SANEAMENTO PARA TODOS

Programa Banheiros Mudam Vidas, da marca Neve, financia e apoia soluções para melhorar o acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para as comunidades mais vulneráveis

Programa “Banheiros Mudam Vidas”, da marca Neve, financia e apoia soluções para  melhorar o acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para as comunidades mais vulneráveis

Programa “Banheiros Mudam Vidas”, da marca Neve, financia e apoia soluções para melhorar o acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para as comunidades mais vulneráveis Divulgação

Premiada pelo segundo ano consecutivo no Top of Mind (leia abaixo), a marca de papel higiênico Neve foca a qualidade de seu produto e o acesso de brasileiros a um saneamento básico também de qualidade. O programa Banheiros Mudam Vidas, desenvolvido pela Kimberly-Clark por meio da marca Neve, já beneficiou mais de 1,2 milhão de brasileiros e agora assume uma posição de movimento articulador, com a missão de mobilizar parceiros na busca por soluções sobre o saneamento básico.

Ativo em 12 países, incluindo o Brasil desde 2016 (veja abaixo), o Banheiros Mudam Vidas é um programa global que promove acesso ao saneamento básico e à água potável, engajando colaboradores, parceiros e consumidores.

No Brasil, o principal objetivo é melhorar o acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para as comunidades mais vulneráveis.

"Na busca por maneiras de contribuir com a transformação da realidade da falta de saneamento no Brasil, o programa já realizou ações que vão desde a reforma e construção de banheiros em comunidades vulneráveis até o incentivo ao desenvolvimento de soluções inovadoras, como uma tecnologia de sanitário seco adaptado aos diversos climas e regiões, chamada bason", explica Patrícia Macedo, diretora de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.

Mais de 87 milhões de pessoas não dispõem da cobertura de coleta de esgoto no Brasil, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). São mais de 4 milhões de brasileiros sem um banheiro, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"A Kimberly-Clark acredita que o saneamento básico, mais que um importante indicador de desenvolvimento, é um direito de todos. O acesso ao saneamento afeta diretamente a educação e a saúde, relacionando-se à melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e do cuidado como um todo"

Patrícia Macedo, diretora de marketing da Kimberly-Clark no Brasil

Um estudo inédito com 1.002 pessoas entrevistadas de norte a sul do Brasil marca o lançamento neste ano da nova fase do programa. Trata-se da pesquisa "Banheiros Mudam Vidas: descobrindo como os brasileiros percebem o saneamento básico – e como podemos nos engajar".

Com o levantamento, Neve buscou entender como os indivíduos enxergam o problema do saneamento básico no Brasil, o que esperam de marcas e do governo e como encaram possíveis soluções, inclusive com o envolvimento direto da sociedade civil.

A pesquisa vem no momento em que se debate no país o marco legal do saneamento, lei que engloba uma série de regulamentações com o objetivo de aprimorar as condições de saneamento básico no Brasil.

O levantamento mostra que o saneamento lidera as menções quando comparado a outros itens de primeira necessidade, aparecendo como mais importante para os brasileiros (60%), à frente de energia elétrica (28%), gás de cozinha (8%) e celular com internet (4%).

Ao delimitar as prioridades para o país nos próximos dez anos, o estudo aponta que o tema também é relevante, estando entre os cinco primeiros pontos. Para 90% dos entrevistados, o Brasil só vai evoluir como país quando um serviço como saneamento for universal para toda a população.

Esses resultados podem ser associados à percepção de que o investimento em saneamento básico impacta diretamente a saúde (88%) e o meio ambiente (86%), evitando doenças e problemas de saúde (70%) e poluição de solos e rios (50%). Por outro lado, as pessoas entendem que a falta do serviço afeta negativamente a prevenção de doenças (89%) e a educação (65%).

Apesar disso, 80% ainda enxergam o saneamento como um problema estrutural que não será resolvido no curto prazo. Vale registrar que a meta do marco legal de saneamento é alcançar a universalização até 2033, para que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.

Doação e financiamento

Os resultados do estudo reforçam a percepção do saneamento básico como uma questão de interesse coletivo. Nesse sentido, o programa Banheiros Mudam Vidas traz, para 2021, um movimento que articula novas parcerias com organizações globais e locais e entidades de diferentes partes do país para levar saneamento para mais famílias.

São parceiros como a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção São Paulo (ABES), Pacto Global das Nações Unidas (Pacto) e Water.org, além das entidades que serão beneficiadas com a doação e o financiamento coletivo, casos de Plan International, Redes da Maré, Projeto Saúde & Alegria, Teto e a própria Water.org. A Kimberly-Clark vai doar, por meio da marca Neve, um total de R$ 200 mil aos projetos desses parceiros.

"Estamos liderando discussões, dialogando com as comunidades, espalhando conhecimento, construindo parcerias, fomentando soluções, investindo em ideias e incentivando o engajamento da sociedade", diz Patrícia Macedo.

O público poderá conhecer todos os projetos que serão beneficiados no site da iniciativa banheirosmudamvidas.com.br, no qual poderá acessar a plataforma de financiamento coletivo e fazer a sua doação para suas entidades preferidas.

Por meio das doações, tanto da marca como dos consumidores e apoiadores, Neve quer tangibilizar a melhora na vida das pessoas por meio da construção de banheiros e do suporte e apoio no tema do saneamento básico. Também há uma perspectiva de impacto com iniciativas de educação sanitária e ambiental para atuar no fomento de políticas públicas.

Neve mantém hegemonia e conquista o Folha Top of Mind 2021

Pelo segundo ano seguido, Neve foi reconhecida pelo Prêmio Folha Top of Mind como a marca mais lembrada pelos consumidores na categoria papel higiênico. Vitoriosa em 2020, Neve assegurou novamente o prêmio ao ser mencionada como a marca de papel higiênico mais lembrada por 22% dos brasileiros, um número 266% superior em citações em comparação à segunda colocada.

"Trabalhamos para promover ideias inovadoras e buscar mudanças de longo prazo, enquanto desejamos criar valor social, ambiental e financeiro. Por meio de nossos produtos e programas, queremos fornecer itens essenciais. Por isso é sempre muito gratificante Neve conquistar esse prêmio e estar entre as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros", afirma Patrícia Macedo, diretora de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.

Multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal fundada em 1872 e presente em mais de 175 países, a Kimberly-Clark é a proprietária da marca Neve.

Líder no país, Neve está no mercado há quase 50 anos como referência de qualidade e conforto, e é responsável por muitas inovações, como o segmento de folha dupla, folha tripla e lenços umedecidos para uso adulto.

"Neve trabalha constantemente para melhorar a experiência no banheiro e inspirar o cuidado pessoal com produtos inovadores e que atendam a todas as necessidades e desejos dos consumidores, como o lançamento da linha Puro e Natural em 2021", diz Patrícia.

Banheiros mudam vidas

Programa da Neve fomenta saneamento básico e já beneficiou mais de 1,2 milhão de pessoas no Brasil.

2016
Lançado no Brasil, o programa impacta 230 mil pessoas em sua primeira etapa, na região da Amazônia Legal, em parceria com o UNICEF. ​

2017
Programa apoia o empreendedorismo social, incentivando uma tecnologia de sanitário seco, chamada bason, a ser implementada em cidades que não contam com acesso ao saneamento básico.

2019
Para ampliar o impacto social, o programa contempla com capitalsemente de R$ 50 mil, além de mentoria adicional por seis meses, quatro organizações com foco no desenvolvimento de soluções na área de saneamento básico.

2021
Em parceria com a Plan International, o programa viabiliza a reforma de banheiros em escolas públicas nas áreas rural e semiurbana de Teresina. Cria também um movimento articulador, reunindo parceiros importantes em busca de soluções sobre o saneamento básico no Brasil e promovendo pesquisa inédita sobre o tema.