A Prefeitura de São Paulo vai conceder uma subvenção de 25% do valor das obras de requalificação para empreendimentos localizados na região do perímetro do Requalifica Centro. Trata-se de mais uma medida para incentivar a revitalização da região central da cidade
O decreto da Prefeitura que estipula subvenção de R$ 1 bilhão foi assinado na sexta-feira (27) durante a entrega do Habite-se do edifício Renata Sampaio Ferreira, imóvel atendido pelo Programa Requalifica Centro.
Esse é mais um dos incentivos lançados pela Prefeitura com o objetivo de atrair empreendedores do setor imobiliário para investirem no centro e assim melhorar as condições dos imóveis, sejam residenciais ou comerciais na região.
Para que os empreendedores e proprietários possam ter direito a usufruir do incentivo, devem demonstrar os benefícios que a obras trarão ao município, conforme os critérios estabelecidos, e que os imóveis se enquadrem nas categorias de relevância urbanística previstas no decreto.
Uma comissão do Executivo vai avaliar cada solicitação de subvenção e os impactos positivos que cada intervenção causará para a cidade.
EDIFÍCIO RENATA
O Edifício Renata Sampaio Ferreira, primeiro empreendimento requalificado a ficar pronto no âmbito do Programa Requalifica Centro, recebeu no último dia 18 o Habite-se para uso residencial e comercial. O prédio, originalmente construído para abrigar salas comerciais, conta agora com 93 apartamentos, além de novos espaços para programações culturais e gastronômicas.
O Edifício Renata Sampaio Ferreira fica na esquina das ruas Araújo e Major Sertório, imediações do Edifício Copan. Construído na década de 1950 e protegido pelo patrimônio histórico, o prédio foi reformado preservando todas as características originais da edificação.
As fachadas, de reconhecido valor arquitetônico, foram restauradas. Elas são constituídas por cobogós, elementos construtivos vazados que otimizam a incidência de luz e ventilação naturais nos espaços internos do edifício.
REQUALIFICA CENTRO
O Programa Requalifica Centro estabelece uma série de incentivos fiscais e edilícios para estimular a requalificação (retrofit) de prédios antigos subutilizados ou abandonados no seu perímetro de atuação.
Entre os incentivos fiscais estão:
-
Remissão dos créditos de IPTU
-
Isenção de IPTU a partir da emissão do Certificado de Conclusão de obra
-
Aplicação de alíquotas progressivas para o IPTU pelo prazo de cinco anos
-
Redução para 2% da alíquota de ISS para os serviços relativos à obra de requalificação (engenharia, arquitetura, construção civil, limpeza, manutenção, meio ambiente)
-
Isenção de ITBI-IV aos imóveis objetos de requalificação
-
Isenção de taxas municipais para instalação e funcionamento por cinco anos
PROJETOS APROVADOS PELO REQUALIFICA CENTRO:
Edifício Rodrigo Soares
- Rua Aurora, 850
- 122 unidades residenciais
Edifício 7 de Abril
- Rua Sete de Abril, 295
- 282 unidades residenciais
Edifício Rua São Bento
- Rua São Bento, 487
- 7 unidades residenciais
Edifício Taquari
- Avenida Ipiranga, 952
- 120 unidades residenciais
Edifício das Américas
- Rua Riachuelo, 217-221
- 69 unidades residenciais
Edifício Dona Marcha
- Avenida Duque de Caxias, 408
- 86 unidades residenciais
Edifício Chrysler
- Praça da República, 497
- 283 unidades residenciais
Edifício Renata Sampaio Ferreira
- Rua Araújo, 216
- 93 unidades residenciais
Edifício Azaleia
- Rua Araújo, 224
- Serviço de hospedagem e eventos
Edifício Av. Rio Branco
- Avenida Rio Branco, 595
- 23 salas para escritórios
Edifício Virgínia
- Rua Martins Fontes, 185
- 119 unidades residenciais
Para mais informações sobre o Requalifica Centro, acesse a página do Programa
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha