População pode acessar serviço 156 da Prefeitura pelo WhatsApp para agilizar atendimento

Por meio de um assistente virtual acessado pelo celular, cidadão pode solicitar trabalhos como tapa-buraco, poda de árvore, denunciar violência contra mulher e racismo, entre outros

O serviço 156, da Prefeitura de São Paulo, agora pode ser acessado pelo WhatsApp. Trata-se do Chat SP156, um robô de atendimento que permite ao munícipe acompanhar o andamento de pedidos e solicitar serviços importantes (veja lista abaixo).

Para utilizar o chatbot, anunciado no último dia 10 de outubro, basta adicionar o número 11 3230-5156 no WhatsApp e mandar uma mensagem. Caso o usuário necessite de um serviço ainda não disponível no chat, será transferido para um atendimento humano na própria plataforma.

Um chatbot é um programa de computador que usa inteligência artificial (IA) e processamento de linguagem natural (NPL) para entender as dúvidas do cliente e automatizar as respostas a elas, simulando uma conversa humana. Atualmente, essa tecnologia é utilizada em vários serviços, como de bancos, telefonia e compras.

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Assistente virtual Chat SP156, da Prefeitura de São Paulo, agora pode ser acessado pela população pelo WhatsApp, o que agilizará atendimento - Divulgação

O chat vai facilitar a interface do cidadão, que é um usuário do serviço público, com a Prefeitura, que é a prestadora do serviço, agilizando o atendimento à população.

Na primeira fase de operação assistida, estarão disponíveis 11 serviços fixos considerados essenciais e um irá variar de acordo com o calendário da cidade e do cronograma da Prefeitura, como o Baixas Temperaturas, no inverno, e o de Altas Temperaturas, no verão. No período de chuvas, o serviço de alertas de alagamento. A expectativa é incluir ao menos duas novas opções a cada mês.

Não é necessária nenhuma senha ou cadastro para acessar o chatbot. Porém, para solicitar alguns serviços como adoção de cães e gatos, é preciso se cadastrar no SP156. Clique aqui e siga os passos para fazer o cadastro.

O Chat SP156 é mais uma opção de atendimento aos cidadãos, ao lado do Portal 156, do aplicativo SP156 (disponível para baixar no Google Play e na Apple Store) e da Central Telefônica 156, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). Assim, os cidadãos têm mais opções para entrar em contato com a Prefeitura e solicitar serviços públicos.

SERVIÇOS QUE PODEM SER ACESSADOS NO WHATSAPP

  • Tapa-Buraco

  • Baixas Temperaturas - Solicitar atendimento social

  • Adotar cães e gatos

  • Denunciar violência contra mulher

  • Denunciar racismo

  • Árvore - Solicitar avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção

  • Entulho e grandes objetos em via pública - Solicitar remoção

  • Solicitar remoção de veículos/carcaça abandonado na via pública

  • Solicitar limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita

  • Foco de dengue - Solicitar vistoria de local com água parada

  • Ponto de ônibus - Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha