mesmas. Para isso, investimos 15% de todo o faturamento global em pesquisa e desenvolvimento
A Merz Aesthetics® tem um portfólio amplo de produtos, com injetáveis como a linha de bioestimuladores de colágeno² Radiesse Collection; a linha de preenchedores à base de Ácido Hialurônico Belotero® e o Ultherapy®, procedimento não invasivo que utiliza a energia do ultrassom microfocado3 para estimular a produção de colágeno4 e promover efeito lifting5.
"Queremos que o paciente fique satisfeito. Para isso, é preciso ter produtos de altíssima qualidade, que é garantida por meio de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. Um outro pilar necessário são profissionais bem treinados e capacitados para atuar de forma segura, eficaz e usando técnicas atuais. Sabemos o quanto os treinamentos técnico-científicos são importantes. Tanto que a maior parte do investimento da Merz Aesthetics® no Brasil é destinada a esses treinamentos e a eventos científicos", diz Giovana.
TREINAMENTO EM FOCO
Carmem Pontin, diretora de Assuntos Regulatórios e Médicos da Merz Aesthetics®️ Brasil, explica que a empresa oferece diversos tipos de treinamento: "Navegamos entre os formatos teórico-prático, hands-on (focado na prática), mentorias individualizadas e eventos de atualização no portfólio."
O foco no compartilhamento do conhecimento envolve de webinars a grandes eventos, como o congresso Merz Aesthetics® Expert Summit (Mexs), com versões regionais e global. A empresa também desenvolveu plataformas online de educação médica, como o Medical Forum e o Instituto de Injetores.
"A missão da nossa área de Educação Profissional é impulsionar a mudança de comportamento e a melhoria da prática clínica por meio da educação profissional baseada em evidência", afirma Carmem.
A missão da nossa área de Educação Profissional é impulsionar a mudança de comportamento e a melhoria da prática clínica por meio da educação profissional baseada em evidência
A dermatologista Bianca Viscomi (CRM-SP 116.663), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, é uma das especialistas que contou com o apoio da Merz Aesthetics® para o desenvolvimento de pesquisa que resultou em artigo científico6 publicado na plataforma PubMed.
O estudo foi sobre a utilização e descrição de técnicas de procedimentos minimamente invasivos, principalmente substâncias injetáveis e lasers, no processo de transição de pessoas trans. "Quando transformamos a prática clínica em ciência, em protocolos e dados científicos bem estabelecidos, conseguimos replicar esse conhecimento para outros médicos e para outros profissionais da área de saúde", afirma.
E completa: "Nós, cientistas latino-americanos, temos um mindset inovador quando nos comparamos ao cenário mundial, mas não temos recursos suficientes nas universidades para transformar essas ideias em ciência e levar as descobertas para as comunidades de uma maneira prática. Quando a indústria fomenta e patrocina essas pesquisas, conseguimos ampliar o desenvolvimento científico com o objetivo de melhorar as técnicas, as práticas na saúde e, com isso, melhorar a vida das pessoas".
MERZ HAUZ
Em julho de 2022, a Merz Aesthetics® inaugurou o Merz Hauz no Brasil: um projeto inovador no mercado da estética e formato inédito no mundo. Com instalações modernas e versáteis, o espaço foi pensado como um hub de inovação para viabilizar a realização de pesquisas, treinamentos e compartilhamento de conhecimentos em cosmiatria.
O Merz Hauz tem cerca de 600 metros quadrados, auditório premium e salas para educação continuada e atualização. A estrutura permite a realização de live injections (procedimentos ao vivo)com transmissão internacional e tem uma área para tratamento simultâneo de até oito pacientes. A expectativa é impactar cerca de 8.000 profissionais de saúde por ano.
"Todas essas ações de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento valorizam a medicina brasileira, os protocolos brasileiros, o conhecimento e a experiência dos profissionais de saúde brasileiros, que estão exportando suas descobertas para o mundo todo", diz Giovana. "A Merz Aesthetics® valoriza a segurança, a pesquisa e o treinamento para dar ao profissional de saúde confiança em produtos e abertura para construirmos, juntos, a medicina estética do futuro", conclui.
Referências
-
isaps.org/media/hdmi0del/2021-global-survey-press-release-portugue-se-latam.pdf
-
COLEMAN, Kyle M. et al. Neocollagenesis after injection of calcium hydroxylapatite composition in a canine model. Dermatologic Surgery, v. 34, p. S53-S55, 2008.
-
Sasaki, G. H., & Tevez, A. (2012). Clinical efficacy and safety of focused-image ultrasonography: a 2-year experience. Aesthetic Surgery Journal, 32(5), 601-612.
-
Fabi, S. G. (2015). Noninvasive skin tightening: focus on new ultrasound techniques. Clinical, cosmetic and investigational dermatology, 8, 47.
-
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35860607/
-
Oni, G., Hoxworth, R., Teotia, S., Brown, S., & Kenkel, J. M. (2014). Evaluation of a microfocused ultrasound system for improving skin laxity and tightening in the lower face. Aesthetic surgery journal, 34(7), 1099-1110.
-
FABI, Sabrina G. et al. Otimizando os resultados dos pacientes personalizando o tratamento com ultrassom microfocado com visualização: Diretrizes de consenso do padrão ouro de um painel de especialistas. Journal of drug in dermatology: JDD, v. 18, n. 5, pág. 426-432, 2019.
-
Fischer, T. C., Sattler, G., & Gauglitz, G. G. (2016). Hyaluron filler containing lidocaine on a CPM basis for lip augmentation: reports from practical experience. Facial Plastic Surgery, 32(03), 283-288.
-
JUHÁSZ, Margit LW; MARMUR, Ellen S. Examining the Efficacy of Calcium Hydroxylapatite Filler With Integral Lidocaine in Correcting Volume Loss of the Jawline—A Pilot Study. Dermatologic Surgery, v. 44, n. 8, p. 1084-1093, 2018. E EVIATAR, Joseph; LO, Christopher; KIRSZROT, James. Radiesse: advanced techniques and applications for a unique and versatile implant. Plastic and reconstructive surgery, v. 136, n. 5, p. 164-170, 2015. G671/JUN23
Copyright © 2023 Merz Farmacêutica Comercial LTDA. All rights reserved. MERZ, MERZ AESTHETICS e o MERZ LOGO são marcas comerciais e/ou marcas registradas da Merz Pharma GmbH & Co. KGaA nos EUA e/ou outros certos países. RADIESSE é uma marca comercial e/ou marca registrada da Merz North America, Inc. nos EUA e/ou outros certos países. ULTHERA, ULTHERAPY e DEEPSEE são marcas comerciais e/ou marcas registradas da Ulthera, Inc. nos EUA e/ou outros certos países. BELOTERO é uma marca comercial e/ou marca registrada da Merz Pharma GmbH & Co. KGaA nos EUA e/ou outros certos países. G671/JUN23.
BELOTERO® Balance Reg. MS - nº 80829430006, BELOTERO® Balance Lidocaine Reg. MS - nº 80829430010, BELOTERO® Intense Reg. MS - nº 80829430007, BELOTERO® Intense Lidocaine Reg. MS - nº 80829430008, BELOTERO® Volume Reg. MS - nº 80829430005, BELOTERO® Volume Lidocaine Reg. MS - nº 80829430009, BELOTERO® Soft Lidocaine Reg. MS - nº 80829430010.
CONTRAINDICAÇÕES: EM CASO DE HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DO PRODUTO, ESPECIALMENTE AO HIALURONATO DE SÓDIO, AO CLORIDRATO DE LIDOCAÍNA OU AOS ANESTÉSICOS LOCAIS DO TIPO AMIDA. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: O HIALURONATO DE SÓDIO PRECIPITA NA PRESENÇA DE SAIS QUATERNÁRIOS DE AMÔNIO, TAIS COMO CLORETO DE BENZALCÔNIO. DESTA FORMA, O CONTATO COM ESSAS SUBSTÂNCIAS NÃO É ACONSELHADO.
Sistema Ulthera® (Reg. MS. n°80829430001). Contraindicações: pacientes com ferimentos abertos na face ou lesões faciais, acne cística ou severa na região do rosto e/ou pescoço e marca-passos e implantes de dispositivos eletrônicos na face ou no tórax. Possíveis efeitos colaterais: eritema, edema, dor e hematomas.
RADIESSE® Duo (Reg. MS. n° 80829430004) e RADIESSE® (+) Lidocaine (Reg. MS. n° 80829430003) são produtos para saúde que consistem em aproximadamente 30% de hidroxiapatita de cálcio e 70% de gel como veículo por volume, sendo totalmente biodegradáveis, de aplicação subdérmica e profunda. RADIESSE® (+) Lidocaine contém ainda 0,3% de cloridrato de lidocaína em sua formulação. Precauções: Reações, incluindo eritema, edema, dor, prurido, descoloração ou sensibilidade, podem ocorrer no local da injeção. Esses sintomas normalmente desaparecem espontaneamente em um ou dois dias após a aplicação.
CONTRAINDICAÇÕES: EM CASOS DE PRESENÇA DE INFLAMAÇÃO OU INFECÇÃO AGUDA E/OU CRÔNICA NA ÁREA A SER TRATADA. RADIESSE® (+) Lidocaine É CONTRAINDICADO EM CASOS DE HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA A LIDOCAÍNA OU ANESTÉSICOS DO TIPO AMIDA.
Radiesse Collection refere-se a família de produtos Radiesse® Duo (Reg. MS. n° 80829430004) e Radiesse® (+) Lidocaine (Reg. MS. n° 80829430003)