Hospital no centro de SP é referência no atendimento à criança com fissura labiopalatina

Mantido pela Prefeitura, Hospital Municipal Infantil Menino Jesus segue protocolos internacionais no tratamento; de 2016 até 2022, a unidade realizou 1.889 cirurgias

A cidade de São Paulo abriga diversos serviços de saúde à população que são considerados de referência, pois oferecem especialidades específicas, com apoio e acompanhamento de equipes altamente especializadas.

É o caso do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), no bairro da Bela Vista, região central da cidade, referência no atendimento integral à criança com fissura labiopalatina.

A fissura labiopalatina é uma má-formação congênita (alterações estruturais e funcionais durante o desenvolvimento do feto) e está relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais, apresentando desde cicatriz labial até fissura labiopalatina completa, comprometendo lábios e palato, o chamado céu da boca.

Segundo dados do Ministério da Saúde, essa condição atinge 1 em cada 650 nascidos vivos no país.

De 2016 até 2022, o Menino Jesus recebeu mais de mil novos casos, sendo 128 crianças somente no ano passado. Em relação às cirurgias, no mesmo período, foram realizadas 1.889 no hospital, das quais 187 em 2022.

.
A arquiteta Vanessa Mineiro Faria Yoshimura e sua filha, Laura, 2, que passou por tratamento no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus desde os cinco dias de vida com profissionais especializados - Arquivo Pessoal

ORIENTAÇÃO

Uma das orientações médicas é que a criança seja acompanhada de forma regular, desde o nascimento. No HMIMJ, que é mantido pela Prefeitura de São Paulo, é disponibilizado um tratamento baseado em uma linha multiprofissional de cuidados, que garante a recuperação das funções, como fala, respiração, alimentação e dentição.

Assim, é possível oferecer mais qualidade de vida para a criança e maior comodidade para a família por encontrar todos os tratamentos em um só lugar.

Dependendo do tamanho da fissura, o diagnóstico pode ser feito ainda no pré-natal, por meio de ultrassom. As mães que fazem o acompanhamento na rede municipal de saúde por meio do programa Mãe Paulistana já são encaminhadas para o Hospital Menino Jesus.

E, quando a criança nasce, segue para o tratamento, com uma equipe composta por pediatra, cirurgiões plásticos, otorrinolaringologista, dentista, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeira e assistente social, que devem atuar de modo integrado e dentro de uma mesma linha de cuidado.

Quando o bebê sai da maternidade, já passa pela primeira consulta agendada no Menino Jesus, que é administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

Nas primeiras semanas de vida, ele é avaliado, e a família recebe orientações sobre os cuidados que devem ter com a criança, com amamentação, higiene bucal, além de um tratamento planejado e desenvolvido de forma personalizada.

A arquiteta Vanessa Mineiro Faria Yoshimura, 37, descobriu que sua filha tinha fissura labiopalatina com 19 semanas de gestação. Ela não titubeou em procurar o programa Mãe Paulistana para ser encaminhada ao Hospital Menino Jesus.

"A primeira consulta da Laura foi com cinco dias de vida, e nós tivemos todo o acompanhamento necessário. O tratamento no Menino Jesus é excelente, com profissionais especializados e superqualificados no tema. Hoje, a Laura, está com dois anos, falando tudo e se alimentando superbem", diz Vanessa.

O tratamento normalmente é longo, complexo e exige um acompanhamento contínuo, desde o nascimento até a idade adulta. Mesmo após as cirurgias primárias para a recuperação estética e funcional, recomendadas entre 6 e 24 meses de vida, é essencial a sequência de outras intervenções cirúrgicas para devolver a função do palato e da fala, além do enxerto ósseo e outras cirurgias secundárias, como rinoplastia e cirurgias plásticas, dependendo da extensão anatômica da fissura.

Além disso, são indicadas também consultas com toda a equipe multiprofissional para obtenção dos melhores resultados.

MÃE PAULISTANA

O programa Mãe Paulistana, da Secretaria Municipal da Saúde, faz o acompanhamento de gestantes e crianças até os dois anos de vida, que são atendidas na rede municipal de saúde. O programa já atendeu mais de 500 mil mulheres nos últimos seis anos e realiza hoje o acompanhamento de 51 mil gestantes na capital.

Entre as diretrizes do Mãe Paulistana estão:

  • Inclusão da gestante no programa na fase inicial (até a 12ª semana de gravidez)

  • Garantia de sete ou mais consultas de pré-natal

  • Realização de exames laboratoriais e ultrassonografia, testes rápidos para sífilis e HIV

  • Pactuação de pré-natal de risco

  • Transporte público gratuito (cartão SPTrans)

  • Visita antecipada à maternidade de referência para o parto, com grade de parto acessível

  • Agendamento pela maternidade

  • Garantia da consulta da puérpera e da primeira consulta do recém-nascido

  • Bolsa e enxoval para o recém-nascido

  • Estímulo ao aleitamento materno e vaga em creche para o bebê

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Mãe Paulistana.

SERVIÇO

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

R. dos Franceses, 250 - Bela Vista, São Paulo

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo.