Prefeitura de SP reforma hospital infantil com dinheiro recuperado do caso da máfia dos fiscais

Unidade na região central da cidade é referência nacional em pediatria; quartos contam com climatização, banheiros privativos e monitores que são ligados a uma central

A imagem mostra um quarto de hospital com um paciente deitado em uma cama hospitalar. O paciente está coberto com um cobertor vermelho e parece estar recebendo cuidados. Ao lado do paciente, uma pessoa está sentada, possivelmente um familiar ou cuidador. Em primeiro plano, há um monitor de sinais vitais exibindo gráficos e números, indicando a condição do paciente. O ambiente é bem iluminado e organizado, com equipamentos médicos visíveis ao fundo.

Paciente e sua mãe em andar reformado do Hospital Municipal Menino Jesus Sergio Barzaghi/Secom

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), na Bela Vista (zona central de SP), passou por uma reforma que modernizou toda a ala de internação do quinto andar, o que permite oferecer mais conforto, privacidade e segurança às crianças atendidas e às suas famílias.

A reforma, realizada pela Prefeitura de São Paulo, custou R$ 7,6 milhões e todo o dinheiro veio de recursos recuperados pelo Ministério Público de São Paulo no chamado caso "máfia dos fiscais" (escândalo de corrupção desbaratado em 2013). Ou seja, é o combate ao crime ajudando a salvar vidas.

"Nosso trabalho tem buscado não somente as penas de prisão, mas também a recuperação e a devolução daquilo que foi tirado da sociedade", afirmou o promotor Roberto Bodini. Em visita ao hospital, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, procurador-geral de Justiça, defendeu a união de esforços entre instituições para combater o crime e devolver recursos à sociedade. "Não é mais possível tolerar que a sociedade e o Estado sejam desafiados pelo crime, pela corrupção. Precisamos mostrar, de forma pedagógica, que o desvio de dinheiro não compensa e que gera um efeito deletério para a saúde das pessoas."

REFERÊNCIA EM SAÚDE

O Menino Jesus tem um padrão de atendimento exemplar, superior ao de muitos hospitais privados, o que fez com que fosse incluído na lista dos 250 "Melhores Hospitais Especializados do Mundo" pela revista Newsweek no ano passado.

Cada um dos 33 quartos modernizados, com capacidade para dois pacientes, conta com climatização, banheiros privativos e monitores multiparâmetros conectados à central de monitoramento. O espaço homenageia o pediatra Antônio Madeira, que foi superintendente do hospital por mais de 24 anos. "Ter meu nome associado à história do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus me enche de alegria, honra e orgulho. É uma felicidade que não tem palavras", afirmou o médico, durante a inauguração, no último dia 3 de junho.

A nova ala também conta com brinquedoteca e espaço pedagógico em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, reforçando o compromisso da administração municipal com a educação integral e o acolhimento.

O HMIMJ é referência em mais de 30 especialidades pediátricas, como fenda palatina, diabetes infantil, anemia falciforme, pé torto congênito e malformações. É destaque também pela excelência em cirurgia do intestino curto e transplante de fígado em crianças. Com atendimento 100% gratuito, realiza, em média, 7.000 consultas, 440 cirurgias e 970 exames por mês.

O hospital é administrado pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. Inaugurado em 1950, atende crianças e adolescentes. A estrutura, composta por centro cirúrgico, UTI, hospital dia, pronto atendimento, ambulatório, enfermaria, serviços de apoio técnico e área administrativa, é dividida em 10 andares, onde trabalham 957 profissionais.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha em parceria com a Prefeitura de São Paulo