Porto Seguro inova e diversifica negócios para seguir na liderança

Companhia faz série de aquisições em 2021 e lança novidades nas áreas de seguros, saúde, negócios financeiros e serviços

Companhia faz série de aquisições em 2021 e lança novidades nas áreas de seguros, saúde, negócios financeiros e serviços

Companhia faz série de aquisições em 2021 e lança novidades nas áreas de seguros, saúde, negócios financeiros e serviços Henrique Assale / Estúdio Folha

Grupos empresariais que querem se manter no topo precisam estar atentos às inovações do mercado e à transformação na demanda dos consumidores. É o que faz a Porto Seguro, empresa de 76 anos que investe em inovação e diversificação para seguir líder. Em 2021, a companhia realizou uma série de aquisições e lançou novos produtos e serviços.

"A Porto sempre buscou se posicionar como um verdadeiro ecossistema de produtos e serviços que facilitam o dia a dia e acompanham as pessoas em todos os momentos da vida", diz Luiz Arruda, diretor de Marketing da empresa. Nesse sentido, a companhia aumentou seu portfólio de negócios em quatro pilares estratégicos de atuação: seguros, saúde, negócios financeiros e serviços.

A iniciativa mais recente é um acordo com a Cosan para criar uma joint venture que irá operar na área de mobilidade. Batizado de Mobitech, o projeto já abriga o Carro Fácil, serviço de assinaturas de veículos. Posteriormente, haverá expansão do escopo para gestão de frotas leves e pesadas.

Antes, em outubro, a Porto comprou 74,6% da Atar, empresa de tecnologia bancária e outros serviços financeiros digitais. "Reforçamos a nossa estratégia de aceleração da transformação para o mercado digital", afirma Arruda.

No segmento de meios de pagamentos, a empresa adquiriu em junho 50% da ConectCar e lançou a Tag Porto Seguro, aceita em pedágios de rodovias de todo o Brasil e em mais de mil estacionamentos. Ao usá-la, os clientes acumulam pontos do programa PortoPlus, que podem ser trocados por prêmios, milhas aéreas e descontos em mais de 200 estabelecimentos.

No fim de janeiro, a companhia comprou 74,67% da Segfy, startup de São José dos Pinhais, no Paraná, que fornece tecnologias para cálculos de vendas de seguros. "Investimos em parcerias em diversas frentes diferentes para oferecer produtos e serviços de qualidade aos nossos clientes, que sejam personalizáveis e atendam exatamente às suas necessidades", comenta o executivo.

Em abril, a Porto adquiriu 13,5% de participação na Petlove, maior petshop online do país. Como parte da transação, a companhia transferiu para a varejista digital seu plano de saúde para animais de estimação, que foi renomeado de Health for Pet para Porto.Pet.

"A companhia usa frequentemente as avaliações da área de Experiência do Cliente para mapear novos caminhos de negócio, visando entregar muito mais que apenas um serviço ou produto, mas sim uma experiência que agregue valor e atenda às necessidades dos seus mais diversos perfis de clientes", destaca Arruda. "E essas aquisições fazem parte dessa estratégia", acrescenta.

LANÇAMENTOS

Em mais uma frente, a empresa firmou parceria com a Samsung e, desde março, oferece o Tech Fácil, plano de assinatura anual de smartphones. Ele permite a troca por um aparelho novo todos os anos. Estão incluídos na mensalidade seguro contra danos físicos, elétricos e por líquidos, roubo e furto e um celular reserva em caso de emergência. "Isso foi pensado para atingir o público mais jovem, que gosta de acompanhar os lançamentos e se manter sempre atualizado", diz o diretor.

O público jovem é foco de outras novidades da empresa, como o Vida On, seguro de vida que pode ser adquirido 100% online, a partir de R$ 9,26 ao mês. Além da cobertura por morte, ele inclui auxílio funeral individual ou familiar e cobertura para invalidez permanente total ou parcial por acidente, a ser usufruída em vida. A empresa colocou no mercado também o Vida do Seu Jeito, seguro de vida personalizável.

Na área de proteção patrimonial, a companhia criou o Bllu, produto destinado a proprietários de veículos que ainda não têm seguro. É um seguro por assinatura, com pagamentos mensais e que pode ser cancelado a qualquer momento, sem os compromissos de uma apólice tradicional, com validade de um ano.

"Nesse momento de pandemia, por exemplo, muitas pessoas estão reduzindo despesas, mas continuam precisando de um seguro automotivo. O Bllu, com coberturas essenciais, se posiciona como uma opção acessível e confiável nesse período", declara Arruda.

A empresa ampliou ainda a gama de serviços que beneficiam segurados e não segurados, como a disponibilização de moto aquática para resgates em enchentes, lançamento de rastreador de motocicletas e expansão da frota de veículos elétricos, inclusive guinchos.

"Nós investimos fortemente em pesquisas e análises da jornada dos nossos clientes, para identificar possíveis pontos sensíveis, podendo, assim, proporcionar melhorias não só nos serviços e atendimentos mas em toda a experiência com a Porto Seguro", diz Arruda.

A companhia continuará a investir em inovação e diversificação. "A Porto Seguro sempre teve a inovação em seu DNA", destaca o executivo. "Estamos sempre em busca de novas tecnologias e soluções inteligentes", conclui.

Brasileiro busca mais segurança e proteção

A pandemia de Covid-19 fez os brasileiros ficarem mais atentos à importância dos seguros e da saúde. Isso se refletiu nos números da Porto Seguro em 2021. Na área de planos de saúde, as receitas da companhia cresceram 20% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2020. O total de beneficiários superou 1,1 milhão de pessoas, um aumento de 11,2% na mesma comparação.

A busca por segurança não se limitou à saúde. O número de veículos segurados pela empresa chegou ao recorde de 5,8 milhões de unidades. A área de seguros como um todo cresceu 11,9%.

"A pandemia despertou uma importância ainda maior sobre proteção e segurança com relação à vida, à saúde e aos bens patrimoniais. As pessoas passaram a observar mais a si próprias e as suas famílias, seu ritmo de vida, e começaram a ter a percepção de que não podem esperar o risco chegar", diz Luiz Arruda, diretor de Marketing da Porto.

De acordo com ele, a pandemia acabou antecipando a decisão de contratação por quem já planejava ter um seguro. Com a resposta ao crescimento da demanda por proteção e segurança, o setor passou a ocupar um espaço maior na economia brasileira. "A Porto Seguro seguiu buscando alternativas que atendessem às necessidades dos clientes e impactassem positivamente a vida dos brasileiros", afirma Arruda.

Outros pilares de atuação da empresa registraram também impactos positivos. Na área de Negócios Financeiros, houve um aumento de 28,8% nas receitas no terceiro trimestre de 2021 sobre o mesmo período de 2020. A frente de serviços viu seu faturamento avançar 46% na mesma comparação, impulsionado pelo novo programa de assinatura de veículos Carro Fácil.

"A Porto realiza uma série de iniciativas que apontam para o uso cada vez mais intenso da tecnologia e na diversificação de produtos e serviços", comenta Arruda. "Notamos que clientes e corretores precisavam cada vez mais de soluções práticas que ajudassem a resolver algumas questões sem sair de casa e de forma rápida, e buscamos investir nesse caminho", acrescenta.