Parceria melhora renda para catadores de material reciclável em São Paulo

Projeto Estação Preço de Fábrica, parceria que une indústrias e empresas, tem a participação da Prefeitura; remuneração das pessoas pode quadruplicar com o sistema de pagamento implantado, que não envolve intermediários na entrega do material coletado

A reciclagem, que é o reaproveitamento de materiais descartados, é um dos pilares da sustentabilidade. Na cidade de São Paulo, esse processo ganhou um novo estímulo com a melhora da remuneração dos catadores, cuja atividade gera renda e ajuda a preservar o planeta.

Um projeto piloto que une a Prefeitura de São Paulo, empresas e a startup Green Mining corta a intermediação entre os catadores e a indústria da reciclagem. Com isso, o dinheiro pago aos catadores pelos produtos é maior.

O programa se chama Estação Preço de Fábrica. Trata-se de um contêiner instalado no Mercado Municipal de Pinheiros, na zona oeste da cidade, em espaço cedido por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento.

.
Estação Preço de Fábrica, que fica no Mercado Municipal de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, elimina intermediários e aumenta renda de catadores de material reciclável - Edson Lopes Jr/SECOM

Na Estação, o catador entrega e pesa o material reciclável, obtendo um recibo de movimentação. Por intermédio de um aplicativo de celular, ele controla tudo o que entregou e registra uma conta na qual o dinheiro vai ser depositado.

O pagamento é automático e acontece todas as sextas-feiras por pix, sempre que o valor acumulado na semana for de no mínimo R$ 10.

Nesse modelo, a renda dos catadores fica até quatro vezes maior, uma vez que a intermediação chega a ficar com 80% do valor pago pelos produtos.

Os números alcançados desde o início do projeto-piloto, em 19 de junho deste ano, comprovam a eficácia da proposta. Na Estação Preço de Fábrica do Mercado Municipal de Pinheiros, foram entregues 18 toneladas de materiais, como vidro, papelão, papel cartão, papel branco, plástico PET verde, transparente e azul (garrafa d'água) por 70 catadores.

Um deles é Edson Cardoso, 47, que trabalha na coleta de recicláveis há 27 anos na região de Pinheiros e afirma que está muito satisfeito com o serviço. Com a iniciativa, consegue lucrar mais que o dobro na venda dos materiais. "Está ajudando muito na minha renda, muito importante esse projeto", diz Cardoso, que, até o momento, já entregou 1.316 quilos de recicláveis.

O Mercado Municipal de Pinheiros que abriga a Estação Preço de Fábrica fica na rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

O programa Estação Preço de Fábrica está de acordo com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) para serem cumpridos até 2030, com os quais a Prefeitura de São Paulo está comprometida.

* Esta página é uma produção do Estúdio Folha para a Prefeitura de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico da Folha de S.Paulo