Mutirão de serviços para pessoas com deficiência acontece neste sábado (5) na cidade de SP

Prefeitura promove a 4ª edição do Inclui Sampa nos Bairros; desta vez, evento acontece na zona oeste e disponibiliza serviços nas áreas de saúde, habitação e transportes, entre outros

.

Profissionais da Secretaria da Saúde fazem atendimento durante o Inclui Sampa nos Bairros que aconteceu no Jardim Paulistano, zona norte de São Paulo Divulgação/SMPED

Vários serviços públicos voltados para as pessoas com deficiência que moram na capital, disponíveis em um só lugar, no mesmo dia, com a participação de diversas secretarias da Prefeitura de São Paulo, além de institutos e de órgãos do Estado.

Esse é o objetivo da 4ª edição do Inclui Sampa nos Bairros, que acontece neste sábado (5), no CEU (Centro de Educação Unificada) Jaguaré – Professor Henrique Gamba, zona oeste de São Paulo, das 9h às 15h.

O projeto realizado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) disponibiliza, de forma rápida e prática, diversos serviços públicos nas áreas da saúde, habitação, transportes e muitas outras para a população com deficiência.

O Inclui Sampa nos Bairros já foi realizado nas zonas norte, sul e leste e atendeu mais de 5.000 pessoas.

.
Paciente passa por consulta com oftalmologista durante o Inclui Sampa nos Bairros, em Sapopemba, zona leste da cidade - Divulgação/SMPED

NOVIDADES

Essa quarta edição contará com algumas novidades nos serviços. A equipe técnica da SMPED estará disponível para fornecer o serviço de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA).

Os servidores serão responsáveis por atender o munícipe, receber os documentos necessários e emitir a CIPTEA.

Para solicitá-la, são necessários os seguintes documentos:

  • RG/RNE e CPF da pessoa com TEA
  • RG/RNE e CPF do responsável legal pela pessoa com TEA
  • Foto 3x4 em formato de documento
  • Comprovante de endereço recente (dentro do prazo de até 90 dias de emissão)

- Laudo médico que ateste o diagnóstico de TEA, com o número do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), data, assinatura e número do registro profissional (CRM) do médico responsável

Outra novidade do Inclui Sampa nos Bairros será a presença de uma unidade móvel da Defensoria Pública do Estado de São Paulo para dar orientações jurídicas acerca dos direitos das pessoas com deficiência. Além disso, será oferecida ajuda para marcar atendimentos nas Unidades da Defensoria Pública.

.
Profissional da Paraoficina Móvel faz manutenção em cadeira de rodas de participante do Inclui Sampa nos Bairros, em Capão Redondo, zona sul de São Paulo - Divulgação/SMPED

SECRETARIAS

Entre as secretarias municipais que participarão do mutirão estão as de Transporte e Mobilidade Urbana, além da SPTrans - São Paulo Transporte, que oferecerão orientações sobre o Bilhete Único Especial, a credencial DeFis (autorização especial para estacionamento de veículos) e a Isenção de Rodízio para pessoas com deficiência.

A pasta de Assistência e Desenvolvimento Econômico Social, por sua vez, estará presente com a Unidade Móvel do CADÚnico, que oferece orientações sobre Renda Cidadã, Ação Jovem, Bolsa Família, Renda Mínima e Auxílio Emergencial.

Além dos serviços, o público também terá acesso a apresentações culturais e esportivas, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).

Clique aqui para saber mais informações sobre a 4ª edição do Inclui Sampa nos Bairros e os serviços que serão oferecidos.

Inclui Sampa nos Bairros – 4ª edição:

  • Data: 5/8 (sábado)

  • Horário: 9h às 15h

  • Local: CEU Jaguaré – Professor Henrique Gamba

  • Endereço: Avenida Kenkiti Simomoto, 80, Jaguaré

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo