Prefeitura aprova retrofit de prédio histórico na avenida Ipiranga, centro de SP

Imóvel de herdeiros do conde Lara, que abrigava escritórios, terá 120 apartamentos; ação faz parte do Programa Requalifica Centro, que dá incentivos para reforma de edificações antigas

A Prefeitura de São Paulo aprovou o projeto de requalificação e transformação (retrofit) do Edifício Taquari, localizado na avenida Ipiranga, 952, que, por quase cinco décadas, abrigou escritórios. O prédio terá 120 apartamentos.

O imóvel foi construído pela família de Antonio de Toledo Lara, o conde de Lara, que foi o segundo maior proprietário de imóveis na região central de São Paulo na década de 1910.

A edificação a ser reformada foi construída em 1972, a pedido de um dos filhos do conde, Antonio de Toledo Lara Filho. O Alvará de Aprovação de Requalificação foi concedido em 22 de agosto pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

.
Edifício Taquari, na avenida Ipiranga, que será transformado em prédio com 120 apartamentos e loja no mezanino e térreo; retrofit faz parte do Programa Requalifica Centro, da Prefeitura de São Paulo - Edson Lopes Jr/SECOM

O documento autoriza a reforma e a mudança de uso da edificação, que passará a contar com 13 andares, 120 apartamentos e loja no mezanino e térreo. Clique aqui e confira o despacho do alvará no "Diário Oficial".

É mais uma ação da Prefeitura no resgate da memória do centro de São Paulo, que também autorizou, recentemente, o retrofit do antigo prédio da Telesp, situado na rua 7 de Abril. Clique aqui e saiba mais sobre essa autorização.

A autorização para o retrofit do prédio da avenida Ipiranga faz parte do Programa Requalifica Centro, que dá incentivos fiscais para reforma de edifícios antigos na região central. O imóvel da avenida Ipiranga é o quinto a receber um alvará emitido por meio do programa. A SMUL analisa outros 19 processos de retrofit.

PRÉDIO HISTÓRICO

O Edifício Taquari é histórico desde a sua concepção. Foi projetado pelo escritório do engenheiro Francisco de Paula Ramos de Azevedo, considerado pioneiro da construção civil em São Paulo.

Ramos de Azevedo foi responsável por desenhar prédios icônicos da cidade, como o Theatro Municipal, o Mercado Municipal, a Pinacoteca e o próprio prédio da Telesp que teve o retrofit aprovado pela Prefeitura em abril.

O prédio dos herdeiros do conde de Lara abrigava dezenas de escritórios e lojas. Até o surgimento da pandemia de Covid-19, salas comerciais de diversos segmentos, como advocacia e contabilidade, além de um espaço para a própria família do Conde cuidar dos negócios, ainda funcionavam no local.

De acordo com o bisneto do conde de Lara, o homônimo Antonio de Toledo Lara, a ideia agora para o local é a construção de apartamentos destinados à locação. As obras devem durar dez meses.

CONDE DE LARA

Nos anos 1910, Antonio de Toledo Lara era o segundo maior detentor de imóveis no centro da cidade, com 15 edificações ao todo.

Entre os edifícios mais relevantes, destaca-se o Palacete Tereza, construído em 1910 na rua Quintino Bocaiúva. O nome do imóvel é uma homenagem a Tereza Toledo Lara, filha do conde.

A edificação abrigou a primeira loja de instrumentos da cidade, Casa Bevilacqua, a editora de música Irmãos Vitale e a Rádio Record.

Tais estabelecimentos fizeram com que o lugar fosse popularmente batizado como "A esquina musical de São Paulo". Atualmente, o local abriga o espaço sociocultural e gastronômico Casa de Francisca.

Outro edifício de propriedade do conde que desperta a atenção é o Palacete Lara, situado na rua Líbero Badaró. No seu térreo havia um salão bastante ativo, que abrigava exposições de artistas da época.

Em 1917, a pintora Anita Malfatti realizou no local a "Exposição de Pintura Moderna", ponto fundamental para o início do movimento modernista brasileiro. Hoje, o espaço é ocupado por um restaurante.

A importância do conde de Lara foi consolidada através de uma homenagem da Santa Casa de São Paulo. Desde 1939, ele empresta o seu nome a um pavilhão do hospital em razão das inúmeras doações que fez para auxiliar com as despesas financeiras da unidade de saúde.

REQUALIFICA CENTRO

O Programa Requalifica Centro estabelece incentivos fiscais para estimular a requalificação de prédios antigos da região central da cidade. O objetivo é estimular maior oferta de imóveis habitacionais para adensar o centro e atrair investimentos para a região.

O programa tem como alvo as edificações construídas até 23 de setembro de 1992 ou licenciadas com base na legislação vigente e localizadas em um perímetro estimado em 6,4 km² da região central.

Entre os incentivos fiscais estão:

  • Remissão dos créditos de IPTU

  • Isenção de IPTU nos três primeiros anos a partir da emissão do certificado de conclusão de obra

  • Aplicação de alíquotas progressivas para o IPTU pelo prazo de cinco anos após a isenção descrita acima, sendo que no 6º ano o imóvel atinge a alíquota integral do imposto

  • Redução para 2% da alíquota de ISS para os serviços relativos à obra de requalificação (engenharia, arquitetura, construção civil, limpeza, manutenção, meio ambiente)

  • Isenção de ITBI (imposto sobre transferência de imóveis) aos imóveis objetos de requalificação e isenção de taxas municipais para instalação e funcionamento por cinco anos

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha