A cidade de São Paulo passa pelo maior programa de recuperação e manutenção de pontes e viadutos da história da cidade. Apenas neste ano, a Prefeitura irá investir mais de R$ 650 milhões.
O objetivo é concluir 300 obras até o fim de 2024, superando o Programa de Metas 2021-2024 (meta 37), que estimava fazer 260 intervenções em unidades estruturais de pontes e viadutos até o fim da gestão.
A ação com esse volume de intervenções é inédita na cidade e faz parte do Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos, criado em novembro de 2018, com o objetivo de instaurar uma cultura permanente de inspeções rotineiras e manutenções preventivas, promovendo a integridade e prolongando a vida útil das estruturas.
Desde então, a Prefeitura começou a recuperar ligações importantes, em todas as regiões, mas que nunca tinham passado por uma avaliação aprofundada nem por manutenção preventiva.
Foi assim que se constatou o comprometimento do Viaduto General OlÃmpio da Silveira, na avenida Pacaembu (zona oeste), por exemplo.
O viaduto foi construÃdo em 1939 e teve problemas estruturais em razão de impactos causados por acidentes, o que levou a Prefeitura a proibir o tráfego de caminhões e iniciar uma obra de recuperação em 2019. Os reparos estão na fase final.
Além desse caso, estão em fase de finalização as obras de reforço e recuperação estrutural nos viadutos Carlos Ferraci, Antônio Sanches de Larraigoiti Júnior, General Milton Tavares, Naor Guelfi, Beneficência Portuguesa, General Marcondes Salgado, ParaÃso, Sumaré, Doutor Arnaldo, Carlito Maia, Ponte Eng. Ary Torres e Complexo Viário Jacu-Pêssego.
Somados, somente os contratos dessas intervenções representam um investimento direto de R$ 62,8 milhões na infraestrutura viária da capital e na segurança de motoristas e pedestres.
Para a próxima etapa do programa de recuperação e manutenção de pontes e viadutos, a Prefeitura já conta com as licitações publicadas para 53 obras.
São importantes vias espalhadas por toda a cidade, como Ponte Bernardo Goldfarb, Viaduto Incinerador Vergueiro, Ponte Vitorino Goulart, Viaduto Santa Ifigênia e Passarela Prof. Dr. EmÃlio Athié.
28 OBRAS SIMULTÂNEAS
Hoje, há 28 obras simultâneas em andamento pela cidade, além de outras 215 em processo de contratação. Já foram contratadas 53 vistorias, que estão em fase de planejamento.Outras 924 inspeções estão em fase de adequação do edital para o processo licitatório.
Desde 2021, já foram investidos R$ 264 milhões no Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da cidade. Com as ações de inspeção e manutenção, a Prefeitura consegue reduzir os gastos públicos, além de garantir a segurança da população.
NOVAS TECNOLOGIAS
As novas tecnologias também ajudam a acelerar o programa, poupar recursos públicos e reduzir os transtornos causados no trânsito de uma metrópole com a dimensão de São Paulo.
Em várias obras, está sendo utilizada a fibra de carbono para execução dos reforços. Esse material confere resistência sem acrescentar peso às estruturas.
As novas juntas asfálticas são feitas de material mais moderno e com maior durabilidade, que estão substituindo as antigas juntas de dilatação. Para correção das fissuras no pavimento rÃgido, está sendo usada resina epóxi e aplicação de pó de quartzo, o que permite atuar em grandes áreas.
Para diminuir os impactos causados no trânsito, são instaladas plataformas suspensas (QuickDeck) para execução dos trabalhos sob os tabuleiros dos viadutos e pontes. Dessa forma, não há necessidade de interdições em importantes vias da cidade.
O Programa de Recuperação também contempla túneis. Além de já terem sido executadas algumas obras emergenciais pontuais, a Prefeitura trabalha na contratação de vistorias para essas estruturas.
A licitação em andamento contempla a inspeção de 29 túneis e passagens subterrâneas.
IMPORTÂNCIA DAS INSPEÇÕES
A Prefeitura de São Paulo realiza, rotineiramente, inspeções em pontes, viadutos, passarelas e túneis por meio das quais é possÃvel avaliar as reais condições das estruturas e, assim, obter elementos para verificação mais aprofundada das patologias decorrentes do processo natural de deterioração.
A depender da avaliação prévia, ou em intervalos de cinco a oito anos, são contratadas empresas para realizar a inspeção especial. O laudo decorrente da inspeção especial contém informações técnicas sobre a condição das estruturas e recomendações das ações a serem implementadas para garantia de sua segurança.
Com base nesses laudos são definidas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação de obras de recuperação. A inspeção especial permite a detecção prévia dos problemas e a consequente recuperação, minimizando os riscos e fomentando uma cultura de manutenção periódica das estruturas.
* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalÃstico da Folha de S.Paulo