Prefeitura de SP utiliza tecnologia avançada para monitorar saúde cerebral de bebês

Equipamento de monitoramento encefálico em hospitais municipais identifica desde convulsões até infecções que podem afetar o desenvolvimento neurológico dos recém-nascidos; diagnóstico possibilita antecipar tratamento

A Prefeitura de São Paulo está implantando uma tecnologia avançada para monitorar a saúde cerebral de recém-nascidos nas unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatais da rede municipal de saúde.

O monitoramento encefálico é essencial para detectar possíveis alterações em recém-nascidos que enfrentaram complicações no parto ou são prematuros.

Isso permite identificar problemas e iniciar o tratamento imediatamente, evitando danos intelectuais ou mentais a médio e longo prazo.

.
Médico faz monitoramento encefálico de recém-nascido, em UTI neonatal de um dos cinco hospitais municipais de São Paulo que adotaram essa tecnologia - Paulo Guereta/SECOM

Nas unidades que já possuem o equipamento, 12.768 partos foram realizados neste ano, entre janeiro e julho. Desde maio, 111 crianças foram beneficiadas com a tecnologia inovadora. Em 2022, cerca de 40 mil bebês nasceram nas maternidades municipais.

O novo equipamento possibilita identificar precocemente uma ampla gama de condições, como convulsões, que podem afetar o desenvolvimento neurológico dos bebês.

Além da tecnologia, as equipes multidisciplinares dos hospitais (enfermeiros, técnicos em enfermagem, neonatologistas, entre outros) passaram por treinamento especializado.

A inovação está sendo implantada primeiro em cinco hospitais municipais por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS):

- HM Waldomiro de Paula

- Hospital Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha - Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva

- HM Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha - Campo Limpo

- HM Prof. Alípio Corrêa Netto - Ermelino Matarazzo

- HM Tide Setúbal

O projeto foi iniciado após a aprovação da Lei Municipal nº 17.569, de 8 de junho de 2021, que criou o Programa de Proteção Cerebral para Prevenção de Sequelas Neurológicas em Bebês.

Clique aqui para saber mais sobre essa lei.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha