Shoppings da Multiplan se transformam em centros de solidariedade

Muito além de centros comerciais, shoppings do grupo se engajam na arrecadação e doação de alimentos e em medidas de combate à pandemia, servindo como postos de teste e de vacinação

Vacinação no ShoppingAnáliaFranco Reprodução

0 fechamento dos shoppings durante vários meses em razão da pandemia não impediu que se engajassem em ações solidárias e de combate à Covid-19 e suas consequências. “O shopping center não é apenas um centro comercial. É um hub social. Um lugar seguro, organizado, que concentra vários serviços e onde as pessoas, de adolescentes a idosos, se sentem acolhidas. Na pandemia, procuramos manter nossa função social de outras maneiras”, afirma Vander Giordano, vice-presidente institucional na Multiplan, uma das maiores redes de shoppings centers do Brasil, com 19 unidades em operação.

Logo no início da pandemia, a companhia liderou o movimento de isentar lojistas do pagamento de aluguéis e de fundo de promoção. “Os lojistas são os nossos grandes parceiros. Precisávamos ajudá-los. Também reduzimos 50% dos encargos condominiais”, diz Giordano. A Multiplan concedeu mais de R$ 1,3 bilhão em descontos e isenções.

Com o aumento do desemprego no país, o auxílio se estendeu para a população mais vulnerável. “Fizemos uma campanha, com doação de 10 mil cestas básicas e arrecadação de alimentos, além de um período de isenção do pagamento de estacionamento em troca da doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.”

A Multiplan sempre se preocupou com a saúde da população. O grupo foi o primeiro a colocar centros médicos dentro de shoppings, no BarraShopping, nos anos 1990. Com a pandemia, alguns dos shoppings do grupo, como o ParkShopping, em Brasília, foram utilizados para testagens em massa. Em paralelo, o grupo doou máscaras e testes para a detecção da Covid-19

A Multiplan também disponibilizou os estacionamentos de shoppings como pontos de vacinação, além de fornecer todo o suporte para a operação: alimentação dos profissionais, mobiliário, comunicação e pessoas que orientam as filas de carros.

Essa ação já ocorreu em Porto Alegre, São Paulo e São Caetano do Sul. Em Ribeirão Preto, foi dentro do Centro Médico do RibeirãoShopping.

“Temos muito orgulho de poder ajudar não apenas a população menos favorecida mas de contribuir para o combate à pandemia. A vacinação é o que vai acelerar a retomada da economia”

Vander Giordano, vice-presidente institucional na Multiplan

No mês passado, os shoppings do grupo promoveram campanha de alerta sobre os baixos estoques dos hemocentros e de doação de sangue. A gama de projetos não se restringe à pandemia e faz parte do Multiplique o Bem, hub de iniciativas sociais da Multiplan com ações nas áreas de saúde, bem-estar, cultura e responsabilidade social.

Todas vão ao encontro da visão da Multiplan de shoppings como vetores de desenvolvimento urbano e hubs sociais. “O fato de os shoppings serem ambientes organizados, limpos e seguros influencia o entorno e favorece o desenvolvimento da cidadania. Sem falar na relevância para a economia. Em Ribeirão Preto, por exemplo, cidade importante para o agronegócio, com renda per capita alta, os maiores empregadores são os shoppings e o comércio”, afirma