Nespresso e seu compromisso com qualidade e o respeito à sociedade e ao meio ambiente

Marca obtém certificação Empresa B, que distingue companhias que além da excelência no produto adotam práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva

Nespresso e seu compromisso com qualidade e o respeito à sociedade e ao meio ambiente

Nespresso e seu compromisso com qualidade e o respeito à sociedade e ao meio ambiente Divulgação

Uma empresa atenta às demandas do planeta e da humanidade precisa hoje se preocupar com a qualidade de seu produto e também com os impactos que causa para toda a sociedade, seja no respeito ao ambiente, na escolha de fornecedores, no trato com seus colaboradores e com as comunidades em que está inserida, seja na destinação dos resíduos gerados da produção ao consumo final. É um cuidado que vai do início ao fim do ciclo produtivo.

A Nespresso, que tem um histórico ligado a esses valores, é um exemplo deste tipo de companhia e acaba de receber a certificação global como Empresa B. O selo é conquistado por companhias que, além de produzir e movimentar a economia, atendem padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade.

São empresas que possuem propósito e consideram os impactos que produzem nos trabalhadores, nos clientes, nos fornecedores, na comunidade e no ambiente.

O certificado é concedido pela B LAB, organização sem fins lucrativos que nasceu nos Estados Unidos, em 2006, com o objetivo de redefinir o sentido de sucesso empresarial e ajudar a solucionar problemas sociais e ambientais de produtos e serviços comercializados.

Atualmente, o Sistema B atua no mundo todo e já possui pouco mais de 4.300 empresas certificadas em 79 países.

"A certificação como Empresa B reflete um compromisso de 30 anos da Nespresso com a sustentabilidade, a transparência e os negócios responsáveis. Temos a honra de nos juntar a um grupo de empresas pioneiras em seus compromissos – indo além da sustentabilidade e equilibrando propósito com lucro. Tornar-se uma Empresa B significa aderir a um movimento de mentes semelhantes. Significa comparar nosso desempenho e nos inspirar a acelerar nossas ações, trazendo uma transformação mais ampla e dimensionando nosso impacto no clima, nas comunidades e na circularidade."

Ignacio Marini, BEO da Nespresso no Brasil

No Brasil desde 2006, a Nespresso implementa uma série de projetos que visam diminuir os impactos ambientais da cadeia de produção de seu café e potencializar influências e efeitos positivos dessa indústria na sociedade. Cada processo é planejado e conduzido com as melhores práticas, desde o manejo do solo nas plantações até a destinação correta das cápsulas, passando por compromissos administrativos que zelam pela transparência e buscam impactar a sociedade de forma positiva.

Dentre as ações implementadas está o programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, criado em parceria com a Rainforest Alliance, lançado globalmente em 2003. Esse projeto conta com agrônomos que auxiliam os cafeicultores das 1.200 fazendas fornecedoras da marca no Brasil a produzir em escala café de alta qualidade de forma cada vez mais sustentável.

Em troca, é exigido que o produtor adote práticas de conservação de nascentes, do solo, da fauna e da flora. E que também dê condições dignas aos trabalhadores.

O país é hoje o maior fornecedor de café para a Nespresso no mundo e 100% do grão comprado no território nacional chega por meio do Programa AAA. A companhia também tem investido na reciclagem de suas cápsulas.

Ponto de coleta de cápsulas; acima, colheita de café
Ponto de coleta de cápsulas; acima, colheita de café - Divulgação

Atualmente, 100% dos consumidores têm acesso a alternativas para descartá-las de maneira correta. A Nespresso mantém ainda um centro de reciclagem em Osasco (SP) e estabelece parceria com cooperativas. A meta é reciclar 30% das cápsulas no Brasil até o fim do ano.

Em parceria com a SOS Mata Atlântica, a Nespresso também promove o plantio de árvores e já consegue neutralizar totalmente a pegada de carbono de sua operação.

Até o fim deste ano, o objetivo é tornar toda a cadeia produtiva neutra em carbono.

Para obter o certificado B, além de ter suas práticas, políticas e processos internos avaliados, uma empresa precisa alterar seu contrato social, assegurando assim o compromisso de ir além de seus interesses financeiros e econômicos na tomada de decisões estratégicas, assumindo responsabilidades e protegendo a sua missão diante de questões sociais e ambientais ligadas à sua operação. A cada três anos as companhias passam por uma reavaliação para manter o selo.

"Essa certificação não é um final, ela é mais um passo da empresa, quase uma ferramenta de gestão que exige melhorias contínuas."

Cecilia Seravalli, gerente de sustentabilidade da Nespresso

"O aumento da nossa taxa de reciclagem será a meta. Cada vez mais vejo os funcionários engajados, buscando soluções sustentáveis em seus departamentos e levando essa mensagem para seus públicos. Isso é gratificante e mostra que estamos no caminho", diz.

Clique e saiba mais sobre a certificação como Empresa B.

O QUE É UMA EMPRESA B

O certificado Empresa B é emitido para companhias que, além de produzir e movimentar a economia, atendem padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade.

São empresas que possuem propósito e consideram os impactos que produzem nos trabalhadores, nos clientes, nos fornecedores, na comunidade e no meio ambiente

Quem oferece o certificado?

B Lab, entidade sem fins lucrativos sediada nos EUA. O Sistema B Internacional supervisiona o crescimento do movimento B em colaboração com parceiros em vários países ao redor do mundo. Opera no Brasil desde 2013

Qual o controle e a validade?

O certificado é revisto a cada três anos e as empresas precisam comprovar que mantêm as práticas sustentáveis e socialmente corretas em toda a cadeia.