Cidade de São Paulo amplia atendimento odontológico à população

Prefeitura expande serviços, qualifica e capacita profissionais, fornece próteses dentárias nos 31 Centros de Especialidades Odontológicas e em 415 UBSs; até junho deste ano, foram feitos mais de 1,1 milhão de atendimentos

Cirurgiãs-dentistas atendem paciente na UBS Jardim Coimbra, na região de M’Boi Mirim, zona sul de São Paulo; UBSs dispõem de profissionais capacitados para fornecer próteses dentárias aos pacientes

Cirurgiãs-dentistas atendem paciente na UBS Jardim Coimbra, na região de M’Boi Mirim, zona sul de São Paulo; UBSs dispõem de profissionais capacitados para fornecer próteses dentárias aos pacientes Felipe Evers/SECOM

O número de atendimentos odontológicos nas unidades de saúde mantidas pela Prefeitura de São Paulo cresceu 49% em média nos seis primeiros meses deste ano na comparação com 2022. Até junho, foram 1.170.978 atendimentos, média de 195 mil por mês. Em 2022, foram 1.572.025, média de 131 mil por mês.

O aumento no atendimento fez também cair a espera para colocação de próteses dentárias. Em setembro de 2020, havia mais de 82 mil pessoas aguardando uma prótese. Neste ano, esse número caiu para 23.550 mil, o que representa uma queda de 71%.

Isso ocorreu devido a investimentos de gestão nessa área, como o aumento no número de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Em 2016, eram 29. Agora, 31.

Além disso, em dezembro de 2022, a prefeitura entregou o primeiro Centro de Cuidados Odontológicos (CCO) da cidade, na região central. A nova unidade tem capacidade de realizar 11.556 consultas por mês, com 20 consultórios completos, sendo dez voltados ao atendimento da Atenção Básica e dez destinados ao atendimento nas especialidades de endodontia, prótese e cirurgia oral menor e dor orofacial ou disfunção temporomandibular.

Essas unidades, junto com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oferecem tratamento clínico restaurador, endodontia, próteses e procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, além de atendimentos de urgência. Das 470 UBS, 415 estão aptas para colocação de próteses (leia texto nesta página).

QUALIFICAÇÃO

A fim de ampliar também a oferta de próteses fixas à população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu recentemente uma qualificação inovadora para profissionais dos 31 CEOs da cidade.

O curso, concluído em 15 de junho e ministrado pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), certificou 41 cirurgiões-dentistas e 40 auxiliares e técnicos em saúde bucal dos CEOs para a colocação de próteses fixas em um ou mais dentes com raízes ou estruturas dentárias remanescentes.

Anteriormente, apenas alguns cirurgiões-dentistas especialistas que atuavam nesses centros colocavam prótese fixa. Agora, com a capacitação, todos os profissionais que trabalham com prótese nos CEOs estão aptos a realizar o procedimento, possibilitando que os pacientes tenham acesso a mais esse serviço de média complexidade.

O cirurgião-dentista Luís Antônio Botecchia, do CEO Lapa, está entre os profissionais formados pelo curso. "Recebemos um recurso a mais com essa qualificação para complementar o nosso trabalho e atender a população da melhor forma."

Vera Lucia Neves, moradora da zona norte da capital, é uma das pacientes já contempladas. Ela recebeu a prótese fixa de três dentes. "Quando eu perdi os dentes, fiz uma prótese removível provisória com uma dentista particular e estava à espera de ter dinheiro para colocar uma prótese definitiva quando fui chamada para receber o atendimento gratuitamente. Meus dentes estão perfeitos, posso dizer que a vida já mudou, estou sorrindo melhor, e minha autoestima aumentou", conta.

Para ter acesso ao serviço de prótese fixa, o munícipe passa primeiro pelo tratamento odontológico realizado nos equipamentos da Atenção Básica, como as UBSs. Se houver necessidade e o cirurgião-dentista avaliar que o paciente apresenta as condições adequadas, ele será encaminhado a um dos 31 CEOs.

Capacitação de profissionais permite que UBSs forneçam próteses

O aumento da capacidade de atendimento para colocação de uma prótese dentária total ou removível se deve, entre outras iniciativas, a uma capacitação promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Saúde.

A capacitação foi realizada para 503 cirurgiões-dentistas e 1.057 auxiliares e técnicos, certificados em outubro de 2022. Esses profissionais foram habilitados para oferecer nas UBSs os serviços até então disponíveis exclusivamente nos CEOs.

Além dos cuidados primários, com ações de promoção e prevenção, restaurações, extrações dentárias e limpeza, as UBSs passaram a prestar também atendimento em próteses totais e removíveis, quando necessário.

Das 470 UBSs distribuídas em todas as regiões da cidade, 428 (91,06%) têm equipes de saúde bucal. Dessas, 415 já dispõem de profissionais aptos a colocar próteses. Somente de janeiro a agosto deste ano, as UBSs colocaram 46.047 próteses parciais removíveis e totais.

Durante o ano passado, foram fornecidas 46.976 próteses pelas UBSs, número significativamente maior do que os registrados em 2019, 2020 e 2021, quando foram entregues, respectivamente, 28.560, 16.515 e 24.210 próteses.

João Batista Prado Soares, 67, foi um dos beneficiados pela ampliação da oferta de próteses. "Tinha muitos dentes estragados. Nos últimos dois anos, só não senti mais vergonha porque, por conta da pandemia, eu usava máscara o tempo todo. Agora, estou sorrindo para todo mundo."

Até o fim deste ano, a SMS pretende qualificar novas turmas de profissionais da saúde bucal que atuam nas UBSs e aumentar ainda mais a capacidade de atendimento odontológico na rede básica.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo