Estudantes da Rede Municipal aprendem agricultura familiar em hortas na cidade de SP

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participam do Rolê Agroecológico Zona Rural Sul; objetivo é conhecer na prática sobre alimentação saudável e sustentabilidade

Conhecer a importância da agricultura familiar tanto para a economia quanto para o abastecimento de alimentos na cidade, estimulando o ensino de educação alimentar, nutricional e a importância da sustentabilidade.

Essa é a proposta da Prefeitura de São Paulo que, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, levará 550 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, de 13 escolas da Rede Municipal, para conhecer as atividades da agricultura familiar na cidade de São Paulo.

Trata-se do Rolê Agroecológico na Zona Rural Sul, que começa nesta segunda-feira (11) em hortas e propriedades urbanas da capital. O programa funcionará como projeto piloto e vai até o dia 29 de setembro.

.
Aluno participa de colheita de verdura; projeto Rolê Agroecológico na Zona Rural Sul pretende que estudantes do Ensino Fundamental aprendam sobre agricultura familiar e sustentabilidade - Divulgação

O 6º ano foi escolhido para a primeira etapa da experiência porque o currículo destinado a esses alunos dá mais ênfase à educação ambiental. A previsão é estender a implementação para toda a Rede Municipal a partir do próximo ano.

O Rolê Agroecológico permitirá que os estudantes conheçam mais sobre o funcionamento da agricultura familiar e tenham contato direto com os alimentos, o que os estimulará a ter uma alimentação mais saudável, além de aprenderem mais sobre sustentabilidade.

O programa ainda atende as diretrizes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU (Organização das Nações Unidas), e do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima-SP).

Os roteiros vão ocorrer em 14 endereços diferentes dentro da cidade de São Paulo. Cada uma das propriedades tem uma particularidade que poderá ser explorada durante as atividades pedagógicas.

Os agricultores participantes do projeto foram capacitados para receber os estudantes para a vivência.

Ao final da visita, todos os participantes vão receber um kit feirinha orgânica com cinco itens, entre legumes, frutas, raízes, temperos ou muda de plantas.

Propiciar que os estudantes do ensino fundamental tomem contato com essas questões é considerado positivo para Roberto da Silva, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo).

Do ponto de vista pedagógico, Silva afirma que o contato dos estudantes com a terra, natureza, animais, plantas e águas, durante a visita às propriedades, estimula não somente a sensibilidade, mas também o aprendizado.

"A educação se faz em múltiplos espaços, além da sala de aula, o que é chamado de educação social. Além disso, é o reconhecimento pelo governo da agricultura familiar como um valor e um investimento para formação de segurança alimentar e nutricional", diz Silva.

Confira a programação das visitas do Rolê Agroecológico:

  • 11/9 – CEU EMEF Perus

  • 12/9 – EMEF Rodrigues Alves

  • 14/9 – EMEF Aclamado

  • 15/9 – EMEF Tarsila do Amaral

  • 19/9 – EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha

  • 20/9 – EMEF Lino de Mattos

  • 21/9 – EMEF Professor João Carlos da Silva Borges

  • 22/9 – EMEF Pracinhas da FEB

  • 23/9 – EMEF Guimarães Rosa

  • 26/9 – CEU EMEF Jardim Paulistano

  • 27/9 – EMEF Professor Mailson Delane

  • 28/9 – CEU EMEF Três Lagos

  • 29/9 – CEU EMEF Professor Antonio Carlos Rocha

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha