Audiovisual de São Paulo contribui com R$ 5 bi no PIB e melhora indicadores econômicos da cidade e do país

Pesquisa da Fipe divulgada pela Spcine, da Prefeitura, mostra que setor impacta riqueza brasileira e geração de empregos; agência pública concederá 330 bolsas gratuitas para formação profissional

A Indústria do audiovisual da cidade de São Paulo contribuiu com cerca de R$ 5,18 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de riquezas produzidas em um ano) brasileiro e R$ 4,85 bilhões para o PIB municipal, segundo a pesquisa "Impactos Socioeconômicos do Setor Audiovisual Paulistano", feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a pedido do Observatório Spcine.

O audiovisual paulistano é responsável pela criação de 57,6 mil empregos no Brasil. Número que representa cerca de 0,05% de toda a ocupação nacional. Só na cidade, são 52,3 mil empregos, o equivalente a 0,74% do total.

A Spcine é a empresa de cinema audiovisual de São Paulo, iniciativa da Prefeitura com foco no desenvolvimento dos setores de cinema, TV, games e novas mídias.

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Evento da Spcine, que estimula a indústria do audiovisual na cidade de São Paulo, gerando renda e empregos - Divulgação

A pesquisa aponta ainda que para cada R$ 1 pago pelo consumidor final para ter acesso a uma obra audiovisual, por exemplo, no ingresso do cinema ou na assinatura de uma plataforma de streaming, são gerados outros R$ 3,69 na economia brasileira, representando um fator multiplicador superior a outros setores, como agricultura (R$ 2,54) e construção civil (R$ 3,42).

No custo total de produção de uma obra audiovisual, apenas 9,8% são de insumos desse setor. O restante, 90,2% são de outros 67 setores econômicos, como agricultura, turismo e transportes, por exemplo.

Clique aqui para acessar a pesquisa completa.

BOLSAS DE ESTUDO

Em evento da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a Prefeitura divulgou o 2º Programa de Aprimoramento Profissional para o setor Audiovisual Paulistano, que vai conceder 330 bolsas de estudo espalhadas por 16 cursos de qualificação técnica em audiovisual.

Para essa iniciativa, a área de Formação da Spcine firmou parceria com nove instituições e organizações parceiras, com a oferta de 686 horas de atividades. As inscrições para os primeiros cursos serão abertas em dezembro deste ano.

A iniciativa integra a política de Formação da Spcine, que contempla as dimensões técnica, empreendedora, artística e crítica da educação audiovisual.

Os programas e ações da área buscam aproximar talentos do audiovisual e da economia criativa do mercado de trabalho por meio de masterclasses, cursos e iniciativas de aprimoramento para profissionais do setor.

As bolsas contemplam os projetos a seguir:

EM-CURTA

Projeto de suporte criativo por meio do visionamento e consultorias online de cortes de montagem para curtas-metragens de ficção e documentário, já filmados e em fase de edição, por realizadores estreantes.

  • Total de bolsas: 10
  • Carga horária: 3 meses
  • Público-alvo: Realizadores estreantes com curta-metragem em desenvolvimento

SPLIT

Estúdio de animação que atua no mercado brasileiro e internacional há mais de 10 anos, na capacitação e formação de novos talentos. Os cursos serão ministrados por profissionais da área que atuam no mercado de animação.

  • Total de bolsas: 40
  • Carga horária: 2 meses
  • Cursos: Storyboard para Animação/ Animação em Cut-Out

LATC- LATIN AMERICAN TRAINING CENTER

Curso Inglês para Profissionais do Audiovisual oferece a profissionais do setor e/ou pessoas recém-graduadas a oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento em inglês por meio de aulas online ao vivo em turmas reduzidas.

  • Total de bolsas: 100
  • Carga horária: 5 meses
  • Público-alvo: interessados no curso de inglês para audiovisual

BUCARESTE

A Bucareste Ateliê de Cinema (BAC) é uma escola dedicada à cinematografia e a outras áreas do cinema. Em cursos práticos, os alunos encontrarão um espaço em que poderão exercitar os conceitos aplicados durante as aulas.

  • Total de bolsas: 51
  • Carga horária: 170 horas
  • Cursos: Operação de câmera / Assistência de câmera / Gerenciamento de audiovisual – Logger / NMF Red Education

JAMAC

O Projeto JAMAC Cinema Digital acontece no Espaço de Cultura Independente JAMAC e realiza formação e difusão na região da Cidade Ademar e Pedreira desde 2009, atendendo uma média de 5.000 pessoas em formação.

  • Total de bolsas: 60
  • Carga horária: 70 horas
  • Cursos: Assistente de Produção Executiva/ Edição de Imagem e Som/ Assistência de Direção/ Introdução a Colorização

PROJETO VOANDO ALTO

O Projeto Voando Alto visa aprimorar o conhecimento de produtores audiovisuais das periferias de São Paulo. A Fluxo Imagens é uma produtora audiovisual independente que vem atuando desde 2014 na produção de obras visuais artísticas e multimídia na periferia da cidade de São Paulo.

  • Total de bolsas: 15
  • Carga horária: 100 horas
  • Público-alvo: Produtoras

ESPM – ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING

O curso de Gestão de Negócios, com foco em audiovisual, busca consolidar conhecimentos de gestão e marketing com uma visão contemporânea e transformadora, desenvolvendo profissionais para atuarem com elevado conhecimento técnico, postura ética e atitudes que gerem resultados relevantes para seus projetos.

  • Total de bolsas: 30
  • Carga horária: 100 horas
  • Público-alvo: Produtoras

NEW VOICES

Elaborado em parceria com o Projeto Paradiso, o curso de roteiro New Voices tem o objetivo de descobrir, nutrir e profissionalizar novos roteiristas oriundos de grupos sub-representados no mercado brasileiro.

  • Total de bolsas: 9
  • Carga horária: 240 horas
  • Público-alvo: Novos roteiristas

PROJETO AUDIOVISUAL INDÍGENA

O projeto tem dois eixos. O primeiro são os Laboratórios de Cinema Indígena, que são encontros de tutoria com cinco cineastas indígenas selecionados, que já tenham experiência com produção audiovisual, para ajudar no desenvolvimento e inscrição de projetos e editais da Spcine. O segundo são as Oficinas de Cinema nas Aldeias, com o objetivo de formar cineastas indígenas iniciantes.

  • Total de bolsas: 15
  • Carga horária: 240 horas
  • Público-alvo: Cineastas Indígenas

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha