Descrição de chapéu banco digital

Informação é aliada da tecnologia na prevenção de golpes financeiros

Manipulação psicológica é tática cada vez mais usada por criminosos que induzem vítimas a realizar transações indevidas; tecnologia oferece ferramentas de proteção para clientes do Nubank

Imagine a seguinte situação: você está prestes a concluir uma compra online em um site de marketplace. Envia uma mensagem ao vendedor para negociar o valor, e ele prontamente sugere um desconto, desde que você faça o pagamento por fora da plataforma para reduzir os encargos.

Felipe Moraes, de 32 anos, passou por isso. Entrou no app do Nubank, e assim que digitou a chave Pix para realizar a transferência ao suposto vendedor, recebeu um alerta: Suspeita de fraude detectada. Outros clientes denunciaram esse contato como fraude. "O sistema me alertou e eu não transferi o dinheiro, felizmente", relata. Depois de escapar da tentativa de golpe, Felipe alertou alguns conhecidos, e conseguiu evitar também que sua mãe fosse vítima.

Pack de Proteção

O Alerta de Golpe faz parte das chamadas Defesas Inteligentes do Nubank, um sistema de proteção construído com tecnologia de ponta, inclusive inteligência artificial em alguns casos. As Defesas Inteligentes servem para reconhecer, avisar e podem até impedir transações que fujam do padrão de compras do cliente. Esse sistema é capaz ainda de identificar a abertura de contas fraudulentas, tentativas de invasão, entre outros atos maliciosos.

Mão segura um celugar com aplicativo do Nubank
No aplicativo do Nu, Alerta de Golpe avisa sobre transações para contas suspeitas; cliente pode escolher não prosseguir com a transferência - Divugação

Outra camada de proteção baseada em modelos avançados de inteligência artificial é o reconhecimento facial. Transações consideradas mais arriscadas só são possíveis após identificação biométrica, feita por um sistema de ponta preparado para reconhecer imagens forjadas. "Nosso objetivo é sempre estar à frente dos criminosos, prevenindo sua atuação contra nossos clientes", afirma Fabiola Marchiori, VP de Engenharia e Gerente Geral de Prevenção a Fraude do Nubank.

Rafael Wowk, líder de assuntos regulatórios da empresa, complementa que o Nu trabalha junto de órgãos como as Polícias Civil e Federal nessa prevenção, além de sempre implementar melhorias a partir de avanços regulatórios. "É o caso da Resolução 6/23 do Bacen, que trata do compartilhamento de dados e informações sobre indícios de fraudes entre instituições financeiras", exemplifica. "Isso permite subsidiar ações preventivas, como o fechamento de contas identificadas como fraudulentas em outra instituição ou a negativa na tentativa de abertura de uma nova conta pelo fraudador."

Conscientização sobre cibersegurança

As defesas avançadas na proteção dos clientes, no entanto, não impedem por completo a atuação criminosa. "Com o avanço das defesas tecnológicas, muitos fraudadores perceberam que é mais fácil induzir o cliente a entregar seu dinheiro por meio de engenharia social do que desenvolver um sistema sofisticado que supere essas defesas", complementa Fabiola.

Engenharia social é a manipulação empregada por criminosos para enganar uma vítima e fazer com que ela entregue informações confidenciais ou realize ações a favor do golpista. Esses golpes normalmente mexem com o emocional: em um dos casos mais comuns, o golpista se passa por um membro da família da vítima que supostamente precisa de dinheiro emprestado em uma situação emergencial; em outro, diz ser da própria instituição financeira e afirma que precisa bloquear urgentemente uma transação fraudulenta na conta da vítima, que por receio de perder dinheiro passa dados sensíveis ou segue as instruções do criminoso e realiza transações.

Para reforçar a conscientização no mês da cibersegurança, o Nubank lançou em outubro a campanha #PareceMasNãoÉoNubank, com conteúdo digital educativo que alerta para situações de tentativas de fraude ou golpe envolvendo o nome da empresa. Além disso, mais de 50 URLs enganosas, antes usadas para confundir as pessoas e, possivelmente, aplicar golpes financeiros, foram redirecionadas para um novo portal de segurança do Nu.

A campanha é a ação mais recente em um esforço contínuo da empresa para conscientizar a população sobre como se proteger das tentativas mais comuns de golpe em serviços financeiros. Entre janeiro e outubro de 2023, aproximadamente 5,5 milhões de pessoas acessaram conteúdos sobre segurança no Blog do Nubank e no SOS Nu, um portal que reúne informações sobre como evitar fraudes e golpes, além de direcionar o cliente sobre como agir caso seja vítima.

Modo Rua: Inovação para reforçar a segurança

Todos os clientes do Nubank contam com as defesas do chamado Pack de Proteção automaticamente. E é possível ativar camadas extras de segurança, como o Modo Rua. Essa ferramenta, antes inédita no mercado e hoje já ativada por mais de 3 milhões de clientes, permite determinar um limite máximo para transações pelo aplicativo quando estiver desconectado de uma rede Wi-Fi marcada como segura. Caso seja necessário realizar uma transação acima do limite estipulado, será necessário fazer reconhecimento facial. "O Modo Rua é um ótimo exemplo do trabalho incessante que fazemos no Nu para equilibrar a facilidade de uso dos nossos produtos pelos clientes com a fricção necessária para dificultar o acesso de um criminoso", afirma Fabíola.

No portal SOS Nu, é possível encontrar todas as informações sobre os mecanismos de segurança do Nubank, além de um guia sobre como agir em caso de furto ou golpe.