Projeto inédito faz manutenção e reparo de cadeira de rodas, órteses e próteses em São Paulo

Paraoficina Móvel, da Prefeitura de São Paulo, é uma parceria com a AACD e, desde 2019, beneficiou mais de 17 mil pessoas; é possível agendar o serviço pelo número (11) 3913-4071

Técnico especializado em OPMs (Órteses, Próteses e Meios auxiliares de locomoção) faz manutenção em um equipamento em uma das vans da Paraoficina Móvel

Técnico especializado em OPMs (Órteses, Próteses e Meios auxiliares de locomoção) faz manutenção em um equipamento em uma das vans da Paraoficina Móvel Fabio Nunes/SMPED

Às vezes, um simples aperto de parafusos resolve. Em outras situações, um ajuste maior ou mesmo a troca de uma peça ou acessório é necessário para que a cadeira de rodas, uma órtese, prótese ou outro meio auxiliar de locomoção, como muletas, bengalas e andadores, volte a funcionar como deve. É possível, inclusive, agendar o serviço pelo número (11) 3913-4071.

Trata-se da Paraoficina Móvel, uma ação da Prefeitura de São Paulo. O serviço funciona desde 2019 em parceria com a AACD, organização referência na reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas. Já realizou mais de 17 mil reparos desde o seu lançamento, com uma média mensal de 82 atendimentos.

Neste ano, já foram aproximadamente 3.673 pessoas atendidas. Os serviços são feitos gratuitamente e realizados em uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para reparos, que é feita pela AACD.

A falta de manutenção e de reparos dos equipamentos, muitas vezes, faz com que deixem de ser usados ou continuem sendo usados de maneira precária, o que ameaça a segurança física dos usuários.

Por isso, a Paraoficina Móvel realiza a manutenção necessária e contribui para o aumento da durabilidade e funcionalidade das órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Esse serviço é destinado a quem recebeu algum desses equipamentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Johnny Nascimento da Silva, 42, é um dos usuários da Paraoficina Móvel quando necessita de manutenção para sua cadeira de rodas. Ele ficou paraplégico há 22 anos.

Casado e com uma filha de 14 anos, Silva faz diversas atividades, como academia, natação, caiaque e handebol. Para dar conta de tudo isso, sua cadeira de rodas precisa estar em perfeito estado de funcionamento.

ohnny Nascimento da Silva e a equipe da van da Paraoficina Móvel, após a manutenção realizada em sua cadeira de rodas, no Jardim Selma, zona sul de São Paulo
Johnny Nascimento da Silva e a equipe da van da Paraoficina Móvel, após a manutenção realizada em sua cadeira de rodas, no Jardim Selma, zona sul de São Paulo - Fabio Nunes/SMPED

Na última sexta-feira (7), ele compareceu à unidade da Paraoficina Móvel que estava próxima de sua casa, no Jardim Selma, zona sul de São Paulo. Ganhou uma revisão completa em sua cadeira de rodas.

"Esse serviço da Prefeitura ajuda muita gente. Não são muitas pessoas que têm condições de trocar os pneus da cadeira ou fazer algum reparo no estofado, por exemplo", disse.

O cadeirante aponta a facilidade de fazer contato e o fato de o serviço ficar disponível em vários pontos da cidade. "É a segunda vez que vou até a Paraoficina Móvel, e sempre me atendem muito bem, com muita atenção. Trocaram tudo o que pedi. Arrumaram os pés da cadeira e trocaram as quatro rodas, que estavam desgastadas", conta.

Como funciona

Os serviços são prestados por dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos.

Os atendimentos são realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), equipamentos de reabilitação da rede municipal de saúde.

Reparos que não forem possíveis de realização na Paraoficina Móvel serão encaminhados para a Oficina Ortopédica da AACD Ibirapuera.

Quem necessitar dos serviços deve procurar os CERs, que realizam o agendamento para os dias previstos no cronograma de visitas da Paraoficina Móvel de cada mês.

No dia agendado, o munícipe deverá apresentar o cartão do SUS e um documento com foto. O horário de atendimento é das 9h às 17h. O agendamento também pode ser feito pelo número (11) 3913-4071.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo