Panasonic produz as geladeiras mais econômicas do Brasil

Economia de produtos da marca chega a 45% e ultrapassa as exigências do padrão mais alto da nova classificação do Inmetro

Para ajudar a reduzir o consumo de energia no Brasil, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade) atualizou o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de refrigeradores, com uma nova classificação para aparelhos com maior eficiência energética a partir de junho de 2022. A Panasonic, no entanto, fabrica geladeiras que já ultrapassam o nível máximo das novas regras, o A+++, e desde setembro disponibiliza produtos com esse selo no mercado.

A antiga classe A, que reunia os refrigeradores mais econômicos, foi mantida e acrescida de três subclasses: A+++, A++ e A+. Os produtos com consumo 30% menor entram na primeira; os com 20% de redução, na segunda; e os com 10%, na última – reduções comparadas à classe A.

Toda a linha Panasonic com a tecnologia de compressores Inverter ultrapassa o patamar A+++ e A++, com modelos que chegam a apresentar até 15% menos consumo do que o mínimo exigido do A+++ e até 45% menor que o do A atual. "Temos a maior linha com esta classificação", diz Caio Marques, gerente geral de Produtos da companhia no Brasil.

Basicamente, bastou colocar a nova etiqueta, pois nenhuma adaptação técnica foi necessária. O Inmetro fixou um período de transição para os fabricantes de setembro deste ano a junho de 2022, mas a Panasonic não precisou, pois já havia antecipado a tendência.

"Desde 2012, nós fabricamos refrigeradores com um nível de redução de consumo de energia extremamente relevante. Já entramos [na nova classificação] com as geladeiras mais econômicas do Brasil"

Caio Marques, gerente geral de Produtos da Panasonic no Brasil

Para Marques, a divisão da categoria A em subclasses foi positiva para o consumidor e para a empresa. "Refrigeradores com diferentes graus de consumo ficavam no grupo A, o que não dava a visibilidade e a transparência para o consumidor e para a marca", observa. "E há ainda mais espaço para mudar", acrescenta.

Mais leve no bolso

Ainda de acordo com Marques, a mudança foi benéfica para quem adquire o refrigerador. Ele explica que, como o consumidor tende a trocar de produto, e o refrigerador deve ficar um longo tempo em casa, a escolha com a classificação A+++ é muito importante para que se economize no mínimo 30% a mais no consumo de energia do que com um produto comum.

Alguns modelos de geladeiras da marca podem gerar uma economia anual superior a R$ 280,00 na conta de luz. Isso numa perspectiva conservadora, levando em consideração uma tarifa média adotada pelo Inmetro. Com o preço da energia em alta sob a "bandeira de escassez hídrica" fixada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o potencial de economia é maior. "Em dez anos, a economia chega a R$ 2,8 mil. Dá quase para comprar um refrigerador novo", comenta Marques.

Ele lembra que a geladeira é um eletrodoméstico que funciona 100% do tempo, portanto responde por uma fatia considerável da energia gasta numa casa. Nesse sentido, com os produtos Panasonic é possível sentir a redução de consumo em dois dígitos já no primeiro mês de uso.

O gerente geral explica que a tecnologia Inverter é responsável por boa parte da eficiência energética. O compressor funciona constantemente, sem o liga e desliga de aparelhos convencionais, chamados "Induction". Marques compara um e outro à diferença entre um carro na estrada e outro na cidade. O primeiro mantém velocidade constante, sem acelerar ou frear a toda hora, cobrindo uma distância maior com menor consumo de combustível.

O Inverter mantém a temperatura sempre no mesmo patamar e não demanda picos de funcionamento. Pode funcionar um pouco mais rápido num momento de abre e fecha da porta, mas é silencioso.

Inteligência

Para garantir ainda mais eficiência, os refrigeradores Panasonic contam também com o sistema Smartsense. Uma série de sensores mede a temperatura interna e externa, a luz e o ritmo de abertura da porta durante 21 dias, monitorando os hábitos do proprietário. Assim, o equipamento ajusta seu funcionamento conforme os horários em que é mais utilizado.

Além da economia de energia e do silêncio, esses sistemas garantem melhor conservação dos alimentos, pois a temperatura é mantida constante.

E a nova classificação não para por aí. As modificações do Inmetro serão graduais e, a partir de 2025, para receber a classificação A, os refrigeradores terão que apresentar 40% de redução do consumo, nível já atingido por produtos da Panasonic.

Sustentabilidade

A preocupação da marca com sustentabilidade vai além da economia de energia e do bolso do consumidor. Segundo Marques, a fábrica da Panasonic em Extrema, no sul de Minas Gerais, tem baixíssimas emissões de gases do efeito estufa, e materiais reciclados são usados na fabricação de produtos novos. "Investimos em soluções com o menor impacto possível."

Marques conta que as bases de máquinas de lavar roupa são feitas com material 100% reciclado. E as lavadoras Panasonic economizam até 45 litros de água por lavagem a menos do que as da concorrência, considerando um modelo com capacidade para 14 quilos. Boa solução, principalmente numa situação de crise hídrica.