Em um paÃs em que sete a cada dez lares têm pelo menos um animal de estimação, as cenas de pets no sofá ou no feed das redes sociais parecem perfeitas. Mas o retrato completo mostra uma situação diferente. O Brasil tem hoje cerca de 30 milhões de cães e gatos em situação de abandono, mostra uma pesquisa mundial da Mars Petcare, companhia global que mais alimenta cães no mundo e que detém a marca PEDIGREE®, entre outras. Os cães sem um lar somam 20,2 milhões e 177.600 estão em abrigos, à espera de adoção.
Entre tantos pets à procura de um colo, um tipo se destaca, pela frequência e número nos abrigos: os cães sem raça definida, que têm no vira-lata caramelo um legÃtimo representante. Patrimônio cultural e Ãcone brasileiro, o caramelo ultrapassou a fronteira dos memes e se tornou sÃmbolo de um movimento da marca PEDIGREE® pela adoção responsável e combate ao abandono animal.
O Brasil está entre os paÃses com maior população pet, com 149 milhões de animais de estimação. Entre os cães, 40% são sem raça definida e 25% estão em situação de abandono.
JULHO, MÊS DO VIRA-LATA
A popularidade e o carisma do vira-lata caramelo ainda não bastam para retirá-lo das estatÃsticas. Em grande número nos abrigos, os cães sem raça definida têm 90% menos chances de serem adotados que cães de raça.
Mas essa situação pode mudar. Há 16 anos incentivando a adoção responsável, com o programa "PEDIGREE® Adotar É Tudo de Bom", a marca decidiu que é hora de dar ao nosso vira-lata nacional o reconhecimento que merece. Um reconhecimento que vá além do Dia do Vira-Lata, comemorado no dia 31 de julho.
Uma das iniciativas para valorizar os cães sem raça definida é estudar a origem dos caramelos. Para isso, em parceria com a DNA Pets, PEDIGREE® está fazendo uma pesquisa genética para identificar caracterÃsticas comuns desses animaizinhos, tanto do ponto de vista fÃsico como comportamental e de saúde. O estudo dará origem a um relatório técnico que pretende mapear essa população canina e, quem sabe, transformar os caramelos numa raça.
A marca PEDIGREE® criou ainda o Caramelo Kennel Club, comunidade para tutores e admiradores do vira-lata. O clube oferece a possibilidade de registrar os cães e obter uma carteirinha digital. Já conta com mais de 3.000 membros cadastrados.
DOG SHOW
Outra iniciativa de PEDIGREE® foi a promoção do Caramelo Dog Show, evento para celebrar os cães sem raça definida e conscientizar sobre a causa. Além disso, está nos planos da marca estampar um vira-lata caramelo em suas embalagens de alimento, reforçando assim o compromisso com a causa.
O movimento conta ainda com uma plataforma para quem quer adotar, disponÃvel no site de PEDIGREE® (www.pedigree.com.br/adocao). Um QR Code nas embalagens da marca leva direto à página de adoção, onde ONGs parceiras cadastram os animais que estão prontos para ganhar um novo lar.
Criado em 2008, o programa "PEDIGREE® Adotar É Tudo de Bom" trabalha para zerar o número de cães abandonados no paÃs e já promoveu mais de 85,5 mil adoções incentivadas por campanhas e eventos, além de oferecer alimentos que ajudam cerca de 1.600 ONGs e protetores independentes. Já foram doadas mais de 3.147 toneladas de alimentos.
SÃmbolo do movimento de adoção da marca PEDIGREE®, o vira-lata caramelo é um cão inteligente, brincalhão e sociável. Além de ganhar um bom amigo, quem adota contribui para um futuro mais seguro dos cães sem raça definida e ajuda a mudar as estatÃsticas de abandono e espera em abrigos.
*conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha