Prefeitura de São Paulo entrega apartamentos em Heliópolis

Parceria com o governo do estado já beneficiou mais de 1.000 famílias da região; foram entregues mais 240 unidades e anunciado o início das obras de outras 120

.

Residencial Alvorada, em Heliópolis, que teve mais uma etapa concluída; mais 240 famílias foram beneficiadas com a entrega das unidades habitacionais Edson Lopes Jr./SECOM

A Prefeitura de São Paulo entregou 240 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional 1 – Condomínio 5 – Residencial Alvorada, na área conhecida por Sabesp 2, na região de Heliópolis, Ipiranga, zona sul da capital. A entrega dos novos apartamentos para as famílias beneficiadas, que recebiam o auxílio aluguel, foi feita no dia 16 de fevereiro.

Trata-se de uma parceria com o governo do estado, com um investimento de mais de R$ 95 milhões. Na ocasião, foi anunciado o início das obras para construção de outras 120 unidades habitacionais no Condomínio 3 B.

O conjunto habitacional foi projetado por Ruy Ohtake, um dos mais influentes arquitetos brasileiros, e apresenta um novo conceito de moradia popular com mais conforto entre os ambientes.

Os apartamentos possuem 45 m², distribuídos em dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviço.

O condomínio é formado por oito blocos, com oito pavimentos e 30 unidades por bloco, servidas por elevador. O local ainda é dotado de salão de festas, playground, equipamentos de ginástica, sala de estudos, bicicletário e jardim.

A área denominada Sabesp 2 possui 81 mil m². Foi desapropriada pela Prefeitura de São Paulo em 2011, com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura.

UNIDADES ENTREGUES EM HELIÓPOLIS

A Prefeitura de São Paulo já entregou, desde 2017, na região de Heliópolis:

  • Residencial Império Delamare, com 240 unidades habitacionais, em 2017;
  • Condomínio 1 (Residencial Nascer do Sol), com 240 unidades habitacionais, inaugurado em duas etapas, sendo 90 unidades em março e 150 em setembro de 2018;
  • Condomínio 3 A (Residencial Girassol), com 120 unidades habitacionais, em agosto de 2019;
  • Condomínio 4 (Residencial Vitória), com 240 unidades habitacionais, em janeiro de 2023;
  • Residencial Alvorada, com 240 unidades habitacionais, entregue no último dia 16/2.

Somadas, essas 1.080 unidades habitacionais com as 120 do Condomínio 3 B, entregues neste mês, as ações conjuntas da Prefeitura e do governo do estado irão beneficiar 1.200 famílias.

A atual gestão municipal tem inovado na política habitacional para ampliar a produção de moradias para atender a população com menor poder aquisitivo.

Por isso, criou o Programa Pode Entrar, maior programa habitacional já lançado no município, que conta com recursos exclusivos da Prefeitura e institui importantes ferramentas com o objetivo de combater o déficit habitacional na cidade.

De 2021 até o momento, 9.742 unidades habitacionais foram entregues à população paulistana, 19.523 novas unidades estão em construção na cidade, 33.105 unidades habitacionais já foram contratadas e outras 54 mil estão em processo de contratação.

A gestão pretende viabilizar mais de 100 mil unidades habitacionais, entre entregues, em obras e contratadas até o fim deste ano.

HELIÓPOLIS

Heliópolis é considerada a maior comunidade da cidade, composta por 14 glebas e possui mais de 100 mil habitantes em uma área de quase 1 milhão de m².

Com aproximadamente 15.884 domicílios, os trabalhos de Sehab e Cohab ocorrem desde 2005, com a implantação de ações de urbanização e regularização na comunidade, considerada como a maior intervenção desse tipo na América Latina.

As ações concentraram-se nas quatro glebas consideradas como áreas de maior risco – A, K, N e G. A Sehab ainda destaca a Gleba H, cuja intervenção urbanística foi executada pela gestão municipal.

Nelas, foram realizadas intervenções como construção de unidades habitacionais, pavimentação de ruas, implantação de rede de distribuição de água e esgoto, canalização dos córregos Sacomã e Independência, além da implantação de equipamentos de lazer e área verde.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha