Aos 50 anos, Multiplan alia serviços, lazer e sustentabilidade em seus empreendimentos

Com 20 shoppings no portfólio, companhia molda o setor do varejo no país e prepara novas expansões

Com um dos melhores portfólios de empreendimentos imobiliários do país, a Multiplan completa 50 anos reafirmando a sua vocação: uma companhia "full service", proprietária e responsável desde o planejamento e desenvolvimento até a administração de imóveis comerciais e residenciais. Hoje, detém 20 shopping centers e duas torres corporativas em sete estados, o que a coloca entre uma das maiores do setor no Brasil.

A Multiplan é atualmente a maior empresa imobiliária em valor de mercado da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, onde suas ações são negociadas há 16 anos. Os empreendimentos da companhia geram 80 mil empregos, somam 6 mil lojas e são frequentados por 200 milhões de pessoas todos os anos. A história da empresa se entrelaça com a própria história do varejo no Brasil.

Eduardo K. Peres, presidente da companhia, afirma que a consolidação dos shoppings como hubs de entretenimento e serviços, aliada à integração com o digital, são fundamentais para criar experiências significativas e estreitar laços com o público. "Nossa especialidade é transformar o desejo do cliente em realidade."

Novidade e inovação sempre fizeram parte do DNA da Multiplan. Eventos precursores do que seriam as semanas de moda de SP e do Rio começaram dentro do MorumbiShopping (SP) e do BarraShopping (RJ). Também foram iniciativas da Multiplan a chegada do Cirque du Soleil ao Brasil, com o espetáculo "Saltimbanco", em 2006, e, mais recentemente, exposições imersivas como "Beyond Van Gogh."

"Cada vez mais, as pessoas irão ao shopping em busca de um bom restaurante, para se divertir, para viver bons momentos com a família e os amigos. A compra no varejo tradicional, como vestuário, por exemplo, será uma consequência disso", diz Marcelo Martins, vice-presidente de operações.

O VP lembra ainda que há projetos de expansão em vários shoppings espalhados pelo país. "Um shopping é como um organismo vivo, ele vai se transformando, vai se expandindo, se renovando."

Novos shoppings também estão nos planos. "Seguimos prospectando em algumas regiões, em áreas onde o setor agro é forte, além do Norte e do Nordeste. Queremos chegar às cidades onde a Multiplan ainda não está", afirma o presidente.

O DiamondMall, na região centro-sul de BH, ganhará mais um pavimento, com a construção do quarto piso, e 38 novas operações, incluindo marcas renomadas de luxo

Para escolher a localização de um futuro empreendimento, a empresa avalia, entre outros aspectos, o potencial de mercado, público-alvo, perfil demográfico e possibilidades de desenvolvimento da região.

Uma das grandes prioridades da empresa é seu alinhamento às práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa, da sigla em inglês). "Somos ESG antes de isso se tornar regra no mercado. Há 50 anos agimos com essa responsabildade", lembra Vander Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan.

Entre as ações, Giordano destaca o Programa de Escolarização com impacto em toda a cadeia do negócio, que já formou mais de 650 adultos, e o compromisso com a comunidade e o urbanismo no entorno dos empreendimentos.

"Revitalizamos e mantemos áreas públicas ao lado de vários de nossos empreendimentos pelo país. No Rio Grande do Sul, por exemplo, revitalizamos o Parque Getúlio Vargas, que, aos finais de semana, promove um show de águas dançantes. Esse espetáculo foi concebido pelo mesmo profissional que fez o do hotel Bellagio, em Las Vegas."

A companhia já inaugurou duas usinas fotovoltaicas com capacidade para suprir o abastecimento de energia de um shopping inteiro e da sede da Multiplan. "Somos reconhecidos como pioneiros em edifícios eficientes, integrando sistemas de geração própria de energia", salienta Giordano.

Ao completar 50 anos, a Multiplan reafirma o propósito de ser um negócio além do seu tempo, complementa Vander. "Sua essência reside em perpetuar, mantendo o olhar para as pessoas e o futuro."

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha