A cidade de São Paulo abriga diversos serviços de saúde à população que são considerados de referência, pois oferecem especialidades especÃficas, com apoio e acompanhamento de equipes altamente especializadas.
É o caso do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), no bairro da Bela Vista, região central da cidade, referência no atendimento integral à criança com fissura labiopalatina.
A fissura labiopalatina é uma má-formação congênita (alterações estruturais e funcionais durante o desenvolvimento do feto) e está relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais, apresentando desde cicatriz labial até fissura labiopalatina completa, comprometendo lábios e palato, o chamado céu da boca.
Segundo dados do Ministério da Saúde, essa condição atinge 1 em cada 650 nascidos vivos no paÃs.
De 2016 até 2022, o Menino Jesus recebeu mais de mil novos casos, sendo 128 crianças somente no ano passado. Em relação à s cirurgias, no mesmo perÃodo, foram realizadas 1.889 no hospital, das quais 187 em 2022.
ORIENTAÇÃO
Uma das orientações médicas é que a criança seja acompanhada de forma regular, desde o nascimento. No HMIMJ, que é mantido pela Prefeitura de São Paulo, é disponibilizado um tratamento baseado em uma linha multiprofissional de cuidados, que garante a recuperação das funções, como fala, respiração, alimentação e dentição.
Assim, é possÃvel oferecer mais qualidade de vida para a criança e maior comodidade para a famÃlia por encontrar todos os tratamentos em um só lugar.
Dependendo do tamanho da fissura, o diagnóstico pode ser feito ainda no pré-natal, por meio de ultrassom. As mães que fazem o acompanhamento na rede municipal de saúde por meio do programa Mãe Paulistana já são encaminhadas para o Hospital Menino Jesus.
E, quando a criança nasce, segue para o tratamento, com uma equipe composta por pediatra, cirurgiões plásticos, otorrinolaringologista, dentista, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeira e assistente social, que devem atuar de modo integrado e dentro de uma mesma linha de cuidado.
Quando o bebê sai da maternidade, já passa pela primeira consulta agendada no Menino Jesus, que é administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social SÃrio-Libanês.
Nas primeiras semanas de vida, ele é avaliado, e a famÃlia recebe orientações sobre os cuidados que devem ter com a criança, com amamentação, higiene bucal, além de um tratamento planejado e desenvolvido de forma personalizada.
A arquiteta Vanessa Mineiro Faria Yoshimura, 37, descobriu que sua filha tinha fissura labiopalatina com 19 semanas de gestação. Ela não titubeou em procurar o programa Mãe Paulistana para ser encaminhada ao Hospital Menino Jesus.
"A primeira consulta da Laura foi com cinco dias de vida, e nós tivemos todo o acompanhamento necessário. O tratamento no Menino Jesus é excelente, com profissionais especializados e superqualificados no tema. Hoje, a Laura, está com dois anos, falando tudo e se alimentando superbem", diz Vanessa.
O tratamento normalmente é longo, complexo e exige um acompanhamento contÃnuo, desde o nascimento até a idade adulta. Mesmo após as cirurgias primárias para a recuperação estética e funcional, recomendadas entre 6 e 24 meses de vida, é essencial a sequência de outras intervenções cirúrgicas para devolver a função do palato e da fala, além do enxerto ósseo e outras cirurgias secundárias, como rinoplastia e cirurgias plásticas, dependendo da extensão anatômica da fissura.
Além disso, são indicadas também consultas com toda a equipe multiprofissional para obtenção dos melhores resultados.
MÃE PAULISTANA
O programa Mãe Paulistana, da Secretaria Municipal da Saúde, faz o acompanhamento de gestantes e crianças até os dois anos de vida, que são atendidas na rede municipal de saúde. O programa já atendeu mais de 500 mil mulheres nos últimos seis anos e realiza hoje o acompanhamento de 51 mil gestantes na capital.
Entre as diretrizes do Mãe Paulistana estão:
-
Inclusão da gestante no programa na fase inicial (até a 12ª semana de gravidez)
-
Garantia de sete ou mais consultas de pré-natal
-
Realização de exames laboratoriais e ultrassonografia, testes rápidos para sÃfilis e HIV
-
Pactuação de pré-natal de risco
-
Transporte público gratuito (cartão SPTrans)
-
Visita antecipada à maternidade de referência para o parto, com grade de parto acessÃvel
-
Agendamento pela maternidade
-
Garantia da consulta da puérpera e da primeira consulta do recém-nascido
-
Bolsa e enxoval para o recém-nascido
-
EstÃmulo ao aleitamento materno e vaga em creche para o bebê
Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Mãe Paulistana.
SERVIÇO
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
R. dos Franceses, 250 - Bela Vista, São Paulo
* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalÃstico da Folha de S.Paulo.